Alguns imaginam que este texto abaixo prova que o espírito santo nos ama e é uma pessoa.
"Exorto-vos agora, irmãos, por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo e por intermédio do amor do espírito, que vos esforceis comigo em orações a Deus por mim". Romanos 15:30
Alguns questionam: como pode uma força ativa nos amar?
Mas já notou na bíblia que nunca encontrará o espírito santo amando alguém e jamais declarando-se que ama alguém. Ao contrário, o Pai e o Filho sempre fizeram declarações de amor à nós todos com ações provando o AMOR deles. João 3:16.
Então por que esta declaração de Romanos 15:30 do "amor do espírito? A resposta está totalmente dentro da bíblia. Jesus afirmou que Deus dá espírito santo a quem Lhe pedir diretamente Luc. 11:13. E quando Deus derrama seu espírito em alguém, ele irá sentir o fruto do espírito, sendo o AMOR o primeiro. (O Amor do espírito) Gal. 5:22.
Veja Romanos 5:5: " porque o amor de Deus tem sido derramado em nossos corações por intermédio do espírito santo."
Observou que o espírito não tem amor separado e independente de Deus, então por que Deus usaria o seu espírito para derramar Seu AMOR? Romanos 5:5. Porque o espírito santo não ama ninguém INDEPENDENTE DE DEUS, ainda mais,a bíblia não exorta que amemos o espírito santo.
Se o espírito amasse de verdade, ele iria alguma vez pelo menos dialogar (conversar com Deus e com Cristo), coisa que nunca ocorreu e nunca ocorrerá.
Em várias passagens das escrituras, Deus tem personificado Seu espírito, a Cruz (estaca), o sangue de Jesus, a bíblia, o coração, a morte, Lei, etc, dando-lhes "PODERES E "VIDA". Consequentemente o espírito santo de Jeová não é uma pessoa e sim a FERRAMENTA de Deus, de Cristo e nossa. 1 Cor. 1:18, Rom. 5:14, Heb 4:12, Prov. 15:28, 1 Cor 15:56.
COISAS SEM VIDA FAZEM O QUE O E. SANTO FAZ.
“Eu” (ego), sabedoria Prov. 8:1a33: 9:1a18, tribos de Israel. Jer.31:1,3
Guiar, A palavra de Deus, Salm.119:105, 2 Tim 3:16.
Falar, sangue, noiva: Gên 4:10, Apoc.22:17.
Ouvir, os céus e Terra: Isaías 1:2.
Glorificar, obras cristãs: Mat.5:16.
Mostrar, os céus: Sal.19:1.
Anunciar, coisas escritas: 1Cor.10:11.
Vontade, Criação, Rom.8:20.
Emoções: Mar, rios, montes: Sal. 96:11,12; 98: 7a9.
Mente: Rom 8:27 A bíblia, Heb.4:12 (discerne).
Pensar: O coração, Prov. 15:28.
Interceder, AjudarAs nações: Zac.1:15.
Mentir a Ele: À verdade, Tiago 3:14.
Blasfemar, nome de Deus. Rom. 2:24, Apoc.13:6.
Pecar contra, nosso corpo: 1 Cor.6:18.
Comandar, enviar, impedirO coração, Ex.35:21
Consolar, as escrituras, a bíblia. Rom.15:4.
Ensinar, a graça, a bíblia: Tito 2:11,12, 2 Tim.3:16.
Ter voz e vontade própria, o vento João 3:8
Fazer julgamentos, a bíblia. Heb. 4:12.
Dar testemunho,água, sangue. 1 João 5:6,7,8
Declarar,os céus. Salmos 19:1
Reinar,a morte, paz. Rom. 5:17, Col 3:15
O “AJUDADOR” (PARÁKLETOS) NÃO É PESSOA
Que dizer da referência bíblica ao espírito como “ajudador”, consolador” o “advogado” e o uso do pronome “ele” neste respeito? Não é esta uma prova conclusiva de que o espírito realmente é pessoa? Considere o seguinte:
Em João 16:7, 8, 13, a Versão Almeida (rev. e corr.) cita Jesus como dizendo: “Se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo . . . quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade.”
Com relação a esta passagem, a Nova Enciclopédia Católica (Vol. 13, págs. 575, 576) observa: “S. João vê tão claramente no Espírito uma Pessoa que toma o lugar de Cristo na Igreja, que ele usa um pronome masculino [ekeínos] com referência ao espírito, embora [pneúma, espírito] tenha gênero neutro (16.8, 13-16). Por conseguinte, é evidente que S. João pensava no Espírito Santo como Pessoa, distinta do Pai e do Filho, e que, com o glorificado Filho e o Pai, está presente e ativa nos fiéis (14.16; 15.26; 16.7).”
Mas, usou João mesmo o pronome masculino apesar do gênero neutro da palavra “espírito”? Tinha por objetivo mostrar que o espírito é mesmo uma pessoa? Por que não ler novamente a citação acima, do capítulo 16 de João? Qual é o antecedente do pronome “ele”? Não é a palavra “Consolador”? Sim, e a palavra grega traduzida assim é parákletos e tem gênero masculino. Portanto, João usou corretamente pronomes masculinos neste texto, pois o uso gramatical o exigia.
No entanto, João não usou pronomes masculinos quando o antecedente realmente era a palavra neutra pneúma (espírito). Isto se pode ver prontamente das versões de traduções literais, tais como a inglesa de Rotherham. Em João 14:16, 17, Rotherham verte as palavras de Jesus como segue: “Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma.
Este fato muitas vezes fica oculto nas traduções da Bíblia, visto que o pronome neutro é substituído pelo pronome masculino. Uma nota ao pé da página na Nova Bíblia Americana, em inglês, sobre João 14:17, admite: “A palavra grega para ‘Espírito’ é neutra, e embora usemos pronomes pessoais em inglês (‘he’, ‘his’, ‘him’ [ele, dele, a ele]), a maioria dos MSS [manuscritos] gregos emprega ‘it’ [neutro].”
Assim, podemos ver que os trinitaristas indicam os pronomes pessoais quando estes parecem apoiar seu conceito, mas desconsideram-nos quando não o fazem. Um exame cuidadoso das passagens usadas pelos trinitaristas, porém, revela que o uso dos pronomes por João — tanto o neutro como o masculino — é uma questão de gramática e assim não apóia sua afirmação de que o espírito seja uma pessoa, a “terceira pessoa” do Deus trino.
Assim, pois, não só a maioria das passagens bíblicas, mas todas as Escrituras concordam em que o espírito de Deus ‘não é alguém’, mas “algo”. A simples leitura cuidadosa das Escrituras torna claro que o espírito de Deus é mesmo a sua invisível força ativa.
PERGUNTAS SOBRE O ESPÍRITO SANTO
001-Por que o espírito santo nunca conversou com Jesus?
002-Por que o espírito santo nunca conversou com Jeová?
003-Por que o espírito santo não temnome próprio?
004-Por que oespírito santo de Deus não é Filho de Deus?
005-Por que o espírito santo não recebe orações?
006-Por que o espírito santo não pode perdoar pecados?
007-Por que o espírito santo não tem trono?
008-Por que o espírito santo não é rei?
009-Por que o espírito santo não é pastor?
010-Por que o espírito santo não recebe adoração?
011-Por que o espírito santo não recebe honras?
012-Por que o Pai não ama o espírito santo?
013-Por que o Filho não ama o espírito santo?
014-Por queo Pai não deixou herança ao espírito santo?
015-Por que não podemos cantar hinos ao espírito santo?
016-Por que o Pai não glorifica o espírito santo?
017-Por que o espírito santo não é saudado?
018-Por que o espírito santo não é pessoa no Apocalipse?
019-Por que no Apocalipse não tem a palavra espírito santo?
020- Por que para ganhar o espírito santo se pede ao Pai?
021-Por que o espírito santo não é Salvador?
022-Por que o espírito santo não é chamado de Senhor?
023-Por que o espírito santo não é irmão de Jesus?
024-Por que o espírito santo é representado por coisas abstratas?
025-Por que mundanos não pecam contra o espírito santo?
026-Por que usar termos para o espírito santo como: cair, pousar, derrubar, encher, soprar, ser bebido, repartido, etc.?
027-Por que não precisa ter fé no espírito santo?
028-Por que o espírito santo não participa do Reino?
029-Por que o espírito santo não se proclama Deus?
030-Por que o espírito santo não tem amigos?
031-Por que o espírito santo nunca foi visto no céu?
032-Por que o espírito santo não participa das reuniões celestiais?
033-Por que o espírito santo não tem um corpo?
034-Por que não é possível conhecer o espírito santo?
035-Por que ele é tratado também com pronome neutro?
036-Por que é comandado pelos seus Donos?
037-Por que o espírito santo não é uma alma?
038-Por que não pode se invocar o nome do espírito santo?
039-Por que a Bíblia não menciona membros corporais dele?
040-Por que nem o satanás o reconhece como pessoa?
041-Por que o espírito santo não é mencionado na Ceia do Senhor?
042-Por que o batismo com o espírito santo não é junto com o batismo cristão.
043-Por que o espírito santo não julga os pecados contra si mesmo?
044-Por que o espírito santo não tem anjos para si?
045-Por que o espírito santo não é chamado na bíblia de "pessoa"?
046-Por que o espírito santo não pode ser honrado?
047-Por que o espírito santo não é pessoa no Apocalipse?
048-Por que o espírito santo não participa no Armagedom?
049-Por que o espírito santo não é mencionado na Nova Jerusalém?
050-Por que o espírito santo não é mencionado no Reino Milenar?
051-Por que o espírito santo não se teme, serve, ama, e adora?
052-Por que a Bíblia usa pronome NEUTRO para o espírito santo?
053-Por que o espírito santo é representado por uma ave?(linguagem antropomórfica)
054-Por que não tem pecados contra o espírito santo no Velho Testamento?
055-Por que o espírito santo de Jeová é mais importante que Jesus?
056-Por quenão é necessário temê-lo. Apoc 14:7.
057- Por quenunca será um profeta.
058- Por que o espírito santo não é ALMA?
PECAR CONTRA O ESPÍRITO DE JEOVÁ.
Quando Jeová aprova um cidadão com o espírito DELE...E se o cidadão PRATICAR opecado deliberadamente, depois de ter recebido o espírito santo, com certeza peca contra JEOVÁ, o dono da força ativa. Heb. 10:26-30.
Este foi o caso de Ananias e Safira, estavam em pentecostes e entre os anciãos e apóstolos que foram batizados com o espírito santo de Jeová. Atos 2:1-11;5:1-5.
QUESTIONAMENTO DE LEITORES
A palavra força Ativa só aparece na tradução das Testemunhas de Jeová. Gên. 1:2.
O ESPÍRITO SANTO É UMA FORÇA ATIVA E IMPESSOAL,VEJA EM VÁRIAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA:
01- "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas." Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
02- "Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição,revista 1985.
03- "A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas e a força ativa de Deus movia-se sobre as água." Gên. 1:2 Trad. Novo Mundo.
04- "Não havia ordem nem vida na terra, que era toda coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus* (*rodapé: "ou o Poder de Deus ou o Vento de Deus") se movia por cima da água." Gên 1:2, Trad. Linguagem de Hoje edição 1988.
05- "A terra porém era vã e vazia: e as trevas cobriam a face do abysmo: e o espírito (em minúsculo) de Deus era levado sobre as águas". Gên. 1:2. Trad. Antonio Pereira de Figueiredo 1842. Lisboa.
06- "A terra, porem estava informe e vazia, e as trevas cobriam o Abismo, mas o espírito (em minúsculo) de Deus pairava por sobre as águas". Trad. Mensagem de Deus. Editora Santuário
07- Por que várias traduções modernas da bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução:http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM
CONCLUSÃO:
Existetexto na Bíblia dizendo diretamente que o espírito santo é uma força ativa impessoal. A bíblia não exorta, que devemos adorar amar, servir, temer, honrar, ou glorificar o espírito santo.
Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele é o único na Bíblia que não é chamado de ALMA?