CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO? - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

www.ADEUS MENTIRAS RELIGIOSAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Palavras ou textos
Ir para o conteúdo

Menu principal:

CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO?


CRIAÇÃO
Definição: Criação, segundo explicado na Bíblia, significa que o Deus Todo-poderoso projetou e trouxe à existência o universo, incluindo outras pessoas espirituais e todas as espécies básicas de vida sobre a terra.

Neste moderno mundo científico, há lógica em crermos na criação?
“As leis naturais do universo são tão precisas que não temos nenhuma dificuldade em construir uma espaçonave para voar até a lua, e podemos cronometrar o vôo com a precisão de uma fração de segundo. Essas leis devem ter sido estabelecidas por alguém.” — Citado de Wernher von Braun, que teve muito que ver com o envio de astronautas americanos à lua.

O universo físico:
Se encontrasse um cronômetro de precisão, concluiria que foi formado por se ajuntarem por mero acaso algumas partículas de pó? Claramente, alguém com inteligência o teria feito. Existe um “relógio” ainda mais magnífico. Os planetas no nosso sistema solar, também as estrelas no inteiro universo, movem-se numa velocidade de muito maior precisão do que a maioria dos relógios projetados e fabricados pelo homem. A galáxia em que nosso sistema solar se acha localizado contém mais de 100 bilhões de estrelas, e os astrônomos calculam que há 100 bilhões dessas galáxias no universo. Se um relógio é evidência de um projeto inteligente, quanto mais o é o imensuravelmente mais vasto e complexo universo! A Bíblia descreve o Projetista dele como sendo “o verdadeiro Deus, Jeová, o Criador dos céus e o Grandioso que os estendeu”. — Isa. 42:5; 40:26; Sal. 19:1.

O Planeta Terra: Se, ao atravessar um deserto árido, encontrasse uma linda casa, bem aparelhada em todos os sentidos e com estoque de alimentos, acreditaria que ela veio a estar ali por alguma explosão casual? Não; compreenderia que alguém com considerável sabedoria a construiu.
Bem, os cientistas ainda não encontraram vida em nenhum dos planetas do nosso sistema solar, exceto a terra; a evidência disponível indica que os outros são desertos. Este planeta é, conforme a obra The Earth diz, “a maravilha do universo, uma esfera sem igual”. (Nova Iorque, 1963, Arthur Beiser, p. 10)

Acha-se a uma distância precisamente certa do sol para a vida humana, e move-se na velocidade precisamente certa para ser mantido em órbita. A atmosfera, da espécie encontrada apenas em volta da terra, é composta de uma proporção precisamente certa de gases para sustentar a vida.
Maravilhosamente, a luz procedente do sol, o bióxido de carbono do ar, a água e os minerais procedentes do solo fértil se conjugam para produzirem alimento para os habitantes da terra.

Será que tudo isso aconteceu em resultado de alguma explosão descontrolada no espaço?
Science News admite: “Parece que dificilmente tais condições específicas e precisas poderiam ter surgido por acaso.” (24 e 31 de agosto de 1974, p. 124) A conclusão da Bíblia é lógica, ao declarar: “Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.” — Heb. 3:4.

O cérebro humano:
Os computadores modernos são o produto de intensiva pesquisa e meticulosa engenharia. Não surgiram por “mero acaso”. Que dizer do cérebro humano? Diferente do cérebro de qualquer animal, o cérebro de um bebê humano aumenta três vezes em tamanho durante seu primeiro ano de vida. Ainda é em grande parte um mistério o seu funcionamento para os cientistas. Nos humanos, existe a capacidade inata de aprender línguas complexas, de apreciar a beleza, de compor música, de refletir sobre a origem e o significado da vida.

O neurocirurgião Robert White disse: “Não tenho outra escolha senão reconhecer a existência de um Intelecto Superior, responsável pelo projeto e pelo desenvolvimento da incrível relação cérebro-mente — coisa que está muito além da capacidade de entendimento do homem.” (The Reader’s Digest, de setembro de 1978, p. 99)
O desenvolvimento desta maravilha começa a partir de uma minúscula célula, fertilizada, na madre. Com notável discernimento, o escritor bíblico Davi disse a Jeová: “Elogiar-te-ei porque fui feito maravilhosamente, dum modo atemorizante. Teus trabalhos são maravilhosos, de que minha alma está bem apercebida.” — Sal. 139:14.

A célula viva:
Uma única célula viva é às vezes mencionada como sendo uma forma “simples” de vida. Mas um animal unicelular pode apanhar alimento, digeri-lo, livrar-se de excreções, construir uma casa para si e empenhar-se em atividade sexual. Cada uma das células do corpo humano tem sido assemelhada a uma cidade murada, com um governo central para manter a ordem, uma usina elétrica para gerar energia, fábricas para a produção de proteínas, um complexo sistema de transporte e guardas para fiscalizarem o que é permitido entrar. E um único corpo humano é composto de tantos quantos 100 trilhões de células.
Quão apropriadas são as palavras do Salmo 104:24: “Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizeste em sabedoria”!

Dá a Bíblia margem à idéia de que Deus usou a evolução para produzir as várias espécies de coisas viventes?
Gênesis 1:11, 12 diz que a relva e as árvores foram feitas para produzirem cada qual “segundo a sua espécie”. Os versículos 21, 24 e 25  acrescentam que Deus criou as criaturas marítimas, as criaturas voadoras e os animais terrestres, cada um deles “segundo a sua espécie”. Não há margem aqui para dizer que uma só espécie básica evoluísse ou se transformasse em outra.

Com respeito ao homem, Gênesis 1:26 relata que Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança.” Portanto, ele havia de ter qualidades semelhantes às de Deus, não características que fossem simplesmente um desenvolvimento das de um animal. Gênesis 2:7 acrescenta: “Jeová Deus passou a formar o homem [não de uma forma de vida preexistente, mas] do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida.” Não se sugere aqui uma evolução, mas, antes, é a descrição de uma nova criação.

Será que Deus criou todos os milhões de variedades de organismos que existem hoje na terra?
Gênesis capítulo 1 diz simplesmente que Deus criou cada qual “segundo a sua espécie”. (Gên. 1:12, 21, 24, 25) Em preparação do Dilúvio global nos dias de Noé, Deus orientou que membros representantes de cada “espécie” de animal terrestre e criatura voadora fossem levados para dentro da arca. (Gên. 7:2, 3, 14) Cada “espécie” possui o potencial genético para produzir uma grande variedade.
De modo que há, segundo os relatos, mais de 400 raças diferentes de cães e mais de 250 raças e tipos de cavalos. Todas as variedades interférteis de qualquer animal são uma só “espécie” mencionada em Gênesis.
De modo similar, todas as variedades de humanos — os orientais, os africanos, os caucasianos, os dincas do Sudão que têm mais de dois metros de altura e os pigmeus de apenas um metro e trinta centímetros — procedem de um só casal original, Adão e Eva. — Gên. 1:27, 28; 3:20.

Qual é a explicação das similaridades básicas na estrutura de coisas viventes?
“Deus . . . criou todas as coisas.” (Efé. 3:9) De modo que todas as coisas tiveram o mesmo Grande Projetista.
“Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele [o Filho unigênito de Deus, que se tornou Jesus Cristo quando estava na terra], e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência.” (João 1:3) Assim, houve um só Mestre-de-obras por intermédio de quem Jeová realizou suas obras de criação. — Pro. 8:22, 30, 31.

Qual é a origem da matéria-prima da qual o universo é feito?
Os cientistas sabem que a matéria é uma forma concentrada de energia. Isto é demonstrado com a explosão de armas nucleares. O astrofísico Josip Kleczek declara: “A maioria, e possivelmente todas as partículas elementares, podem ser criadas pela materialização de energia.” — The Universe (Boston, EUA, 1976) Vol. 11, p. 17.

Donde poderia vir tal energia? Após perguntar: “Quem criou estas coisas [as estrelas e os planetas]?”, a Bíblia declara a respeito de Jeová Deus: “Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (Isa. 40:26) Portanto, o próprio Deus é a Fonte de toda a “energia dinâmica” que era necessária para criar o universo.

Foi toda a criação física executada em apenas seis dias em alguma época nos últimos 6.000 a 10.000 anos?
Mas, é razoável crer que tudo nesta terra foi criado em seis dias?
Existem alguns grupos religiosos que ensinam que Deus criou todas as coisas em seis dias de 24 horas. Mas não é isso que a Bíblia diz.
Gênesis 1:3-31 diz como Deus preparou a terra, que já existia, para ser habitada pelos humanos. Diz que isso foi feito num período de seis dias, mas não diz que eram dias de 24 horas. Não é incomum uma pessoa falar dos “dias de seus avós”, querendo dizer o inteiro período de vida deles. Assim também a Bíblia amiúde emprega o termo “dia” para descrever um período de tempo de certa duração. (Compare com 2 Pedro 3:8.)
De modo que os ‘dias’ mencionados em Gênesis, capítulo 1, poderiam razoavelmente ser de uma extensão de milhares de anos.

Os fatos discordam de tal conclusão:
(1) A luz procedente da nebulosa Andrômeda pode ser observada numa noite clara no hemisfério setentrional. Leva cerca de 2.000.000 de anos para essa luz atingir a terra, o que indica que o universo deve ter pelo menos milhões de anos.
(2) Os resíduos da decomposição radioativa nas rochas na terra atestam que algumas formações rochosas ficaram inalteradas por bilhões de anos.

Gênesis 1:3-31 não está tratando da criação original da matéria ou dos corpos celestes.
Descreve a preparação da terra já existente para a habitação humana. Isto incluía a criação das espécies básicas de vegetação, vida marinha, criaturas voadoras, animais terrestres e do primeiro casal humano. Diz-se que tudo isso foi feito dentro de um período de seis “dias”. Entretanto, a palavra hebraica traduzida por “dia” tem uma variedade de significados, incluindo ‘um longo tempo; o tempo que abrange um evento extraordinário’. (Old Testament Word Studies, Grand Rapids, Mich.; EUA, 1978, W. Wilson, p. 109)
O termo empregado dá margem à idéia de que cada “dia” pode ter sido de milhares de anos de duração.


EVOLUÇÃO
Definição: Evolução orgânica é a teoria de que o primeiro organismo vivo se desenvolveu de matéria sem vida. Daí, diz-se que, ao se reproduzir, transformou-se em espécies diferentes de coisas vivas, produzindo por fim todas as formas de vida vegetal e animal que já existiram nesta terra. Diz-se que tudo isso se realizou sem a intervenção sobrenatural de um Criador. Algumas pessoas tentam misturar a crença em Deus com a evolução, dizendo que Deus utilizou a evolução para criar as coisas, que trouxe à existência as formas primitivas de vida e que depois as formas mais elevadas de vida, incluindo o homem, foram produzidas por meio da evolução. Não é ensinamento bíblico.


É realmente científica a evolução?
Eis como é o “método científico”: Observar o que acontece; à base de tais observações, criar uma teoria quanto àquilo que talvez seja verdadeiro; testar a teoria por meio de observações adicionais e por experiências; e prestar atenção para ver se as predições baseadas na teoria se confirmam. É este o método seguido pelos que crêem na evolução e a ensinam?
O astrônomo Robert Jastrow diz: “Para o dissabor deles, [os cientistas] não dispõem duma resposta precisa, porque os químicos jamais tiveram êxito em reproduzir as experiências da natureza sobre a criação da vida à partir da matéria inanimada. Os cientistas não sabem como isso aconteceu.” — The Enchanted Loom: Mind in the Universe (Nova Iorque, 1981), p. 19.

O evolucionista Loren Eiseley reconheceu: “Após censurar o teólogo pela sua confiança no mito e no milagre, a Ciência viu-se na posição, que nada tinha de invejável, de ter de criar uma sua mitologia, isto é, de ter de assumir que aquilo que, após longo esforço, não podia ser provado tivesse acontecido hoje, se verificara, realmente, no passado primevo.” — A Imensa Jornada (Trad. de Aldo Della Nina, São Paulo, SP, Brasil, 1964), p. 164.

Segundo a revista New Scientist: “Um crescente número de cientistas, mais especificamente um avolumante número de evolucionistas . . . argumenta que a teoria darwiniana da evolução não é, de jeito nenhum, uma teoria genuinamente científica. . . . Muitos de tais críticos dispõem das mais altas credenciais intelectuais.” — 25 de junho de 1981, p. 828.

O físico H. S. Lipson disse: “A única explicação aceitável é a criação. Sei que isto é anátema para os físicos, como deveras é para mim, mas não devemos rejeitar uma teoria da qual não gostamos, se a evidência experimental a apóia.” (Grifo acrescentado.) — Physics Bulletin, 1980, Vol. 31, p. 138.

Estão de acordo os que sustentam a evolução? Diante de tais fatos, o que acha daquilo que ensinam?
A introdução da edição centenária da obra de Darwin, Origem das Espécies (na ed. em inglês, Londres, 1956), diz: “Como sabemos, há grande divergência de opiniões entre os biólogos, não só quanto às causas da evolução, mas também, até mesmo, sobre o processo em si. Tal divergência existe porque a evidência é insatisfatória e não permite nenhuma conclusão abalizada. Por conseguinte, é correto e apropriado trazer à atenção do público não-científico os desacordos sobre a evolução.” — Por W. R. Thompson, então diretor do Instituto de Controle Biológico da Comunidade Britânica, de Ottawa, Canadá.

“Decorrido um século desde a morte de Darwin, ainda não temos a menor idéia demonstrável, ou mesmo plausível, de como a evolução realmente ocorreu — e, nos anos recentes, isto levou a uma série extraordinária de batalhas sobre o assunto todo. . . . Existe um estado de guerra quase declarada entre os próprios evolucionistas, instando todo o tipo de seita [evolucionista] que haja alguma nova modificação.” — C. Booker (redator do Times de Londres), The Star, (Johannesburg, África do Sul), 20 de abril de 1982, p. 19.

A revista científica Discover dizia:
“A evolução . . . não está sob o ataque apenas de cristãos fundamentalistas, mas também é questionada por cientistas de grande reputação. Entre os paleontólogos, cientistas que estudam os fósseis, há crescente discordância.” — Outubro de 1980, p. 88.

Que conceito é apoiado pela documentação fóssil?
Darwin reconheceu: “Se espécies numerosas . . . tivessem realmente surgido bruscamente, este fato derrubaria a teoria da evolução.” (A Origem das Espécies, trad. de Eduardo Fonseca, São Paulo, 1981, p. 307) Indica a evidência que “numerosas espécies” vieram à existência ao mesmo tempo, ou mostra ela que houve um desenvolvimento gradual, segundo sustenta a evolução?

Foram encontrados suficientes fósseis para se chegar a uma conclusão bem fundada?
Porter Kier, cientista do Instituto Smithsoniano, diz: “Há cem milhões de fósseis, todos catalogados e identificados, nos museus ao redor do mundo.” (New Scientist, de 15 de janeiro de 1981, p. 129) A obra A Guide to Earth History acrescenta: “Com o auxílio dos fósseis, os paleontólogos podem agora fornecer-nos um excelente quadro da vida nas eras antigas.” — (Nova Iorque, 1956), de Richard Carrington, edição de Mentor, p. 48.

Que revela realmente a documentação fóssil?
O Bulletin do Museu Field de História Natural, de Chicago, EUA, indicava: “A teoria da [evolução], de Darwin, sempre esteve estreitamente vinculada com a evidência fóssil, e, provavelmente, a maioria das pessoas presume que os fósseis desempenham uma parte importantíssima no argumento geral a favor das interpretações darwinianas da história da vida. Infelizmente, isto não é estritamente verídico. . . . a documentação geológica não apresentava naquele tempo, e ainda não apresenta, uma cadeia finamente graduada de evolução lenta e progressiva.” — Janeiro de 1979, Vol. 50, N.° 1, pp. 22, 23.

A View of Life diz: “Começando na base do período cambriano, e estendendo-se por cerca de 10 milhões de anos, todos os principais grupos de invertebrados dotados de esqueletos surgiram pela primeira vez, no aparecimento diversificado mais espetacular que já foi registrado em nosso planeta.” — (Califórnia, 1981), de Salvador E. Luria, Stephen Jay Gould e Sam Singer, p. 649.

O paleontólogo Alfred Romer escreveu: “Abaixo deste [período cambriano], há vastas camadas de sedimentos em que seria de esperar que houvesse os progenitores das formas cambrianas. Mas não os encontramos; estes leitos mais antigos são quase desprovidos de evidência de vida, e pode-se razoavelmente dizer que o quadro geral é coerente com a idéia da criação especial no começo das épocas cambrianas.” — Natural History, de outubro de 1959, p. 467.

O zoólogo Harold Coffin diz: “Caso fosse correta a evolução progressiva do simples para o complexo, deveriam ser encontrados os ancestrais dessas criaturas viventes completamente desabrochados no cambriano; mas, não foram encontrados, e os cientistas admitem que existe muito pouca perspectiva de serem algum dia encontrados. À base apenas destes fatos e à base do que realmente é encontrado na terra, a teoria dum ato criativo súbito, em que as principais formas de vida foram estabelecidas, enquadra-se melhor.” — Liberty, de setembro/outubro de 1975, p. 12.

O astrônomo Carl Sagan, reconheceu de modo honesto na sua obra Cosmos: “As evidências fósseis podem ser consistentes com a idéia de um Grande Projetista.” — (Trad. de Angela N. Machado, Rio de Janeiro, Brasil; 1983), p. 29.

Seria o caso de o processo da evolução ter resultado de mutações, isto é, súbitas mudanças drásticas nos genes?
Science Digest diz: “Os revisionistas evolucionários crêem que as mutações nos genes-chaves reguladores podem ser exatamente as perfuratrizes genéticas exigidas pela sua teoria de salto quântico.” Entretanto, a revista cita também o zoólogo britânico Colin Patterson, que disse: “Trata-se de especulação gratuita. Nada sabemos sobre estes genes-mestres reguladores.” (Fevereiro de 1982, p. 92)
Em outras palavras, não existe evidência em apoio dessa teoria.

The Encyclopedia Americana reconhece: “Parece difícil conciliar o fato de que a maioria das mutações são prejudiciais ao organismo com o conceito de que as mutações são a fonte das matérias-primas para a evolução. Deveras, os mutantes ilustrados nos compêndios de biologia são uma coleção de aleijões e monstruosidades, e a mutação parece ser um processo destrutivo, em vez de construtivo.” — (1977), Vol. 10, p. 742.

Que dizer dos “homens-macacos” retratados nos livros didáticos, nas enciclopédias e nos museus?
“A carne e os cabelos em tais reconstituições têm de ser supridos por se recorrer à imaginação. . . . A cor da pele; a cor, a forma e a distribuição dos cabelos; a forma das feições; o aspecto do rosto — não sabemos absolutamente nada sobre estes caracteres de quaisquer homens pré-históricos.” — The Biology of Race (Nova Iorque, 1971), de James C. King, pp. 135, 151.
“A ampla maioria das concepções artísticas baseia-se mais na imaginação do que na evidência. . . . Os artistas precisam criar algo entre o símio e o ser humano; quanto mais antigo se diz que é o espécime, tanto mais simiesco o tornam.” — Science Digest, de abril de 1981, p. 41.

“Assim como aprendemos aos poucos que os homens primitivos não eram necessariamente selvagens, assim também temos de aprender a reconhecer que os homens primitivos da Época Glacial não eram nem animais brutos, nem metade macacos, nem cretinos. Daí a indescritível estupidez de todas as tentativas de reconstituir o homem de Neanderthal, ou mesmo o de Pequim.” — Man, God and Magic (Nova Iorque, 1961), Ivar Lissner, p. 304.

Não apresentam os compêndios a evolução como um fato?
“Muitos cientistas sucumbem à tentação de serem dogmáticos, . . . vez após vez, a questão da origem das espécies tem sido apresentada como se já estivesse definitivamente resolvida. Nada poderia estar mais longe da verdade. . . . Persiste, contudo, a tendência para o dogmatismo, e isso de nada serve à causa da ciência.” — The Guardian, Londres, de 4 de dezembro de 1980, p. 15.


                   GENOMA   PROJETADO PELO CRIADOR

CONCLUSÃO: SERÁ QUE OS EVOLUCIONISTAS SABERIAM  explicar  como a vida começou sem um Criador. Para que a primeira forma de vida, por exemplo, uma célula, pudesse continuar a existir, ela teria de se reproduzir, ou fazer cópias de si mesma. Um professor de química disse: “Mesmo a mais simples forma de vida é algo tão complicado que ficamos impressionados. Disse que, entre outras coisas, ela precisaria:
(1) de uma membrana para proteção (tipo uma pele),
(2) conseguir energia e ser capaz de usá-la,
(3) de informações nos genes (DNA) e
(4) fazer cópias dessas informações.

RECRIAÇÃO. 
Jesus falou aos seus apóstolos também sobre uma “recriação” e associou esta com o tempo em que “o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono”. (Mt 19:28; Lu 22:28-30) A palavra grega traduzida por “recriação” é pa·lin·ge·ne·sí·a, composta de elementos que significam “novamente; de novo; mais uma vez”, e “nascimento; origem”. Filo usou o termo com referência à reconstituição do mundo após o Dilúvio. Josefo usou-o com respeito ao restabelecimento de Israel após o exílio. O Theological Dictionary of the New Testament (Dicionário Teológico do Novo Testamento), editado por G. Kittel, diz que o uso de pa·lin·ge·ne·sí·a, em Mateus 19:28.

De modo que a referência não é feita a uma nova criação, mas a uma regeneração, ou renovação, por meio da qual se realiza plenamente o propósito de Jeová para com a terra.
Sob o domínio do Reino, asseguram-se grandiosas bênçãos à humanidade obediente, “a criação” que “será liberta da escravização à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus”. (Ro 8:19-21; [Liberdade Gloriosa dos Filhos de Deus].

No sistema de coisas prometido e criado por Deus “há de morar a justiça”. (2Pe 3:13) A certeza do seu estabelecimento é enfatizado pela visão apocalíptica de João e sua declaração: “Eu vi um novo céu e uma nova terra.” —Apoc. 21:1-5.


PÁGINA INICIAL | 144.000 - QUEM SÃO OS 144.000 DO APOCALIPSE? | 144.000 - FESTIVIDADES JUDAICAS INDICAM O PRESENTE? | 144.000 - TABERNÁCULO O MODÊLO PROFÉTICO DOS 144000, E DA GRANDE MULTIDÃO | 144.000 - NO VELHO TESTAMENTO | 144.000 - NOVO TESTAMENTO FOI ENDEREÇADO ESPECIALMENTE A ELES? | 144.000 - SÃO SÓ JUDEUS NATURAIS? | 144.000 - SÓ ELES VÃO PARA O CÉU? | 144.000 - SÓ ELES SÃO FILHOS DE DEUS? | 144.000 - O NOVO PACTO É SÓ COM ELES? | 144.000 - JESUS É MEDIADOR SÓ COM ELES? | 144.000 - SÓ ELES SÃO BATIZADOS COM E. SANTO? | 144.000 - SÓ ÊLES NASCEM DE NOVO? | 144.000 - SÓ ELES SÃO "UNGIDOS"? | 144.000: NA CEIA DO SENHOR, POR QUE A MAIORIA NÃO PARTICIPA? | 144.000 - SÃO TAMBÉM AS PRIMÍCIAS JUNTO COM CRISTO? | 144.000 - 12.000 - SÃO NÚMEROS SIMBÓLICOS OU REAIS? | 144.000 - SÃO REPRESENTADOS PELOS 24 ANCIÃOS? | 144.000 - SÃO ADORADORES DA TRINDADE? SÃO VIRGENS? | 144.000 - SÃO PREDESTINADOS PELA PRESCIÊNCIA DE DEUS? | 144.000 - A RESSURREIÇÃO DELES JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO? | 144.000 - JÁ TEM MAIS DE 144.000 UNGIDOS SALVOS PARA O CÉU? | 144.000 - A PARTICIPAÇÃO NA CEIA GARANTE SUA SELAGEM? | 144.000 - SUAS SELAGENS: COMO ESTÃO SENDO FEITAS? | 144.000 - SÓ ELES ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DO CORDEIRO? | 144.000 - SÓ ELES MORARÃO NA NOVA JERUSALÉM? | 144.000 - SÓ ELES GOVERNARÃO A TERRA COM CRISTO? | 144.000 - ELES JULGARÃO OS ANJOS E A HUMANIDADE? | 144.000 - ELES SÃO A MESMA GRANDE MULTIDÃO? | 144.000 - A GRANDE MULTIDÃO DE SALVOS ESTÃO TAMBÉM NO CÉU COM ELES? | 144.000 - VEJA A HIERARQUIA DELES NO CÉU. | 144.000 - OS ARREBATADOS PRO CÉU VOLTAM PARA A TERRA? | 144.000 - SÓ ELES SERÃO REIS E SACERDOTES COM CRISTO? | 144.000 - SÃO OS PRÍNCIPES QUE VIVERÃO NA TERRA NO REINO MILENAR? | 144.000 - VOCÊ É UM DELES? | 144.000 - KIT COMPLETO SOBRE OS 144.000 E OS 24 ANCIÃOS | ABORTO: O QUE DEUS PENSA DELE? | ADÃO FOI PERDOADO DO PECADO E SERÁ SALVO? | ADIVINHAÇÃO: O QUE DEUS PENSA? | ADORAÇÃO: É SOMENTE PARA QUEM? | ALELUIA- O QUE SIGNIFICA? | ALMA É IMORTAL? | A ALMA MORRE OU É IMORTAL? PERGUNTAS E RESPOSTAS | ANIMAIS: SERÃO EXTINTOS NA NOVA TERRA? | ANJO: CADA UM TEM O SEU ANJO DA GUARDA? | ANJOS DE SATANÁS SERÃO DESTRUÍDOS NO ARMAGEDOM? | ANIVERSÁRIO- VOCÊ O COMEMORA? | ANTICRISTO E FIM DA APOSTASIA | APOCALIPSE FÁCIL | APOSTASIA: O QUE É? | APÓSTATAS: O QUE ELES MAIS QUEREM | APOSTATAS E HEREGES, QUEM SÃO HOJE? | APOSTATAS: AS INCONSISTÊNCIAS RELIGIOSAS DOS “PASTORES” >EX’s TJ’s. | APOSTATAS: UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA. | APOSTASIA: COMO FUNCIONA SUA ORGANIZAÇÃO | APOSTASIA: A GRANDE APOSTASIA DO CRISTIANISMO NA PAROUSIA | APOSTASIA: A ÚLTIMA APOSTASIA NO FINAL DO MILÊNIO. | APÓSTATAS: SEU OBEJTIVO MOR NOS BASTIDORES. | APÓSTATAS: COMIDAS ESPIRITUAIS ENVENENADAS SERVIDAS POR PASTORES EX's TJ's | APOSTATAS: POR QUE ODIAR SÓ A EX, AS DEMAIS SÃO CORRETAS? | APÓSTATAS E O PEDOFILISMO. | APOSTATAS: EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS QUE FORAM DESVIADAS POR ELES | APOSTATAS: POR QUE CAMUFLAR O FIM TÃO PRÓXIMO? | APOSTASIA: QUAIS OS FRUTOS QUE ELA PRODUZ? | APOSTASIA: RAZÕES PARA NÃO SE TORNAR UM APÓSTATA | APÓSTATAS: POR QUEM ENFRENTAM DEUS? | APOSTASIA: A VERDADEIRA RAZÃO DA MAIORIA DOS QUE SE TORNAM APÓSTATAS | APÓSTATAS: SUAS CRÍTICAS EXCLUI O CAMINHO DA VERDADE? | APOSTATAS: AJUDAM O CUMPRIMENTO DE PROFECIAS DE JESUS? | APOSTASIA: JESUS TE LIBERTOU PARA SER APÓSTATA? | APÓSTATAS: O QUE ACONTECE QUANDO UM EX-TJ RETORNA? | APOSTASIA: POSTAGENS E SITES APÓSTATAS AJUDAM OS QUE ABANDONAM JEOVÁ? | APOSTASIA: QUEM TRABALHA MAIS? O APÓSTATA OU O CRISTÃO? | APOSTASIA: DESMASCARADO O LIVRO “CRISES DE CONSCIÊNCIA” | APÓSTATA: VOCÊ TEM O CHEIRO TRIUNFAL DE CRISTO OU CHEIRO DE MORTE? | APOSTASIA: A PROVA QUE OS APÓSTATAS PERDERAM | APOSTASIA: KIT COMPLETO CONTRA ELA | APÓSTOLOS X DISCÍPULOS QUAL A DIFERENÇA? | ATEÍSMO, É CORRETO? ATEUS SABEM DEFENDER-SE? | ATEÍSMO: PERGUNTAS RESPONDIDAS | ATEÍSMO: O BIG BANG, A MULETA DOS ATEUS | ATEÍSMO: GERAÇÃO EXPONTANEA? | ATEÍSMO: A EVOLUÇÃO OU A CRIAÇÃO? | ATEÍSMO: A ENGENHARIA GENÉTICA E QUÂNTICA PROVARÃO QUE DEUS NÃO EXISTE? | ATEÍSMO: A CIÊNCIA DARÁ VIDA ETERNA A TODOS? | ATEÍSMO: A CIÊNCIA AJUDA OU ATRAPALHA? | ATEÍSMO: A CRIAÇÃO REVELA A EXISTÊNCIA DE DEUS. | ATEÍSMO: CONSCIÊNCIA UM PRESENTE DE DEUS. | ATEÍSMO OU TEÍSMO? | ATEÍSMO: KIT BÍBLICO PARA ATEUS | ATEÍSMO: RAZÕES ÓBVIAS QUE ATEU NÃO CRÊ EM DEUS. | ARMAGEDOM: FIM DE TUDO? | ARREBATAMENTO, É PARA TODOS? | ARREPENDIMENTO: O QUE É REALMENTE ARREPENDER-SE? | ÁRVORE DA VIDA: QUAL O SEU SIGNIFICADO? | BABILÔNIA A GRANDE, QUEM É? | BATISMO BÍBLICO- DEFINIÇÃO | BATISMOS E NASCER DE NOVO NA BÍBLIA | BEBIDAS ALCOÓLICAS: DEUS PERMITE O SEU USO MODERADAMENTE? | BESTA- FERA, QUEM É? (666) | BESTA- É A POLITICA, PATRIOTISMO, E AMOR À BANDEIRA? | BÍBLIA: POR QUE É O LIVRO DE DEUS? | BÍBLIA, POR QUE É O LIVRO SAGRADO? | BÍBLIA: QUAIS SÃO OS LIVROS CANÔNICOS? | BÍBLIA: PROFECIAS CUMPRIDAS | BÍBLIA: É UM LIVRO SANGUINÁRIO? | BÍBLIA: LIVROS APÓCRIFOS | BÍBLIA: POR QUE ELA NÃO ACEITA ACRÉSCIMOS? | BÍBLIA CONTÉM ERROS E CONTRADIÇÕES? | BÍBLIA: APOIA O EXCLUSIVISMO RELIGIOSO? | BÍBLIA: ERROS E ADULTERAÇÕES EM TRADUÇÕES | BÍBLIA: POR QUE TRADUÇÕES MODERNAS FALTAM ALGUNS VERSÍCULOS? | BÍBLIA: CONSEGUE-SE ENTENDE-LA SEM AJUDA DE OUTRAS PUBLICAÇÕES? | BÍBLIA: KIT DE DEFESA DA BÍBLIA | CASAMENTO SOMENTE NO "SENHOR" O QUE DENOTA ISTO? | CARIDADE: BASTAM BOAS OBRAS? CONCEITO DA BÍBLIA | CARNE DE PORCO É IMPRÓPRIA PARA O CRISTÃO? | CEIA DO SENHOR E O MANÁ- NOVO PACTO | CEIA DO SENHOR: JUDAS PARTICIPOU DA CEIA OU SÓ DA PÁSCOA? | CEIA DO SENHOR: LAVA-SE OS PÉS UNS DOS OUTROS NAS CEIAS DE HOJE? | CEIA DO SENHOR: KIT COMPLETO | CELIBATO: É UM REQUISITO DOS DA DIANTEIRA? | CÉU: TAMBÉM É UM PARAÍSO? | COMISSÃO JUDICATIVA: TRIBUNAIS RELIGIOSOS HUMANOS É BÍBLICO? | CONFISSÃO DOS PECADOS: A QUEM DEVEMOS CONFESSÁ-LOS? | CONSCIÊNCIA: COMO TREINA-LA? | CORPO-ALMA-ESPÍRITO, DE QUE SE TRATAM? | CORPO-ALMA- ESPÍRITO- FACÍL DE ENTENDER | CORPO GOVERNANTE E ORGANIZAÇÃO, EXISTEM? | CRENÇAS MORTAIS: QUAIS SÃO ELAS E QUEM AS PRATICA? | CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO? | CRISTÃO: O QUE É SER UM CRISTÃO? | CRISTÃOS VERDADEIROS PRECISAM REUNIR, ONDE? | CRISTÃOS FALSOS ODEIAM ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS. | CRISTIANISMO OU CRISTANDADE? | CRONOLOGIA BÍBLICA | CRUZ OU MADEIRO JESUS FOI EXECUTADO? | CURAS, EXISTEM ATÉ HOJE? | DATAS PREVISTAS NA BÍBLIA, QUE FORAM DESCOBERTAS | DESASSOCIAÇÃO: É BÍBLICO NA CONGREGAÇÃO? | DESASSOCIAÇÃO: PERGUNTAS DE LEITORES | DESASSOCIAÇÃO: COMO SAIR DAS TJ'S SEM SER DESASSOCIADO? | DESASSOCIAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO | DESASSOCIAÇÃO NO REINO DE CRISTO E NA ETERNIDADE | DESASSOCIAÇÃO: SE APLICA TAMBÉM À TODAS CRIATURAS ESPIRITUAIS? | DESASSSOCIAÇÃO: COMO É A READMISSÃO? | DESASSOCIAÇÃO: QUAL A ESPERANÇA PARA QUEM MORRE DESASSOCIADO? | DESASSOCIAÇÃO: UM ATO DE AMOR DO CRIADOR | DESASSOCIAÇÃO KIT COMPLETO | DESTINO: SE EXISTE, QUEM O PROGRAMA? | DEUS: O QUE SIGNIFICA ESTA PALAVRA? | DEUS ACEITA IMAGENS NA SUA ADORAÇÃO? | DEUS E PAI DE JESUS, QUEM É? | DEUS JEOVÁ É O SENHOR JESUS? | DEUS VERDADEIRO, NÃO PRECISA DE: | DEUS FALSO E O VERDADEIRO, COMO IDENTIFICA-LOS? | DEUS DEVE SER IDENTIFICADO PELO SEU NOME? | DIABO: ELE EXISTE? QUEM O CRIOU? | DIABO: QUAL É SEU SONHO DE CONSUMO? | DIAS CRIATIVOS E O REPOUSO DE DEUS. | DIVINDADE DE JEOVÁ, CRISTO, OUTROS DEUSES, E PESSOAS | DIVÓRCIO: EXISTEM RAZÕES BÍBLICAS PARA DIVORCIAR-SE? | DÍZIMO, DEVO PAGA-LO? | DÍZIMO OU CONTRIBUIÇÃO PARA O CRISTÃO? | DONS MILAGROSOS | DROGAS: CONCEITO DA BÍBLIA | ENOQUE, ELIAS E MOISÉS ESTÃO NO CÉU? | ESCRAVO FIEL E PRUDENTE | ESPIRITÍSMO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO. | ESPIRITISMO: MÉDIUM ESPÍRITA, O CONCEITO DA BÍBLIA | ESPIRITISMO: DEVE SE COMUNICAR COM O MUNDO ESPIRITUAL? | ESPIRITISMO: QUEM INCORPORA NO MÉDIUM? | ESPIRITISMO: QUEM FAZ AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS SEGUNDO A BÍBLIA? | ESPIRITISMO: QUEM ERAM OS ESPÍRITOS QUE JESUS EXPULSAVA DAS PESSOAS? | ESPIRITISMO: O QUE É O ESPÍRITO DOS HOMENS E DOS ANIMAIS? | ESPIRITISMO: NA CREMAÇÃO O "ESPÍRITO" SENTE DOR? | ESPIRITISMO: NO COMA COMO REAGE O ESPÍRITO? | ESPIRITISMO: EXISTEM COLÔNIAS ESPIRITUAIS E HOSPITAIS PARA DESENCARNADOS? | ESPIRITISMO: SUAS CONTRADIÇÕES | ESPIRITISMO: A ALMA É IMORTAL? | ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO EXISTE? | ESPIRITISMO: RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO? | ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO OU MATERIALIZAÇÃO? | ESPIRITISMO: ANIMAIS "REENCARNAM"? | ESPIRITISMO: ANJOS REENCARNAM OU MATERIALIZAM? | ESPIRITISMO: O RESGATE DE CRISTO SALVA OS ANIMAIS TAMBÉM? | ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO SALVARÁ A HUMANIDADE? | ESPIRITISMO: A BÍBLIA CONTÉM ERROS E CONTRADIÇÕES? | ESPIRITISMO: DIFERENÇAS DA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA X LIVROS ESPÍRITAS | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE JESUS: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O ESPÍRITO SANTO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O DIABO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE A MORTE: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O BATISMO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O RESGATE: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE A NOVA ERA: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O REINO DE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE JUDAS ISCARIOTES: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE DEFIECIÊNCIA FÍSICA: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O SUICÍDIO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE A FÉ: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO "CIÊNCIA" OU CIÊNCIA SECULAR? | ESPIRITISMO: EXISTE CIVILIZAÇÃO NO PLANETA CAPELA? | ESPIRITISMO: PERGUNTAS SEM RESPOSTAS | ESPIRITISMO: SOBERANIA DE DEUS OU DO DIABO? | ESPIRITISMO: LEMBRANÇAS E VISÕES DA "OUTRA" VIDA SÃO REAIS? | ESPIRITISMO: TRAZEMOS HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE "VIDAS ANTERIORES"? | ESPIRITISMO: DEUS CRIOU TODOS SERES IMPERFEITOS PARA EVOLUIREM? | ESPIRITISMO: VIDA ETERNA ESPIRITUAL OU CARNAL? | ESPIRITISMO: AS MALIGNIDADES DO "DEUS" ESPÍRITA. | ESPIRITISMO: DOENÇA E MORTE SÃO PRESENTES DE DEUS? | ESPIRITISMO: ESPIRITISMO: SUJEITAI A DEUS E O DIABO FUGIRÁ DE VÓS. | ESPIRITISMO: ESPÍRITAS SÃO CRISTÃOS? | ESPIRITISMO: EXISTE NA BÍBLIA “EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO” | ESPIRITISMO: QUANDO CHEGARÁ O SEU FIM? | ESPIRITISMO: KIT DO ESPIRITISMO SEGUNDO A BÍBLIA | ESPÍRITO SANTO: A FORÇA DE DEUS PERSONALIZADA | ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE. | ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA? | ESPÍRITO SANTO: FAZ PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS? | ESPÍRITO SANTO: SUBSISTE EM FORMA DE DEUS? | ESPÍRITO SANTO TEM DIVINDADE E PERSONALIDADE? | ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS | ESPÍRITO SANTO: O QUE É MENTIR, PECAR, BLASFEMAR E ENTRISTECE-LO? | ESPÍRITO SANTO: QUEM SÃO OS PECADORES QUE BLASFEMAM CONTRA ELE? | ESPÍRITO SANTO: O SEU "EGO", EU. | ESPÍRITO SANTO: O VERDADEIRO E O FALSO | ESPIRITO SANTO É O PRÓPRIO DEUS JEOVÁ? | ESPÍRITO DE DEUS É DEUS? | ESPÍRITO SANTO: COM LETRA MAÍUSCULA OU MINÚSCULA? | ESPÍRITO SANTO: VOCÊ FOI BATIZADO COM FOGO? | ESPÍRITO SANTO: É PREFIGURADO POR COISAS ABSTRATAS? | ESPÍRITO SANTO SUBSTITUI O CORPO GOVERNANTE E O ESCRAVO FIEL? | ESPÍRITO SANTO: COMO SE BATIZA "EM NOME DO ESPÍRITO SANTO"? | ESPÍRITO SANTO: ATUA COM OS DONS MIRACULOSOS ATÉ HOJE? | ESPÍRITO SANTO: COMO ELE “PESQUISA” AS COISAS DE DEUS? | ESPÍRITO SANTO: NÃO SERÁ HERDEIRO DO REINO DE JEOVÁ. | ESPÍRITO SANTO: KIT BÍBLICO DO ESPÍRITO SANTO | ETERNIDADE: O ÚLTIMO SIM OU NÃO, SAIRÁ DE JESUS OU DE JEOVÁ? | FALSOS PROFETAS HOJE, QUEM SÃO? | FALSO CRISTÃO AINDA NÃO PERCEBEU. | FAMÍLIA FELIZ | FÉ: QUAL A VERDADEIRA? | FESTIVIDADES NÃO CRISTÃS QUE NÃO DEVEMOS PARTICIPAR | FILOSOFIA: COMO DEUS CONSIDERA A SABEDORIA HUMANA? | FUTURO: O QUE NOS AGUARDA? | GUERRAS MUNDIAIS: HAVERÁ A III GUERRA MUNDIAL PELA BÍBLIA ? | GUERRAS TEOCRÁTICAS: EXISTEM ATÉ HOJE? | HIPNOTISMO É CONDENADO PELA BÍBLIA? | HOMOSSEXUALISMO: O QUE A BÍBLIA DIZ? | HOMOSSEXUALLISMO: AS IGREJAS DEVEM REJEITAR HOMOSSEXUAIS? | HORÓSCOPO: ASTROLOGIA É DE DEUS? | INFERNO: SUA DEFINIÇÃO. | INFERNO: O QUE É A GEENA? | INFERNO: O QUE É O LAGO DE FOGO? | INFERNO: GEENA E LAGO DE FOGO, QUAL A DIFERENÇA? | INFERNO: O QUE É O TÁRTARO? | INFERNO: A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO | INFERNO DE FOGO E TORMENTO ETERNO, SÃO ETERNOS? | INFERNO, LAGO DE FOGO E CASTIGO ETERNOS SÃO REAIS OU FANTASIAS? | INFERNO E TORMENTO SE FOSSEM ETERNOS | INFERNO É O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS? | INFERNO DE FOGO FAZ PARTE DA JUSTIÇA DIVINA? | INFERNO E TORMENTO ETERNO, SÃO LITERAIS MESMO? | INFERNO: QUAL SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA? | INFERNO: SUAS CONTRADIÇÕES | INFERNO E O APOCALIPSE | INFERNO FÁCIL | INFERNO: JESUS ENSINOU ESTA CRENÇA? | INFERNO: AS FALCATRUAS DOS INFERNISTAS | INFERNO: KIT PARA OS INFERNISTAS PESQUISAREM | IMAGENS, SÃO APROVADAS NA ADORAÇÃO? | IMPOSIÇÃO DE MÃOS EXISTE ATÉ HOJE? | JEJUM É PRATICADO NO NOVO TESTAMENTO? | JEOVÁ DOS EXÉRCITOS: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ-JIRÉ: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ-NISSI: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ-SAMÁ: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ: O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE ÊLE? | JEOVÁ: COMO ELE ATRAI AS PESSOAS? | JEOVÁ: ALÉM DE MIM NÃO HÁ SALVADOR | JEOVÁ É O NOME DE DEUS NO VT E NT? | JEOVÁ O DEUS VITORIOSO, TÍTULOS INÉDITOS. | JEOVÁ É O ÚNICO DEUS. | JEOVÁ: ANTES E DEPOIS DE MIM NÃO FORMOU DEUS ALGUM. | JEOVÁ DIVIDE SUA GLÓRIA? | JEOVÁ: FIZ OS CÉUS E A TERRA SOZINHO. | JEOVÁ O GRANDIOSO CRIADOR. | JEOVÁ E A SUA OLIVEIRA | JEOVÁ É UM DEUS QUE EXIGE DEVOÇÃO EXCLUSIVA? | JEOVÁ APRENDA UM POUCO SOBRE ÊLE. | JEOVÁ: O QUE É O DIA DE JEOVÁ? | JEOVÁ PODE SER TENTADO PELO MAL? | JEOVÁ: BUSQUE-O ENQUANTO PODE SER ACHADO. | JEOVÁ: E AS NAÇÕES TERÃO DE SABER QUE EU SOU JEOVÁ | JEOVÁ É O ÚNICO DEUS NO APOCALIPSE E NO MILÊNIO. | JEOVÁ JÁ É O DEUS VITORIOSO. | JEOVÁ É "O" ESPÍRITO. | JEOVÁ: SEUS ADORADORES SÃO OS VERDADEIROS CRISTÃOS? | JEOVÁ: KIT COMPLETO: QUEM É JEOVÁ? | JESUS E JEOVÁ: QUEM ESTÁ A DIREITA DE QUEM? | JESUS OU JEOVÁ: QUEM TE AMA MAIS? | JESUS FUNDOU UMA NOVA RELIGIÃO? | JESUS: DEUS BENDITO ETERNAMENTE, AMEM? | JESUS MOSTRA NOS O PAI | JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE? | JESUS: ORAÇÃO DO "PAI NOSSO" | JESUS: É TESTEMUNHA DE JEOVÁ? | JESUS: O ÚNICO APÓSTOLO DESIGNADO POR JEOVÁ | JESUS: EU E O PAI SOMOS UM | JESUS O ÚNICO SER IMORTAL QUE HABITA NA LUZ INACESSÍVEL? | JESUS A “GRAÇA” DE JEOVÁ DEUS. | JESUS O MESSIAS, O CRISTO | JESUS SE AUTO RESSUSCITOU? | JESUS É A PORTA E O CAMINHO | JESUS: ESTEVE NO "INFERNO"? | JESUS: “ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”. | JESUS OU SABEDORIA DE JEOVÁ? | JESUS CRISTO É UM SER CRIADO E UM OUTRO DEUS? | JESUS: COMO É SUA DEIDADE, UM DEUS MENOR? | JESUS CRISTO E SUA DIVINDADE | JESUS É O NOME DO CRISTO? | JESUS NÃO FAZ COISAS QUE JEOVÁ FAZ | JESUS NÃO É O DEUS DA BÍBLIA | JESUS NÃO É O DEUS NO APOCALIPSE | JESUS É O ÚNICO SALVADOR? | JESUS: O QUE É EM NOME DE JESUS? | JESUS AFIRMA: JEOVÁ É O DEUS | JESUS, 60 TEXTOS QUE PARECE QUE ELE É DEUS, MAS É ENGANO | JESUS CRISTO TEVE RESSURREIÇÃO FÍSICA E CORPORAL? | JESUS CRISTO VOLTA FÍSICA CORPORAL E VISÍVEL? | JESUS RECEBE O CRENTE APÓS A MORTE? | JESUS DÁ ESPERANÇA DE TODO CRENTE IR PARA O CÉU? | JESUS É MIGUEL? | JESUS: O PRIMEIRO E ÚLTIMO | JESUS: É O DEUS TODO PODEROSO? | JESUS: É O ALFA E O ÔMEGA? | JESUS: É O ÚNICO QUE TEM A IMORTALIDADE? | JESUS É A ÚNICA “VERDADE? | JESUS PODE SER O DEUS SENDO HOMEM? | JESUS: DEVE SER "ADORADO" POR HOMENS? | JESUS: TODOS ANJOS DE DEUS O ADOREM | JESUS: E O VERBO ERA DEUS | JESUS: SEU NOME SERÁ: DEUS FORTE, PAI ETERNO | JESUS TEM DOIS REBANHOS UNIDOS EM UM SÓ? | JESUS EMANUEL DEUS CONOSCO | JESUS: MEU SENHOR E MEU DEUS! | JESUS: "EU SOU" | JESUS: DOBRE TODO JOELHO | JESUS: O SENHOR DA GLÓRIA | JESUS: NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR | JESUS: O TEU TRONO Ó DEUS | JESUS: A FONTE (AUTOR) DA VIDA? | JESUS: ESTE É O VERDADEIRO DEUS? | JESUS: EU SOU O BOM PASTOR | JESUS: EU SOU A LUZ DO MUNDO | JESUS: SUBSISTIA EM FORMA DE DEUS? | JESUS: IGREJA DE DEUS QUE ELE COMPROU COM O SEU PRÓPRIO SANGUE. | JESUS: COMER SUA CARNE E BEBER O SEU SANGUE | JESUS NOS APRESENTOU OUTRO DEUS QUE NÃO É JEOVÁ? | JESUS É O AUTOR DA BÍBLIA? | JESUS: O SENHOR DO SÁBADO | JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA | JESUS ERROU A ORDEM DA ABERTURA DOS SELOS APOCALÍPTICOS? | JESUS: “VEIO” EM 1914? | JESUS: SUA PAROUSIA- O QUE É E QUANDO COMEÇA E TERMINA? | JESUS: COMO E QUANDO SE DARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO. | JESUS E O FIM DO MUNDO | JESUS: SEUS APÓSTOLOS ESPERARAM “SUA VOLTA” EM VÁRIAS DATAS? | JESUS: COMO E QUANDO SERÁ SUA VOLTA? | JESUS: COMO SERÁ SEU REINO MILENAR? | JESUS: SERÁ ADORADO NO MILÊNIO E DEPOIS? | JESUS: NOVA VIDA EM CRISTO, O QUE SIGNIFICA? | JESUS: O QUE É CONVERTER-SE PARA CRISTO? | JESUS: O QUE É A LIBERDADE EM CRISTO? | JESUS: COMO SABER SE O SEU JESUS É O JESUS DA BÍBLIA? | JESUS: SÓ SALVO NO ARMAGEDOM QUEM SERVE JEOVÁ | JESUS ENSINOU A CRENÇA DO INFERNO? | JESUS É SEMPITERNO? SUA DEIDADE É SEMPITERNA? | JESUS: A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL | JESUS USURPA O CARGO E O LUGAR DO SOBERANO DEUS JEOVÁ? | JESUS: COMETEU O MESMO ERRO DE MOISÉS? | JESUS ACEITA VOCÊ "DESIGREJADO"? | JESUS DOS APÓSTATAS NÃO É O JESUS DA BÍBLIA | JESUS DEDICOU E BATIZOU-SE A QUEM? | JESUS SE DIZ MENOR QUE JEOVÁ SÓ EM NATUREZA HUMANA? | JESUS: KIT COMPLETO: QUEM É JESUS? | JERUSALÉM DESTRUÍDA 597 OU 607 AC? | JUDEUS COMO NAÇÃO, AINDA É O POVO ESPECIAL DE JEOVÁ? | LEI MOSAICA: POR QUE FOI ABOLIDA? | LÍNGUAS: PERDURAM ATÉ HOJE? | LIVRE ARBÍTRIO: TODOS POSSUIMOS? | LIVRO DA VIDA DE JEOVÁ | LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO: O QUE É? | LUZ “PROGRESSIVA” FALSA E A VERDADEIRA. | MANDAMENTOS: QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA "LEI"? | MANDAMENTOS: SERÁ QUE DEPOIS DOS "DEZ" VIERAM OUTROS MELHORES? | MÃES: FELIZ O SEU DIA? | MARIA: É A MÃE DE DEUS? | MARIA: É A MÃE DO FILHO DE DEUS? | MARIA: VERDADES OU MITOS? | MATERIALISMO: BUSCA A DEUS COM AS PROMESSAS DE ENRIQUECIMENTO? | MATERIALIZAÇÃO: O QUE É? | MÉDIUM ESPÍRITA: O CONCEITO DA BÍBLIA | MEDITAÇÃO: A CERTA E A ERRADA | MENTIRAS RELIGIOSAS: AS 100 MAIS | MINISTRO CRISTÃO: PRECISA DE DIPLOMAS, CARTEIRINHAS E TÍTULOS? | MISSA: QUAL É A VERDADEIRA "MISSA" QUE CRISTÃOS PARTICIPAM? | MORDOMO PRUDENTE, QUEM É? | MORTE | MORTE E SOFRIMENTO: POR QUE EXISTEM? | MORTO, QUAL É A SUA CONDIÇÃO? | MORTE: OS MORTOS ESTÃO CONSCIENTES? | MORTE E A ALMA IMORTAL A GRANDE QUESTÃO | MULHERES: EXERCEM FUNÇÕES CONGREGACIONAIS? | MUNDO: O QUE SIGNIFICA NÃO FAZER PARTE DELE? | MÚSICA DÁDIVA DE DEUS | NASCER DE NOVO | NATAL: CURIOSIDADES SOBRE ELE. | NEFILINS: EXISTIRAM NA TERRA? | NEUTRALIDADE CRISTÃ: COMO DEVE SER? | NOVA JERUSALEM, VIVERÁ NELA? | NOVOS CÉUS E NOVA TERRA: DO QUE SE TRATAM? | NÚMEROS NA BÍBLIA: QUAIS OS SEUS SIGNIFICADOS? | OCULTISMO: É PERIGOSO? PODE SE FALAR COM MORTOS? | ONIPRESENTE: DEUS É ONIPRESENTE? | OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE I | OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE II | OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO A PARTE DA ALIANÇA VELHA? | OS DEZ MANDAMENTOS FORAM GUARDADOS ANTES DA SUA INAUGURAÇÃO? | OS DEZ MANDAMENTOS SÃO ETERNOS? | OS MANDAMENTOS DE DEUS DO APOCALIPSE SÃOS OS MESMOS DAS TÁBUAS? | ORAÇÃO QUAL DEUS OUVE? | ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ | ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ - ORGANOGRAMA. | OSTRACISMO: JESUS PRATICA O OSTRACISMO? | OSTRACISMO: ASSOCIAÇÃO SOCIAL-RELIGIOSA, SÓ COM QUEM? | PAPADO: EXISTE HOJE UM SUMO PONTÍFICE NA TERRA? | PARAÍSO: PORQUE SERÁ AQUI NA TERRA? | PÁSCOA? DEVE-SE COMEMORA-LA ATÉ HOJE? | PECADO ORIGINAL EXISTIU? | PECADOS: A QUEM DEVEMOS CONFESSA-LOS? | PEDOFILIA, PERVERSÃO SEXUAL, HOMOFOBIA | PEDOFILIA É CRIME, BANDIDO NA CADEIA. | PEDOFILIA: DENÚNCIA GRAVE URGENTE! | PEDOFILIA: SERÁ O MOTIVO DO FIM DA RELIGIÃO? | PEDOFILIA: KIT COMPLETO DA PEDOFILIA | PERDÃO: VOCÊ É PERDOADOR? | PERSEGUIÇÃO FAZ PARTE DA VIDA DO CRISTÃO VERDADEIRO? | POTÊNCIAS MUNDIAIS DE DANIEL | PREGAÇÃO MUNDIAL, QUEM REALMENTE A FAZ? COMO? | PREGAR AS BOAS NOVAS LEGALMENTE. FIL. 1:7 | PROFECIA: O QUE É? | PROFETISA: TERÍAMOS HOJE PROFETISAS? | PURGATÓRIO: É BÍBLICO? | RAÇAS DA HUMANIDADE: COMO SURGIRAM? | RACISMO É ACEITO POR DEUS? | REENCARNAÇÃO EXISTE? | REENCARNAÇÃO SALVARÁ A HUMANIDADE? | REINO DE DEUS, O QUE É? | REINO DE DEUS: O QUE ÊLE FARÁ? | REINO: O VERDADEIRO E O FALSO | RELACIONAMENTO FAMILIAR PAI E FILHO | RELIGIÃO | RELIGIÃO: QUAL A PRIMEIRA RELIGIÃO DO MUNDO? | RELIGIÃO: COMO VOCÊ ESCOLHEU A SUA? | RELIGIÕES: TODOS CAMINHOS LEVAM A DEUS? | RELIGIÕES: JESUS CRIOU UMA NOVA RELIGIÃO? | RELIGIÃO: POR QUE EXISTE O ÓDIO RELIGIOSO GENERALIZADO? | RELIGIÃO: COMBATER CRENÇAS FALSAS É PERSEGUIÇÃO? | RELIGIÕES ESTÃO ENGANADAS, COMO? | RELIGIÕES: DEUS APROVA O ECUMENISMO A UNIÃO DE TODAS? | RELIGIÕES: ONDE O CRISTÃO DE REUNIR-SE? | RELIGIÃO: A VERDADEIRA É AQUELA QUE CRÊ EM JESUS? | RELIGIÃO: POR QUE CORPO GOVERNANTE E NÃO DONO FUNDADOR NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ? | RELIGIÕES: QUEM AS JULGARÁ? | RELIGIÕES: O FIM DE TODAS ELAS ESTÁ PRÓXIMO. | RELIGIÃO: QUAL SERÁ A ÚNICA ADORAÇÃO ETERNA? | RESGATE: COMO ÊLE NOS BENEFICIA? | RESSURREIÇÃO | RESSURREIÇÃO: PESSOAS FORAM RESSUSCITADAS NA MORTE DE JESUS? | RESSURREIÇÕES: QUANTAS JÁ OCORRERAM E QUEM AS FIZERAM? | RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO? | RESSURREIÇÃO FÁCIL DE ENTENDER | RESSURREIÇÃO: KIT BÍBLICO COMPLETO | SÁBADO: KIT BÍBLICO PARA SABADISTAS | SÁBADO: SINAL DO VERDADEIRO CRISTÃO? | SÁBADO: QUEM NÃO GUARDA RECEBE O SINAL DA “BESTA”? | SÁBADO: O ENGODO PARA OS CRISTÃOS. | SÁBADO: POR QUE A CLASSE SACERDOTAL NÃO TRATA O SÁBADO COMO SAGRADO? | SABADISTAS: O "ESPÍRITO DE PROFECIAS" | SABADISTAS: EXISTE O GRANDE CONFLITO CÓSMICO: CRISTO E SATANÁS? | SABADISTAS: O JUÍZO INVESTIGATIVO, É BÍBLICO? | SALVAÇÃO ETERNA, APÓS O PECADO ADÂMICO, COMO SERÁ? | SALVAÇÃO DE VIVOS E MORTOS | SALVAÇÃO NA TERRA E NO CÉU, O QUE É 3 CÉU? | SANGUE E A SANTIDADE DA VIDA. | SATANÁS: MALES QUE ELE CAUSOU AO UNIVERSO. | SATANÁS O DIABO: QUEM É ELE? | SATANÁS: SEUS ANJOS SERÃO DESTRUÍDOS JUNTOS COM ELE OU ANTES DELE? | SATANÁS O DIABO: KIT COMPLETO PARA PESQUISA | SEITA: DO QUE SE TRATA? | SEXO: EXISTEM ORIENTAÇÕES SEXUAIS NA BÍBLIA? | SEXO: PEDOFILIA É CRIME, BANDIDO NA CADEIA. | SEXO: OS RESSUSCITADOS SE CASARÃO? | SEXO ORAL E ANAL SÃO SAUDÁVEIS? | SOBERANIA DE JEOVÁ OU CRISTO? | SOBERANIA DE DEUS OU SALVAÇÃO NOSSA? | SOFRIMENTOS: POR QUE EXISTEM? | SONHOS: QUAIS SÃOS OS TRÊS TIPOS? | SUICÍDIO: QUEM TERÁ SALVAÇÃO? | TÁRTARO É O MESMO QUE INFERNO? | TATUAGENS: O CONCEITO DA BÍBLIA. | TEOLOGIA FÁCIL | TERRA: EXISTEM VIDAS “MATERIAIS” INTELIGENTES FORA DELA? | TERRA, SERÁ MESMO UM PARAISO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: QUEM SÃO ELAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ O POVO FELIZ | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE É O POVO MAIS PERSEGUIDO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É AMERICANA? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É INTERPRETADA POR RUSSEL? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É UMA SEITA? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: QUEM É O DONO DE SUAS PROPRIEDADES? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ OU TESTEMUNHAS DE JESUS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: HÁ DUAS ESPERANÇAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: TODOS DEVEM PREGAR DE CASA EM CASA? | TESTEMUNHA DE JEOVÁ RELATA SEU MINISTÉRIO CRISTÃO NOMINALMENTE? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SERVIÇO MILITAR ALTERNATIVO | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE NÃO USAM ARMAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ERRAM? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: O PROGRESSO DE SUA OBRA MUNDIAL | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SE TODOS FOSSEM, O QUE ACONTECERIA NO MUNDO INTEIRO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SUAS CRENÇAS MAIS CRITICADAS | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: CONDENAM OS CURSOS SUPERIORES? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SOMENTE ELAS SERÃO SALVAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: EXISTEM PEDÓFILOS ENTRE ELES? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CONTROLAM SEUS REBANHOS PELO MEDO DO FIM? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE VENDEM, ALGUNS SALÕES DO REINO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CAUSAM DEPRESSÃO AOS SEUS ADEPTOS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE É TRAUMÁTICO SAIR DELAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: CONHEÇA MELHOR ESTE POVO | TRADUÇÃO NOVO MUNDO: O QUE A DIFERENCIA DAS DEMAIS? | TRADUÇÃO NOVO MUNDO, A MAIS FIEL, PROVAS. | TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO, O QUE SIGNIFICA? | TRANSFUSÃO DE SANGUE, TRANSPLANTES, VACINAS | TRANSFUSÃO DE SANGUE: DEUS CONDENA ALIMENTAR SE DE SANGUE INVOLUNTARIAMENTE? | TRANSFUSÃO DE SANGUE SALVA A VIDA? | TRANSFUSÃO DE SANGUE: AUTONOMIA, PLURALISMO E A RECUSA | TRANSFUSÃO DE SANGUE: SUA HISTÓRIA | TRANSFUSÃO DE SANGUE: 30 ANOS COM TERAPIAS SEM SANGUE. | TRANSFUSÃO DE SANGUE: CONTATO SANGUÍNEO, O GENOCÍDIO DA HUMANIDADE. | TRANSFUSÃO: PROTOCOLOS MÉDICOS SEM SANGUE | TRANSFUSÃO DE SANGUE: AJUDAS AOS QUE SÃO PRESSIONADOS À TRANSFUNDIR | TRANSFUSÃO DE SANGUE: SE CURVARÁ A NOVA MEDICINA SEM SANGUE OU PERMANECERÁ NA MEDICINA RUDIMENTAR? | TRANSFUSÃO DE SANGUE DEBATE: TEMAS – TRANSFUSÃO -TRANSPLANTE- VACINA | TRANSFUSÃO DE SANGUE: DESASSOCIA-SE TRANSGRESSORES TRANSFUNDIDOS? | TRANSFUSÃO DE SANGUE: LEIA TUDO SOBRE ELA | TRANSUBSTANCIAÇÃO: EXISTE NO PÃO E NO VINHO DA CEIA? | TRINDADE É DOUTRINA BÍBLICA? | TRINDADE MISTERIOSA, POR QUE? | TRINDADE DEVEMOS ADORA-LA? | TRINDADE INCOERENTE, SUA BIOGRAFIA. | TRINDADE, A FANTASIA DO DIABO | TRINDADE: SÃO TRÊS PESSOAS EM UMA ESSÊNCIA ÚNICA? | TRINDADE: A ORIGINAL E SUAS "MUTAÇÕES" | TRINDADE E OS SEUS MISTÉRIOS | TRINDADE: NEM OS DEMÔNIOS ACREDITAM NELA. | TRINDADE: O DISFARÇE PARA JESUS SE TRANSFORMAR NO DEUS DA BÍBLIA. | TRINDADE E O NOVO TESTAMENTO. | TRINDADE: NO APOCALIPSE E NO MILÊNIO | TRINDADE: QUE TÉCNICAS SÃO USADAS PARA SE MONTAR A TRINDADE? | TRINDADE: AS 10 ABERRAÇÕES DA TRINDADE. | TRINDADE: AULAS DAS SUAS INCONSISTÊNCIAS. | TRINDADE: RELATOS BÍBLICOS IMPOSSÍVEIS DE SIMULAÇÃO. | TRINDADE: QUEM DESIGNA AS FUNÇÕES DE CADA MEMBRO? | TRINDADE: KIT BÍBLICO PARA OS TRINITARISTAS | UNÇÃO: O QUE É, QUEM UNGE A QUEM, E COMO? | VERBO, SUAS FASES, SEMPRE EXISTIU? É CRIADOR? POR MEIO? | VERBO, É UM SER CRIADO, O “ANJO REI” DE JEOVÁ? | VERDADE: O QUE É A VERDADE? | VIDA: QUAL SEU OBJETIVO? | VÍDEOS CASSETADAS RELIGIOSOS | VINHO BÍBLICO É SUCO DE UVA? | 539 AC - A DATA FUNDAMENTAL | 607 AC - JERUSALÉM FOI DESTRUÍDA? | 1844 - OCORREU O ADVENTO DE CRISTO? | 1914 - ESTAMOS NOS ÚLTIMOS DIAS? | 1914 - NASCEU O REINO DE DEUS? | 1914 - AS ABERTURAS DOS SETE SELOS | 1914 - FOI A DATA QUE JERUSALÉM PAROU DE SER PISADA? | 1914 -PAROUSIA- DIA DE CRISTO: O QUE É E QUANDO COMEÇA E TERMINA? | 1914 - O ANO QUE SATANÁS E SEUS ANJOS FORAM EXPULSOS DO CÉU | 1914 - SELAGENS DOS MORTOS EM UNIÃO CRISTO- SELAGEM INICIAL | 1914 - CHEGA SE A ELE PELAS EVIDÊNCIAS E DOS FATOS APOCALÍPTICOS? | 1914 - CHEGA SE A ELE PELA RÉGUA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA? | 1914 - CHEGA SE A ELE PELA CRONOLOGIA SECULAR? | 1914 - CHEGA SE A ELE PELOS 7 TEMPOS PROFÉTICOS? | 1914 - PAROUSIA E A ÚLTIMA POTÊNCIA MUNDIAL INICIAM-SE JUNTAS | 1914 - PROFECIAS DO V. T. INDICAM A PAROUSIA CELESTIAL EM 1914? | 1914 - A GERAÇÃO DOS UNGIDOS. | 1914 - FIM DA APOSTASIA INDICA ESTE ANO? | 1914 - O GRANDE SEGREDO SAGRADO DE DEUS. | 1914 - IMPOSSÍVEL ENTENDER APOCALIPSE SEM 1914. | 1914 - APÓS ESTE ANO PODE SE CRIAR UMA "NOVA RELIGIÃO"? | 1914 - É A GERAÇÃO QUE VERÁ O FIM? | 1914 - O QUE O REI FEZ E FARÁ NA PAROUSIA E DEPOIS. | 1914 - LEIA TUDO SOBRE 1914 | 1918 - FIM DA I GUERRA MUNDIAL - PRISÃO DOS CRISTÃOS. | 1919 - SURGE A IMAGEM DA BESTA FERA - MATA OS CRISTÃOS - RESSURREIÇÃO | 1919 - INSPEÇÃO DO TEMPLO ESPIRITUAL - SURGIU O MORDOMO PRUDENTE | 1935 - AJUNTAMENTO DA GRANDE MULTIDÃO | 1938 - INÍCIO DOS 2300 DIAS- 1939 - II GUERRA MUNDIAL. | 1975 - 6000 ANOS DA CRIAÇÃO DE ADÃO. | 2034- SERÁ O FIM DO MUNDO? | FINAL FELIZ: E VOCÊ O QUE FARÁ? | ÍNDICE - TEXTOS MAL ENTENDIDOS, APLICADOS OU TRADUZIDOS | Mapa geral do site
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal