Conseqüentemente, quem comer o pão ou beber o copo do Senhor indignamente, será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. Primeiro, aprove-se o homem depois de escrutínio, e deste modo coma do pão e beba do copo. Pois, quem come e bebe, come e bebe julgamento contra si mesmo, se não discernir o corpo 1 Cor. 11:27-29.
Em harmoniacom o requisito de pureza, Paulo adverte que o cristão deve examinar a si mesmo antes da refeição da Comemoração. Tratar a ocasião ou os emblemas de vinho e pão não-fermentado levianamente ou com desprezoseriaprofanação de coisas sagradas, merecendo julgamento adverso.
Práticas impuras, antibíblicas ou hipócritas desqualificam a pessoa de comer. Se participasse nestas condições, estaria comendo e bebendo julgamento contra si mesma. Estaria deixando de demonstrar apreço pelo sacrifício de Cristo, seu propósito e seu significado. Estaria revelando desrespeito e desprezo por tal sacrifício. (Veja He 10:28-31.) Tal pessoa correria o perigo de ser ‘decepada do povo de Deus’, como o era quem, em Israel, tomasse parte num sacrifício de participação em comum numa condição impura. — Le 7:20.
NA PARTICIPAÇÃO DOS EMBLEMAS UM DESASSOCIADO DEVE ESCRUTINAR:
01- Desassociado não é testemunha cristã de Jeová. Apoc. 14:1.
02- Desassociado não tem o espírito santo de Jeová. Rom. 8:9,14-17.
03- Desassociado não é membro da congregação Cristã. 1 Cor.5:13,14
04- Desassociado é pecador ainda não arrependido. (ainda não readmitido). Atos 3:19
05- Desassociado é mal exemplo para os congregados. (pecador crasso)
06- Desassociado não pode ser ministro de Cristo. 2 Cor. 3:3-6.
07- Desassociado tem de estar readmitido para participar. 1Cor. 11:27.
CONCLUSÃO
O apóstolo Paulo recomenda:"quem comer o pão ou beber o copo do Senhorindignamente,será culpadocom respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. Primeiro,aprove-se o homemdepois deescrutínio, e deste modo coma do pão e beba do copo. Pois, quem come e bebe, come e bebe julgamento contra si mesmo, se não discernir o corpo1 Cor. 11:27-29.
Em face da exortação da bíblia, um "participante da ceia" desassociado deveria pensar: Eu, desassociado estou DIGNO para os emblemas? Serei pedra de tropesso para os demais?
Desassociado "ungido" não precisa cumprir as normas da bíblia?
Portanto, cada um sentará diante da cadeira do Juiz designado por Deus e será julgado. Rom 14:10, Tiago 1:12.