Alguns teólogos afirmam que gerar é diferente de criar; e que criar é só para humanos e Jesus foi gerado, diferentemente dos humanos. Dicionários até tentam diferencia-los; traduções modernas retiram gerar para humanos. Mas observe hebreus 11:17 e a foto abaixo:
TRADUÇÃO FERREIRA PORTUGUAL 1783
UNIGÊNITO
A palavra grega mo·no·ge·nés é definida pelos lexicógrafos como “único de sua espécie, ímpar”, ou “o único membro de uma parentela ou espécie”. (Greek-English Lexicon of the New Testament [Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento], de Thayer, 1889, p. 417; Greek English Lexicon [Léxico Grego-Inglês], de Liddell e Scott, Oxford, 1968, p. 1144) Este termo é usado para descrever a relação tanto de filhos como de filhas com seus pais.
As Escrituras mencionam o “filho unigênito” de uma viúva que vivia na cidade de Naim, a “filha unigênita” de Jairo e o filho “unigênito” dum certo homem, filho este a quem Jesus curou dum demônio. (Lu 7:11, 12; 8:41, 42; 9:38) A Septuaginta grega usa mo·no·ge·nés ao falar da filha de Jefté, a respeito de quem está escrito: “Ora, ela era absolutamente filha única. Fora dela não tinha filho nem filha.” — Jz 11:34.
O apóstolo João repetidas vezes descreve o Senhor Jesus Cristo como o Filho unigênito de Deus. (Jo 1:14; 3:16, 18; 1Jo 4:9) Isto não se refere ao seu nascimento humano ou a ele como apenas o homem Jesus. Como o Ló·gos, ou Palavra, “este estava no princípio com o Deus”, mesmo “antes de haver o mundo”. (Jo 1:1, 2; 17:5, 24) Naquele tempo, enquanto se achava em seu estado de existência pré-humana, ele é descrito como o “Filho unigênito”, a quem o Pai enviara “ao mundo”. — 1Jo 4:9.
Ele é descrito como tendo “uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai”, aquele que residia “na posição junto ao seio do Pai”. (Jo 1:14, 18) É difícil imaginar um relacionamento mais íntimo, mais confidente, ou mais amoroso e terno, entre um pai e seu filho do que este. — Veja SEIO, POSIÇÃO JUNTO AO.
Os anjos do céu são filhos de Deus, assim como Adão era “filho de Deus”. (Gên 6:2; Jó 1:6; 38:7; Lu 3:38) Mas o Ló·gos, mais tarde chamado Jesus, é o “Filho unigênito de Deus”. (Jo 3:18) É o único de sua espécie, o único a quem o próprio Deus criou diretamente, sem a intermediação ou cooperação de qualquer criatura. Ele é o único a quem Deus, seu Pai, usou para trazer à existência todas as outras criaturas. Ele é o primogênito e o principal dentre todos os outros anjos (Col 1:15, 16; He 1:5, 6), anjos que as Escrituras chamam de “os semelhantes a Deus” ou “deuses”. (Sal 8:4, 5) Por conseguinte, de acordo com alguns dos mais antigos e melhores manuscritos, o Senhor Jesus Cristo é devidamente descrito em português como “o deus unigênito [gr.: mo·no·ge·nés the·ós; lit.: “unigênito deus”]”. — Jo 1:18, NM, ALA, IBB.
Algumas traduções, em apoio ao conceito trinitário do “Deus Filho”, invertem o sentido da frase grega mo·no·ge·nés the·ós e a traduzem nas línguas atuais por “único gerado Deus”. Mas W. J. Hickie, em seu Greek-English Lexicon to the New Testament (Léxico Grego-Inglês Para o Novo Testamento, 1956, p. 123), diz que é difícil de ver por que esses tradutores vertem mo·no·ge·nés hui·ós como “o Filho unigênito”, mas ao mesmo tempo traduzem mo·no·ge·nés the·ós como “único gerado Deus”, em vez de “Deus unigênito”.
Paulo referiu-se a Isaque como filho “unigênito” de Abraão (He 11:17), embora Abraão também tivesse gerado Ismael, com Agar, bem como diversos filhos com Quetura. (Gên 16:15; 25:1, 2; 1Cr 1:28, 32) O pacto de Deus, porém, foi estabelecido somente por meio de Isaque, o único filho de Abraão segundo a promessa de Deus, bem como o único filho de Sara. (Gên 17:16-19)
Ademais, na ocasião em que Abraão ofereceu Isaque, este era o único filho que estava na casa de seu pai. Não tinham nascido ainda os filhos de Quetura, e já fazia cerca de 20 anos que Ismael fora embora — sem dúvida estava casado e era cabeça de sua própria casa. — Gên 22:2.
Assim, de diversos pontos de vista com respeito à promessa e ao pacto, as coisas a respeito das quais Paulo estava escrevendo aos hebreus, Isaque era o filho unigênito de Abraão. De maneira que Paulo tece um paralelo entre “as promessas” e o filho “unigênito” e “‘teu descendente’ . . . por intermédio de Isaque”. (He 11:17, 18) Quer Josefo tenha adotado ou não um ponto de vista similar, ele também mencionou Isaque como o filho “unigênito” de Abraão. — Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas), I, 222 (xiii, 1).
PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS DOS ADORADORES DE JESUS RESPONDEREM!
01- Por que não existe ADORAÇÃO à Jesus antes dele descer na Terra?
02- Por que Jesus na Terra, determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA seria apenas para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
03- Por que ele aqui, só foi "adorado" (prestar homenagem, como homens também receberam) " só três anos e meio depois do seu batismo? Dan. 2:46, 2 Reis 1:13.
04- Por que Jesus no céu não foi ADORADO por todas criaturas de Jeová?
05- Por que será que todos no céu, não entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal? Apoc. 3:12.
06-Por que Jesus no céu não sabe de Tudo? Apoc. 1:1.
07- Por que não oram à Jesus no céu?
08-Por que Jesus no céu tem um Deus e Pai? Apoc. 3:12.
09-Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele?
10- Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9
11-Por que no milênio Jesus não é chamado de Deus? Apoc. 22:1.
12-Por que Jesus no céu precisa de ser abençoado por Jeová? Apoc. 3:1.
13- Por que todas perguntas acima só ACONTECEM para JEOVÁ?
JESUS CRIADOR OU CRIATURA?
01-Se o Pai e o Filho são sempiternos ( Eternos para frente e para trás), por que o Pai é o mais velho? Dan. 7:13.
02-Se existe um só criador na bíbliapor que os demais não são criaturas? Mat. 19:4.
03-O único na bíblia que tem eternidade para trás é Jeová. Sal. 90:2
04-O Verbo estava com o Deus no princípio, mas Jeová não tem princípio.
05-Só existe Um (1) que é o primeiro e o último, os demais são plágios.
06- Por que o versículo que diz que Jesus tem origem foi adulterado? Miq. 5:2.
07-Qual é o filho de um Pai no universo que não teve origem nem foi criado?
08-À partir de quando intermediário na criação será o criador? Col1:16.
09-Desde quando alguém que é a imagem de outro não foi criado? Col. 1:15.
10-Desde quando alguém que é "gerado" não é criado também? Heb. 11:17.
11-Como o Único Criador pode adorar um outro criador? Apoc. 3:12.
12-Como um Criador pode adorar e servir de sumo sacerdote para outro Deus perpetuamente? Heb. 7:21.
13-Como pode um Criador não estar autorizado a receber nenhuma oração pela eternidade.
14-Como um Criador pode ser um anjo chefe do exército de Deus? Josué 5:13-15.
15-Pode oCriador ser comparado eternamente com animais?
JESUS NUNCA SERÁ ADORADO
PROSTRARpode ser: Ato de se curvar, reverenciar, ajoelhar-se ou fazer outro gesto para indicar submissão; ou simplesmente demonstrar respeito ou autoridade. NUNCA É ADORAR!
Mat 4:9; Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
HONRAR,não é adorar. Honra teu pai e tua mãe. 1 Pedro 2:17, Rom. 13:7.
GLORIFICAR,. não é receber adoração. Rom. 11:13; Heb. 2:10, 1 Pedro 1:21,24; 5:1.
RECEBER PODER,não é receber adoração. Atos 6:8
SUJEITAR-SEà Alguém não é ADORAÇÃO. 1 Cor.15:24-28.
DOBRAR JOELHOS,não é em si só, adorar. Confira noutra passagem da bíblia:Em
todos casos são cumprimento de profecias do velho testamento, veja:Isaías 45:21-23, Rom. 14:11, Ef. 3:14-17, Fil.2:10, Mat. 4:8-10.
LOUVAR,não é adorar. Humanos podem receber louvores.Provérbios 27:2
DAR AÇÕES DE GRAÇA,não é adorar, é praticar ações piedosas, atos de obediência e lealdade
ORAR.Oração-Comunicação adorativa, quer oralmente, quer em silêncio nos próprios pensamentos da pessoa, com o verdadeiro Deus ou com deuses falsos. Mat. 6:6-12.
NOTA GERAL:Não existe honras, louvores, glórias, etc à Jesus sem conexão com a adoração de Jeová.Apoc. 5:13.Dan.2:46; 2 Reis1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis4:37, 1 Reis1:23,31, 53, 2 Samuel19:18, Etc.
CONCLUSÃO:- A Palavra "gerar" é usada na Bíblia exclusivamente para o Filho de Deus?
RESPOSTA:
A Bíblia usa freqüentemente a palavra gerar. Diferentemente de alguns pensam "gerar" não é só usada na criação do Filho "unigênito de Deus. (Heb. 11:17) Jesus mencionou que todos humanos foram gerados. Mat. 24:36. (Geração)
É digno de nota que a primeira tradução Ferreira de Almeida, de Portugal, verte "gerar" para pais criarem filhos. Por exemplo: Na genealogia de Jesus Cristo, todos humanos gerados. Mat. 1:1-17.