Uma das dádivas de Deus, por meio da qual o homem pode expressar louvor e agradecimentos ao seu Criador, bem como dar vazão às suas emoções, suas tristezas e suas alegrias. Na adoração de Jeová Deus tem-se destacado especialmente o canto, mas também a música instrumental tem desempenhado um papel vital. Não só tem servido para acompanhar os vocalistas, mas também para complementar seu canto. De modo que não surpreende que haja na Bíblia, do princípio ao fim, inúmeras referências tanto à música vocal como à instrumental, associada com a adoração verdadeira e de outra maneira. — Gên 4:21; 31:27; 1Cr 25:1; Apoc. 18:22.
CLASSIFICAÇÃO:
Sacro - Música sacra é a música vinculada à religião. Profana - Música profana é a música sacra, vínculada as tradições não religiosas ou culticas da intelectualidade humana.
Erudita- Música erudita é aquela que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas e é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares
Música clássica é o nome dado a um período na história da música, o termo "clássico" aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade", e, stricto sensu, para se referir à música do classicismo, que abrange o final do século XVIII e parte do século XIX
Popular- Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral.
MÚSICAS QUE ALEGRAM DEUS E VOCÊ: QUE TIPO DE MÚSICA DEVO ESCOLHER PARA NÃO DESAGRADAR DEUS?
Como em todas facetas da vida a música é questão de preferência pessoal; Permite a bíblia a música popular e outras não religiosas? Sim, mas é primordial ser seletivo nos seguintes princípios bíblicos:
"Ora, o filho mais velho dele estava no campo; e quando chegou e se aproximou da casa, ouviu um concerto de música e dança. De modo que chamou a si um dos servos e indagou o significado destas coisas. Este lhe disse: ‘Chegou teu irmão, e teu pai abateu o novilho cevado, porque o recebeu de volta em boa saúde". Luc. 15:25-27.