É possível um ser espiritual transformar-se num corpo carnal humano normal, comer, ter relações sexuais e atividades normais humanas? E mais, depois retornar a vida espiritual?
A resposta da Bíblia é sim! Gen. Cap.6:1a5, 18:1a8,16,22,30,32,33, Gen.19:1,2,5a8, Heb.13:2.
Este foi o caso de Jesus, ressuscitado um ser espiritual (1 Ped. 3:18 veja várias traduções), foi materializado por Jeová, com objetivo de tornar pública e notória a ressurreição do Messias a todos, caso contrário como seria? Sal.16:10, Heb 10:10, 1 Cor.15:42,44,45,50.
Já imaginou O sumo sacerdote Cristo, ascender ao céu de carne e osso (1 Cor 15:50) e encontrar Jeová, os anjos todos num corpo poderoso o espiritual? Que rebaixamento!
Ademais quem se apoderou do corpo de Jesus foi o Senhor Jeová; Igual ao corpo de Moisés Sal 16:10.
Cristo não podia levar seu sangue literal para o céu. (1 Coríntios 15:50) Em vez disso, ele levou o que o sangue simbolizava: o valor legal do sacrifício de sua vida humana perfeita. Daí, perante a pessoa de Deus, ele apresentou formalmente o valor da sua vida como resgate em troca da humanidade pecadora.
Além do mais, o corpo humano de Cristo foi a OBLAÇÃO a nosso favor. HEB 10:10.
O fato da cortina do templo ter rasgado de cima embaixo na morte de Jesus, é o indicativo que o corpo carnal de Cristo, não iria para o céu.
Já imaginou o filho do Deus verdadeiro se transformar em homem para sempre? Num. 23:19, Oséias 11:9.
Foi Jesus ressuscitado num corpo de carne, e tem ele agora no céu um corpo assim?
1 Ped. 3:18: “Cristo morreu uma vez para sempre quanto aos pecados, um justo pelos injustos, a fim de conduzir-vos a Deus, sendo morto na carne, mas vivificado no espírito [“pelo Espírito”, Al; “no espírito”, IBB, BJ, PIB].” (Ao ser ressuscitado dentre os mortos, Jesus foi produzido com um corpo espiritual. No texto grego, as palavras “carne” e “espírito” são usadas para contrastar uma da outra e ambas estão no dativo; portanto, se um tradutor verter “pelo espírito”, deverá também coerentemente dizer “pela carne”, ou, se disser “na carne”, deverá também dizer “no espírito”.)
Atos 10:40, 41: “Deus ressuscitou a Este [Jesus Cristo] no terceiro dia e lhe concedeu tornar-se manifesto, não a todo o povo, mas a testemunhas designadas de antemão por Deus.” (Por que é que outros não o viram também? Porque ele era criatura espiritual, e, quando materializou corpos carnais para se tornar visível, como anjos no passado haviam feito, ele fez isso só na presença de seus discípulos.)
1 Cor. 15:45: “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’ O último Adão [Jesus Cristo, que era perfeito como Adão o era ao ser criado] tornou-se espírito vivificante.”
Qual é o significado de Lucas 24:36-39 com respeito ao corpo em que Jesus foi ressuscitado?
Luc. 24:36-39: “Enquanto [os discípulos] ainda falavam destas coisas, ele mesmo estava em pé no meio deles e disse-lhes: ‘Paz seja convosco.’ Mas, visto que estavam apavorados e tinham ficado amedrontados, imaginavam ver um espírito. De modo que lhes disse: ‘Por que estais aflitos e por que é que se levantam dúvidas nos vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, porque um espírito não tem carne e ossos assim como observais que eu tenho.’”
Os humanos não podem ver espíritos, de modo que os discípulos evidentemente pensaram que estavam vendo uma aparição ou uma visão. (Compare com Marcos 6:49, 50.)
Jesus lhes assegurou que não se tratava de uma aparição; eles podiam ver seu corpo de carne e podiam tocar nele, sentindo os ossos; também comeu na presença deles.
Similarmente, anjos no passado se materializaram para serem vistos pelos homens; comeram e alguns até mesmo se casaram e geraram filhos. (Gên. 6:4; 19:1-3)
Depois de ressuscitar, Jesus não apareceu sempre no mesmo corpo de carne (talvez para reforçar na mente deles o fato de que ele era então espírito), e, assim, ele não foi reconhecido imediatamente nem mesmo pelos seus associados íntimos. (João 20:14, 15; 21:4-7)
Entretanto, aparecendo-lhes repetidamente em corpos materializados e, daí, dizendo e fazendo coisas que eles identificariam com o Jesus que eles conheciam, fortaleceu-lhes a fé no fato de que ele havia realmente ressuscitado dentre os mortos.
Se os discípulos tivessem visto Jesus realmente no corpo que ele possui agora no céu, Paulo não teria mencionado mais tarde que o glorificado Cristo é “a representação exata do seu próprio ser [de Deus]”, porque Deus é Espírito e nunca foi visto em carne. — Heb. 1:3; compare com 1 Timóteo 6:16.
A leitura dos relatos dos aparecimentos de Jesus após a ressurreição nos ajuda a entendê-los corretamente, se guardarmos em mente 1 Pedro 3:18 e 1 Coríntios 15:45.
O CORPO CARNAL DE CRISTO:
Na instituição da Refeição Noturna do Senhor, Jesus ofereceu o pão não-fermentado aos 11 apóstolos fiéis, dizendo: “Isto significameu corpo que há de ser dado em vosso benefício.” (Lu 22:19) O apóstolo Pedro disse mais tarde: “Ele mesmo [Jesus] levou os nossos pecados no seu próprio corpo, no madeiro.” — 1Pe 2:24; He 10:10; veja CEIA DO SENHOR.
Para Jesus ser “o último Adão” (1Co 15:45) e ser um “resgate correspondente por [toda a humanidade]”,seu corpo carnal tinha de ser um verdadeiro corpo humano, não uma encarnação. (1Ti 2:5, 6; Mt 20:28) Tinha de ser perfeito, pois devia ser sacrificado, a fim de se apresentar a Jeová Deus o valor de compra. (1Pe 1:18, 19; He 9:14) Nenhum humano imperfeito podia prover o valor necessário. (Sal 49:7-9) Por este motivo, Jesus disse a seu Pai, quando se apresentou para o batismo, a fim de iniciar seu proceder sacrificial:“Preparaste-me um corpo.”— He 10:5.
Não se permitiu que o corpo físico de Jesus Cristo se decompusesse em pó, assim como aconteceu com os corpos de Moisés e de Davi, homens usados para prefigurar a Cristo.(De 34:5, 6; At 13:35, 36; 2:27, 31) Quando seus discípulos foram ao túmulo, bem cedo no primeiro dia da semana, o corpo de Jesus havia desaparecido, e as faixas com que seu corpo fora enrolado foram deixadas no túmulo, seu corpo, sem dúvida,tendo-se desintegrado sem passar pelo processo da decomposição. — Jo 20:2-9; Lu 24:3-6.
Depois da sua ressurreição, Jesus apareceu em corpos diferentes.Maria confundiu-o com o jardineiro. (Jo 20:14, 15)Ele apareceu de novo, entrando numa sala de portas trancadas, em um corpo que tinha marcas de feridas. (Jo 20:24-29) Diversas vezes manifestou-se e foi reconhecido, não por sua aparência, mas por suas palavras e ações. (Lu 24:15, 16, 30, 31, 36-45; Mt 28:16-18) Certa vez, um milagre realizado sob a sua direção abriu os olhos dos seus discípulos para com sua identidade. (Jo 21:4-7, 12)
Jesus, depois de ressuscitado como espírito (1 Pe 3:18), podia materializar um corpo para a ocasião específica, assim como anjos fizeram em tempos passados,quando apareceram quais mensageiros. (Gên 18:2; 19:1, 12; Jos 5:13, 14; Jz 13:3, 6; He 13:2)
Durante os dias antes do Dilúvio, os anjos “que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta”, realizaram uma encarnação e tomaram esposas humanas.
Que estes filhos angélicos de Deus não eram realmente humanos, mas haviam materializado corpos, é demonstrado pelo fato de que o Dilúvionão destruiu esses anjos, mas eles se desmaterializaram e retornaram ao domínio espiritual.— Ju 6; Gên 6:4; 1Pe 3:19, 20; 2Pe 2:4.
O FILHO DE DEUS.
O “filho unigênito” de Deus,a Palavra, era uma pessoa espiritual assim como seu Pai, portanto, ‘existindo em forma de Deus’ (Fil 2:5-8), mais tarde, porém, “se tornou carne”, residindo entre a humanidade como o homem Jesus. (Jo 1:1, 14) Ao completar a sua carreira terrestre, foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. (1Pe 3:18)
Seu Pai o ressuscitou, concedendo o pedido do seu Filho, de este ser glorificado junto ao Pai com a glória que tivera na sua existência pré-humana (Jo 17:4, 5), e Deus o fez um “espírito vivificante”. (1Co 15:45)
O Filho tornou-se assim novamente invisível aos olhos humanos, morando “em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver”. — 1Ti 6:14-16.
PERGUNTAS DE LEITORES
01- As ressurreições dos ungidos mortos desde 33 d.C. ate 1914, ocorreram em 1914,Tess.4:13-17.Pergunta: Os ungidos quando morrem atualmente, o que acontece com o corpo deles?
RESPOSTA:Quando um ungido morre após 1914, ele nasce de novo propriamente dito. O ungido é transformado num piscar de olhos em criatura espiritual, recebendo um novo corpo espiritual incorruptível e imortal. Neste momento, ele parte imediatamente para o céu, a fim de ajuntar-se com a turma da noiva já ressuscitada em 1914.Seu velho corpo carnal é enterrado no hades (sepultura).
02- Por que o corpo de Jesus quando ressuscitou não ficou no Hades? (Sepultura)
RESPOSTA:Por trata-se do Messias o primeiro humano ungido de Jeová para a vida espiritual imortal no céu, bem como o corpo carnal ter sido uma oblação para a salvação da humanidade, Jeová profetizou em sua palavra que não deixaria o corpo carnal de Jesus no Hades (sepultura) exposto a deterioração da carne.
Para tanto, o próprio Jeová milagrosamente usou um anjo e retirou o corpo de Jesus tomando para si. Na sua ressurreição espiritual teve o novo nascimento para a vida espiritual com um novo corpo imortal espiritual. Todavia logo depois da sua ressurreição Jesus materializou com outros vários corpos carnais para se tornar visível a todos. Inclusive o anjo que retirou o corpo carnal de Jesus do túmulo (Hades), também havia se materializado com corpo carnal provisório. Heb. 10:10,12; Sal. 16:8,10; Mar. 16:2-6;Luc.24:36-40; 1 Cor 15:45-48,50.
03- Os túmulos dos ungidos mortos de 33 d.C até 1914, ficaram VAZIOS nas ressurreições deles 1914? E á partir de 1914, nas suas ressurreições, os seus corpos sumiram das sepultura assim como o corpo carnal de Jesus?
RESPOSTA:Os corpos humanos dos ungidos formam comidos pelos vermes e decompostos. Já imaginou um corpo carnal de um ungido que morreu em 33d.C.?
04- E o que acontece com o corpo carnal de um ungido que é ressuscitados à partir de 1914?
RESPOSTA:Todos 144.000 terão obrigatoriamente abandonar seus corpos humanas carnais, afinal deverão nascer de novo para a vida espiritual. A Bíblia é clara o corpo carnal morre e é ressuscitado corpo espiritual. Ninguém jamais ficará com duas naturezas, a carnal a espiritual. Até Jesus Cristo não tem mais sua natureza humana.
05- Mas não diz a Bíblia que na volta de Cristo os ungidos VIVOS serão transformados? Neste caso o corpo carnal deles não são reaproveitados?
RESPOSTA: Serem TRANSFORMADOS não quer dizer usar o mesmo corpo carnal mortal. Estes corpos carnais humanos dos ungidos não subirão ao céu. Ficarão na Terra para sem enterrados. Estes corpos sim, todos verão que os ungidos foram para o céu. Este realmente é o arrebatamento da Igreja de Cristo. 1 Cor. 15:50.
06- O que aconteceu com os corpos de Enoque e Elias quando foram elevados ao céu?
RESPOSTA:Na verdade não foi um arrebatamento definitivo e nem para o Ceu morada de Deus e de Cristo, pois a Bíblia informa que Eles morreram depois do arrebatamento e seus corpos carnais se decompuseram. Heb. 11:13
07- O que é a transformação instantânea dos ungidos na Volta de Cristo?1 Cor.15:52
RESPOSTA:Significa transformar instantaneamente o ungido totalmente da NATUREZAcarnalpara a NaTUREZAespiritual, para isso seus corpos são substituídos por corpos espirituais, como o de Cristo.
Notedurantea última trombetano Céu. (NASCER DE NOVO)
CONCLUSÃO:
Jesus ressuscitado aparentava estar num corpo carnal, mas era realmente um corpo espiritual materializado em carne e osso, como os anjos no passado faziam. Heb. 13:2.
1 Cor. 15:50, 1 Tim 3:16.
Portanto Jesus não ressuscitou com o mesmo corpo humano. Não Foi para o céu com carne e sangue. Leia Luc . 24:39 e João 21:12, 1 Cor. 15:45-50, Heb. 10:10,12; 13:2.
Até mesmo os anjos que removeram o corpo de Jesus estavam materializados como Jesus depois da ressurreição. Marcos 16:5,6,
Isto seria um demérito e um retocesso para Cristo que como Verbo tinha um corpo espiritual poderoso. João 17:5