A presciência significa conhecimento de algo antes que aconteça ou exista.
Na Bíblia, relaciona-se primariamente, embora não de forma exclusiva, com Jeová Deus, o Criador, e seus propósitos. Predeterminação significa a ordenação, decretação ou determinação de algo de antemão; ou a qualidade ou a condição de ser predeterminado.
ONISCIÊNCIA DE DEUS, ILUSTRAÇÃO:
Coloque-se no lugar de Deus. Você tem onisciência ilimitada, cria um casal de filhos e os coloca um teste para observá-los se eles serão ou não obedientes a você.
Se você desse chances para eles optar para os dois lados: O que você faria? Usaria sua onisciência para aquele teste?
Se você usasse sua onisciência e descobrisse que o casal iria desobedecê-lo, poria o casal em prova, mesmo sabendo das conseqüências que iriam advir? Já parou para pensar que iniqüidade a sua? Submeter o casal que poderia dar-nos a vida eterna a um teste já com o baralho marcado? Deixaria o teste correr mesmo sabendo que a prole deles e todos demais humanos sofreriam coisas inimagináveis como estamos vendo hoje? Por que então você não usou sua onisciência para escolher outro casal que não causasse todos as terríveis conseqüências da desobediência?
Eu jamais queria ter um Deus como esse!
JESUS É ONISCIÊNTE COMO JEOVÁ É?
Por diversas ocasiões, Jesus leu o pensamento de pessoas. Em muitas passagens nas escrituras, citou profecias e as interpretou mostrando coisas que iriam acontecer. Profetas de Deus anteciparam a destruição de Jerusalém. Jesus profetizou a Queda de Jerusalém em 70 DC. Mas será que todos, inclusive Jesus, tinham esta capacidade poderiam ser oniscientes como o Pai, o Deus Jeová?
Claro que não! Ninguém tem onisciência sem a ajuda de Jeová. Exemplificando: Jesus como filho homem sabia de tudo dos humanos pois, antes existia nos céus é via tudo que acontecia na terra. Os céus se abriram para ele. Luc. 5:17.
CONCLUSÃO: JEOVÁ é tão onisciente que REVELOU o Apocalipse à Jesus antes de acontecer. Apoc. 1:1.