NOVOS CÉUS E NOVA TERRA: DO QUE SE TRATAM? - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

www.ADEUS MENTIRAS RELIGIOSAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Palavras ou textos
Ir para o conteúdo

Menu principal:

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA: DO QUE SE TRATAM?


Mas há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa dele, e nesses morará a justiça. (2 Pedro 3:13).

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. 2 Ped. 3:5-7. ALA.
Mas há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa dele, e nesses morará a justiça. (2 Pedro 3:13). ALA.

VEJA O GRAFICO ABAIXO


                                       dilúvio           Hoje                           Depois do Armagedom  
____________________|_____________________|____________________
Céus\Terra antes dilúvio| Céus\Terra que existem  | Novos céus\ Nova terra
                                                                                                  Nova Jerusalém- Povos   
                                                                                                                                          

CONCLUSÃO: CÉUS SE REFEREM A OS GOVERNANTES  DA ÉPOCA.
                        TERRA SE REFERE AOS POVOS  GOVERNADOS PELOS "CÉUS".


Novos céus e nova terra.
A ligação dos “céus” com poder governante ajuda no entendimento do sentido da expressão “novos céus e uma nova terra”, encontrada em Isaías 65:17; 66:22, e citada pelo apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:13. Observando esta relação, a Cyclopædia (Ciclopédia, 1891, Vol. IV, p. 122) de M’Clintock e Strong comenta: “Em Isa. lxv, 17, um novo céu e um nova terra significam um novo governo, novo reino, novo povo.”

Assim como a “terra” pode referir-se a uma sociedade de pessoas (Sal 96:1; veja TERRA); assim também “céus” pode simbolizar o superior poder dominante ou governo sobre essa “terra”.

A profecia que apresenta a promessa de “novos céus e uma nova terra”, dada por meio de Isaías, tratava inicialmente da restauração de Israel do exílio babilônico.
Quando os israelitas retornaram à sua pátria, eles entraram num novo sistema de coisas. Ciro, o Grande, foi destacadamente usado por Deus para realizar esta restauração.
De volta em Jerusalém, Zorobabel (descendente de Davi) serviu como governador, e Josué, como sumo sacerdote.
Em harmonia com o propósito de Jeová, este novo arranjo governamental, ou “novos céus”, dirigia ou supervisionava o povo sujeito. (2Cr 36:23; Ag 1:1, 14)
Assim, conforme predisse o versículo 18 do capítulo 65 de Isaías, Jerusalém tornou-se “causa para júbilo e seu povo como causa para exultação”.

A citação de Pedro, porém, mostra que se devia aguardar um cumprimento futuro, à base da promessa de Deus. (2Pe 3:13)
Visto que, neste caso, a promessa de Deus se relaciona com a presença de Cristo Jesus, conforme mostra o versículo 4 , os “novos céus e uma nova terra” devem relacionar-se com o Reino messiânico de Deus e seu domínio sobre súditos obedientes.

Cristo Jesus, por meio da sua ressurreição e ascensão à mão direita de Deus, passou a ser “mais alto do que os céus” (He 7:26), no sentido de que ele foi assim colocado “muito acima de todo governo, e autoridade, e poder, e senhorio . . . não só neste sistema de coisas, mas também no que há de vir”. — Ef 1:19-21; Mt 28:18.

Os seguidores cristãos de Jesus, como “participantes da chamada celestial” (He 3:1), são designados por Deus “herdeiros” em união com Cristo, por meio de quem Deus se propôs “ajuntar novamente todas as coisas”.
“As coisas nos céus”, quer dizer, os chamados para a vida celestial, são os primeiros a serem assim ajuntados em união com Deus por meio de Cristo. (Ef 1:8-11)
Sua herança lhes é “reservada nos céus”. (1Pe 1:3, 4; Col 1:5; compare isso com Jo 14:2, 3.)
Estão “alistados” e têm sua “cidadania” nos céus. (He 12:20-23; Fil 3:20)
Constituem a “Nova Jerusalém” observada na visão de João como “descendo do céu, da parte de Deus”. (Apoc. 21:2, 9, 10; compare isso com Ef 5:24-27.) Uma vez que esta visão é inicialmente declarada ser de “um novo céu e uma nova terra” (Apoc. 21:1), segue-se que ambos são representados no que se descreve depois.

Portanto, o “novo céu” deve corresponder a Cristo junto com sua “noiva”, a “Nova Jerusalém”, e a “nova terra” é vista nos ‘povos da humanidade’, que são seus súditos e que recebem as bênçãos do seu governo, conforme descrito nos versículos 3-4.

O passar do céu e da terra anteriores.
A visão de João menciona passarem “o céu anterior e a terra anterior”. (Apoc. 21:1; compare isso com  20:11.)
Nas Escrituras Gregas Cristãs, os governos terrestres e seus povos são mostrados estarem sujeitos ao governo satânico. (Mt 4:8, 9; Jo 12:31; 2Co 4:3, 4; Apoc. 12:9; 16:13, 14)
O apóstolo Paulo referiu-se a “forças espirituais iníquas nos lugares celestiais”, junto com seus governos, suas autoridades e seus governantes mundiais. (Ef 6:12)
De modo que passar “o céu anterior” indica o fim de governos políticos, junto com Satanás e seus demônios.

Esta identificação do “céu anterior” harmoniza-se com o fato de que, pouco antes da declaração a respeito de ‘ter passado o céu anterior’, João tivera uma visão da completa derrota das forças de Satanás e do lançamento de Satanás “no abismo”. (Re 19:19-20:3)
Os súditos terrestres do domínio de Satanás são destruídos antes de ele ser lançado no abismo, conforme mostra Apocalipse 19:17, 18. (Veja 1Jo 2:15-17.) A descrição duma destruição ardente do céu e da terra, em 2 Pedro 3:7-12, corresponde às visões de Apocalipse.


PESQUISA MAIS PROFUNDA SOBRE CÉUS
CÉU, DEFINIÇÃO
A palavra hebraica sha·má·yim (sempre no plural), traduzida “céu(s)”, parece ter o sentido básico de algo alto ou elevado. (Sal 103:11; Pr 25:3; Is 55:9) A etimologia da palavra grega para céu (ou·ra·nós) é incerta.

Céus Físicos.
O pleno alcance dos céus físicos é abrangido pelo termo da língua original. O contexto usualmente provê informações suficientes para se determinar a que área dos céus físicos se refere o termo.

Céus da atmosfera terrestre.
“O(s) céu(s)” pode(m) aplicar-se à plena extensão da atmosfera da terra, em que se formam orvalho e geada (Gên 27:28; Jó 38:29), as aves voam (De 4:17; Pr 30:19; Mt 6:26), os ventos sopram (Sal 78:26), os raios lampejam (Lu 17:24), e as nuvens flutuam e deixam cair chuva, neve ou granizo (Jos 10:11; 1Rs 18:45; Is 55:10; At 14:17).
A referência ao “céu” às vezes é à abóbada aparente ou visível, que se arqueia por cima da terra. — Mt 16:1-3; At 1:10, 11.

Esta região atmosférica corresponde em geral à “expansão [hebr.: ra·qí·aʽ]” formada durante o segundo período criativo, descrito em Gênesis 1:6-8. Evidentemente é a este ‘céu’ que Gênesis 2:4; Êxodo 20:11; 31:17 se referem ao falar da criação “dos céus e da terra”. — Veja EXPANSÃO.
Q
uando foi formada a expansão da atmosfera, as águas na superfície da terra foram separadas de outras águas acima da expansão. Isto explica a expressão usada com respeito ao Dilúvio global dos dias de Noé, que “romperam-se todos os mananciais da vasta água de profundeza e abriram-se as comportas dos céus”. (Gên 7:11; compare isso com Pr 8:27, 28.)
No Dilúvio, as águas suspensas sobre a expansão evidentemente desceram como que por certos canais, bem como por chuva. Quando este enorme reservatório se esvaziara, essas “comportas dos céus” como que “fecharam-se”. — Gên 8:2.

Espaço sideral.
Os “céus” físicos estendem-se através da atmosfera da terra e mais além para as regiões do espaço sideral, com seus corpos estelares, “todo o exército dos céus” — sol, lua, estrelas e constelações. (De 4:19; Is 13:10; 1Co 15:40, 41; He 11:12)
O primeiro versículo da Bíblia descreve a criação desses céus estrelados antes da preparação da terra para a habitação humana. (Gên 1:1)
Esses céus mostram a glória de Deus, assim como faz a expansão da atmosfera, sendo a obra dos “dedos” de Deus. (Sal 8:3; 19:1-6)
Os divinamente determinados “estatutos dos céus” controlam todos estes corpos celestes.
Os astrônomos, apesar do seu equipamento moderno e do avançado conhecimento de matemática, ainda não conseguem compreender plenamente estes estatutos. (Jó 38:33; Je 33:25)
Suas descobertas, porém, confirmam a impossibilidade de o homem pôr medida em tais céus ou de contar os corpos estelares. (Je 31:37; 33:22)
Todavia, eles são contados por Deus, que os chama por nome. — Sal 147:4; Is 40:26.

O “meio do céu” e as “extremidades dos céus”.
A expressão “meio do céu” aplica-se à região dentro da expansão da atmosfera terrestre onde voam aves tais como a águia. (Apoc. 8:13; 14:6; 19:17; De 4:11 [hebr.: “coração dos céus”])
Algo similar é a expressão “entre a terra e os céus”. (1Cr 21:16; 2Sa 18:9)
O avanço dos que atacariam Babilônia desde “a extremidade dos céus” evidentemente significa chegarem a ela desde o horizonte distante (onde a terra e o céu parecem encontrar-se, e o sol parece levantar-se e pôr-se). (Is 13:5; compare isso com Sal 19:4-6.)
Similarmente, “das quatro extremidades dos céus” parece referir-se aos quatro pontos cardeais, indicando assim o abrangimento dos quatro cantos da terra. (Je 49:36; compare isso com Da 8:8; 11:4; Mt 24:31; Mr 13:27.)
Assim como os céus rodeiam a terra em todos os lados, assim a visão de Jeová, de tudo “debaixo dos céus inteiros”, abrange todo o globo. — Jó 28:24.

Os céus nublados. Outro termo, o hebraico shá·hhaq, também é usado para se referir aos “céus” ou às suas nuvens. (De 33:26; Pr 3:20; Is 45:8)
Esta palavra tem o sentido básico de algo triturado ou pulverizado, como “a camada fina de pó” (shá·hhaq) em Isaías 40:15.
É definitivamente apropriado este sentido, visto que as nuvens se formam quando o ar quente, subindo da terra, esfria ao que se conhece como ponto de orvalho, e o vapor de água nele se condensa em minúsculas partículas às vezes chamadas de poeira de água. (Compare isso com Jó 36:27, 28 )
Acrescentando algo à exatidão disso, o efeito visual da abóbada azul do céu é causado pela difusão dos raios do sol por moléculas de gás e outras partículas (inclusive pó) que compõem a atmosfera.
Por Deus formar essa atmosfera, ele, na realidade, ‘achatou o céu nublado, duro como um espelho fundido’, dando um limite definido, ou uma clara demarcação da abóbada atmosférica azul acima do homem. — Jó 37:18.

“Céus dos céus.” A expressão “céus dos céus” é considerada como se referindo aos céus mais altos e abrangeria a plena extensão dos céus físicos, não importa quão vastos, visto que os céus se estendem da terra em todas as direções. — De 10:14; Ne 9:6.

Salomão, construtor do templo em Jerusalém, declarou que os “céus, sim, o céu dos céus”, não podem conter a Deus. (1Rs 8:27) A posição de Jeová, como Criador dos céus, é muito acima de todos eles, e “só o seu nome é inalcançavelmente elevado. Sua dignidade está acima da terra e do céu”. (Sal 148:13)

Jeová mede os céus físicos com a mesma facilidade que um homem mediria um objeto por estender os dedos, para que o objeto ficasse entre a ponta do polegar e a do mindinho. (Is 40:12)
A declaração de Salomão não significa que Deus não tenha um lugar específico de residência.
Tampouco significa que ele seja onipresente, no sentido de literalmente estar em toda a parte e em tudo. Isto se pode ver em Salomão falar também de Jeová como ouvindo “desde os céus, teu lugar estabelecido de morada”, isto é, os céus do domínio espiritual. — 1Rs 8:30, 39.

Assim, em sentido físico, o termo “céus” tem grande latitude. Ao passo que pode referir-se aos mais distantes pontos do espaço universal, pode também referir-se a algo que simplesmente é alto, ou elevado, num grau fora do comum.
Assim, diz-se que aqueles que se encontram em navios jogados pelo vento tempestuoso “sobem aos céus, descem às profundezas”. (Sal 107:26)
Neste respeito, também, os construtores da Torre de Babel pretendiam erguer um edifício “com o seu topo nos céus”, como que um “arranha-céu”. (Gên 11:4; compare isso com Je 51:53.)
E a profecia em Amós 9:2 fala de homens como ‘subindo aos céus’ no esforço vão de escapar dos julgamentos de Jeová, o que evidentemente significa que tentariam refugiar-se nas regiões montanhosas elevadas.

Céus Espirituais.
As mesmas palavras das línguas originais usadas para os céus físicos também são aplicadas aos céus espirituais.
Conforme vimos, Jeová Deus não reside nos céus físicos, por ser Espírito. Todavia, visto que ele é “o Enaltecido e Elevado”, que reside “no alto” (Is 57:15), o sentido básico daquilo que é “enaltecido” ou “elevado”, expresso na palavra da língua hebraica, torna-a apropriada para descrever a “morada excelsa de santidade e beleza”. (Is 63:15; Sal 33:13, 14; 115:3)
Jeová, como Produtor dos céus físicos (Gên 14:19; Sal 33:6), é também seu Dono. (Sal 115:15, 16)
Faz neles o que se agrada de fazer, inclusive atos milagrosos. — Sal 135:6.

Portanto, em muitos textos, os “céus” representam o próprio Deus e sua posição soberana.
Seu trono está nos céus, quer dizer, no domínio espiritual que ele também governa. (Sal 103:19-21; 2Cr 20:6; Mt 23:22; At 7:49)
Jeová, desde a sua posição suprema e máxima, realmente, ‘olha para baixo’, para os céus e a terra físicos (Sal 14:2; 102:19; 113:6), e também, da sua posição elevada, ele fala, atende petições e faz julgamentos. (1Rs 8:49; Sal 2:4-6; 76:8; Mt 3:17)
De modo que lemos que Ezequias e Isaías, em face duma grave ameaça, “oravam . . . e clamavam aos céus por socorro”. (2Cr 32:20; compare isso com 2Cr 30:27.)

Também Jesus usou os céus como representativos de Deus ao perguntar aos líderes religiosos se a origem do batismo de João era “do céu ou dos homens”. (Mt 21:25; compare isso com Jo 3:27.)
O filho pródigo confessou ter pecado “contra o céu”, bem como contra o seu próprio pai. (Lu 15:18, 21) “O reino dos céus”, portanto, não significa apenas ele ter sua sede nos céus espirituais ou governar dali, mas também ser “o reino de Deus”. — Da 2:44; Mt 4:17; 21:43; 2Ti 4:18.

Também, por causa da posição celestial de Deus, tanto homens como anjos elevavam mãos ou face para os céus ao pedir que ele atuasse (Êx 9:22, 23; 10:21, 22), ao fazer um juramento (Da 12:7) e em oração (1Rs 8:22, 23; La 3:41; Mt 14:19; Jo 17:1). Em Deuteronômio 32:40, Jeová fala de si mesmo como ‘levantando a mão para o céu em juramento’. Em harmonia com Hebreus 6:13, isto evidentemente significa que Jeová jura por si mesmo. — Veja Is 45:23.

Moradia angélica.
Os céus espirituais são também a “moradia correta” dos filhos espirituais de Deus. (Ju 6; Gên 28:12, 13; Mt 18:10; 24:36)
A expressão “o exército dos céus”, freqüentemente aplicada à criação estelar, às vezes descreve esses filhos angélicos de Deus. (1Rs 22:19; compare isso com Sal 103:20, 21; Da 7:10; Lu 2:13; Apoc. 19:14.)
Assim, também, “os céus” são personificados como representando esta organização angélica, a “congregação dos santos”. — Sal 89:5-7; compare isso com Lu 15:7, 10; Apoc. 12:12.

Representando Governo. 
Vimos que os céus podem referir-se a Jeová Deus na sua posição soberana. Assim, quando Daniel disse a Nabucodonosor que a experiência pela qual passaria esse imperador babilônio faria com que ele ‘soubesse que são os céus que governam’, isso queria dizer o mesmo que saber “que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade”. — Da 4:25, 26.

Todavia, fora da sua referência ao Soberano Supremo, o termo “céus” pode também referir-se a outros poderes governantes enaltecidos ou elevados acima dos seus povos sujeitos.
A própria dinastia de reis babilônios, que Nabucodonosor representava, é descrita em Isaías 14:12 como estelar, um “brilhante, filho da alva”.
Por meio da conquista de Jerusalém, em 607 AEC, esta dinastia babilônica elevara seu trono “acima das estrelas de Deus”, sendo que estas “estrelas” evidentemente se referem à linhagem davídica de reis de Judá (do mesmo modo que o Herdeiro do trono davídico, Cristo Jesus, é chamado de “a resplandecente estrela da manhã”, em Apoc. 22:16; compare isso com Núm 24:17).
Por ter derrubado o divinamente autorizado trono davídico, a dinastia babilônica, na realidade, enalteceu-se até os céus. (Is 14:13, 14)
Esta enaltecida grandiosidade e extenso domínio foram também representados no sonho de Nabucodonosor por uma árvore simbólica, cuja altura “atingiu os céus”. — Da 4:20-22.


Rebaixamento do Que É Enaltecido.
Visto que os céus representam o que é elevado, o rebaixamento dessas coisas enaltecidas é às vezes representado pela derrubada, ou pelo ‘abalo’ ou pela ‘agitação’ dos céus. Diz-se que Jeová “lançou a beleza de Israel do céu para a terra” quando esse foi desolado. Esta beleza incluía o seu reino, e os seus governantes principescos, e o poder destes, e esta beleza foi como que devorada pelo fogo. (La 2:1-3) Mas o conquistador de Israel, Babilônia, mais tarde sofreu a agitação de seu próprio “céu” e o tremor da sua “terra”, quando os medos e os persas derrubaram Babilônia, e os deuses celestiais dela mostraram-se falsos e incapazes de salvá-la da perda de seu domínio sobre o país. — Is 13:1, 10-13.
De modo similar, profetizou-se que a posição de Edom, alta como o céu, não o salvaria da destruição, e que a espada de julgamento de Jeová ficaria encharcada nas alturas, ou “céus”, de Edom, sem que lhe viesse alguma ajuda de fonte celestial, ou enaltecida. (Is 34:4-7; compare isso com Ob 1-4, 8.) Aqueles que fazem grandes jactâncias, falando iniquamente num estilo elevado como que ‘pondo sua boca nos próprios céus’, certamente cairão em ruína. (Sal 73:8, 9, 18; compare isso com Re 13:5, 6.) A cidade de Cafarnaum tinha motivos para sentir-se muito favorecida, por causa da atenção que recebeu de Jesus e seu ministério. Entretanto, visto que deixou de aceitar as poderosas obras dele, Jesus perguntou: “Serás por acaso enaltecida ao céu?” e predisse, em vez disso: “Até o Hades descerás.” — Mt 11:23.

Escurecimento dos Céus.
O escurecimento dos céus ou dos corpos estelares é muitas vezes usado para representar a eliminação das condições prósperas, favoráveis, e sua substituição por perspectivas e condições ameaçadoras, tenebrosas, como quando nuvens escuras eclipsam toda a luz, dia e noite. (Veja Is 50:2, 3, 10.)

Este uso dos céus físicos em conexão com a perspectiva mental dos humanos é um tanto similar à antiga expressão árabe: “O céu dele caiu por terra”, significando que a superioridade ou prosperidade de alguém diminuiu muito.
Similar também é a moderna expressão alemã: “Aus allen Himmeln fallen” (literalmente: cair de todos os céus), transmitindo a idéia de amargo desapontamento e total desilusão.
A Judá sobreveio tal dia de escuridão em cumprimento do julgamento feito por Jeová por meio do seu profeta Joel, e atingiu seu clímax na desolação de Judá por Babilônia. (Jl 2:1, 2, 10, 30, 31; compare isso com Je 4:23, 28.)
Qualquer esperança de ajuda da parte duma fonte celestial parecia ter-se esgotado, e conforme predito em Deuteronômio 28:65-67, ficaram ‘apavorados noite e dia’, sem alívio ou esperança de luz do sol de manhã ou de luar à noite.
No entanto, por meio do mesmo profeta, Joel, Jeová advertiu os inimigos de Judá que eles sofreriam a mesma situação quando ele executasse o julgamento neles. (Jl 3:12-16)

Ezequiel e Isaías usaram este mesmo quadro figurativo ao predizer o julgamento de Deus sobre o Egito e sobre Babilônia, respectivamente. — Ez 32:7, 8, 12; Is 13:1, 10, 11.

O apóstolo Pedro citou a profecia de Joel no dia de Pentecostes, ao exortar uma multidão de ouvintes a ‘serem salvos desta geração pervertida’. (At 2:1, 16-21, 40) Os daquela geração que não acataram isso presenciaram um tempo de grave escuridão, quando os romanos sitiaram e finalmente assolaram Jerusalém menos de 40 anos depois. Antes de Pentecostes, porém, Jesus fez uma profecia similar e mostrou que ela se cumpriria no tempo da sua presença. — Mt 24:29-31; Lu 21:25-27; compre isso com Re 6:12-17.

Permanência dos Céus Físicos.
Elifaz, o temanita, disse a respeito de Deus: “Eis que não confia nem nos seus santos, e os próprios céus não são realmente puros aos seus olhos.” Todavia, Jeová disse a Elifaz que este e seus dois companheiros ‘não falaram a verdade a meu respeito assim como fez meu servo Jó’. (Jó 15:1, 15; 42:7)
Em contraste, Êxodo 24:10 refere-se aos céus como representando pureza. De modo que, na Bíblia, não se menciona nenhum motivo para Deus destruir os céus físicos.

Que os céus físicos são permanentes é mostrado pelo fato de que são usados em símiles relacionados com coisas eternas, tais como os resultados pacíficos e justos do reino davídico herdado pelo Filho de Deus. (Sal 72:5-7; Lu 1:32, 33)
De modo que textos tais como Salmo 102:25, 26, que falam de os céus ‘perecerem’ e serem ‘substituídos assim como uma vestimenta gasta’, não devem ser entendidos em sentido literal.
Em Lucas 21:33, Jesus diz que “céu e terra passarão, mas as minhas palavras de modo algum passarão”.
O sentido desta expressão parece ser similar ao de Mateus 5:18: “Deveras, eu vos digo que antes passariam o céu e a terra [ou: “mais fácil é passarem céu e terra”; Lu 16:17] do que passaria uma só letra menor ou uma só partícula duma letra da Lei sem que tudo se cumprisse.”

O Salmo 102:25-27 enfatiza a eternidade e a imperecibilidade de Deus, ao passo que a sua criação física dos céus e da terra é perecível, quer dizer, poderia ser destruída — se fosse do propósito de Deus. Dessemelhante da existência eterna de Deus, a permanência de qualquer parte da sua criação física não é independente. Conforme se vê na terra, a criação física tem de passar por um contínuo processo de renovação, se há de perdurar ou reter sua forma existente.

Que os céus físicos dependem da vontade e do poder sustentador de Deus é indicado no Salmo 148, onde, depois de se referir ao sol, à lua e às estrelas, junto com outras partes da criação de Deus, o versículo 6  declara que Deus “os mantém estabelecidos para sempre, por tempo indefinido. Deu um regulamento, e este não passará”.

As palavras do Salmo 102:25, 26, aplicam-se a Jeová Deus, mas o apóstolo Paulo as cita com referência a Jesus Cristo. Isto se dá porque o Filho unigênito de Deus era o Agente pessoal de Deus usado na criação do universo físico. Paulo contrasta a permanência do Filho com a da criação física, a qual Deus, se intencionasse isso, poderia ‘enrolar assim como a uma capa’ e pôr de lado. — He 1:1, 2, 8, 10-12; compare isso com 1Pe 2:3 n.

Várias Expressões Poéticas e Figuradas.
Visto que os céus físicos desempenham um papel vital em sustentar e fazer prosperar a vida na terra — pela luz do sol, a chuva, o orvalho, ventos refrescantes e outros benefícios atmosféricos — eles são mencionados poeticamente como “bom depósito” de Jeová. (De 28:11, 12; 33:13, 14)
Jeová abre as “portas” desse para abençoar seus servos, assim como quando fez o maná, “o cereal do céu”, descer para o solo. (Sal 78:23, 24; Jo 6:31)

As nuvens são como “talhas de água” nas câmaras superiores desse depósito, e a chuva cai dali como que por “condutos”, certos fatores, tais como montes ou mesmo a intervenção milagrosa de Deus, causando a condensação de água e a subseqüente precipitação pluvial em regiões específicas. (Jó 38:37; Je 10:12, 13; 1Rs 18:41-45) Por outro lado, a retirada da bênção de Deus em certas ocasiões resultou em os céus sobre a terra de Canaã serem ‘cerrados’, tornando-se, na aparência, tão duros e não porosos como o ferro, e tendo um brilho metálico da cor de cobre, com uma atmosfera cheia de pó, sem chuva. — Le 26:19; De 11:16, 17; 28:23, 24; 1Rs 8:35, 36.

Isto ajuda a entender o quadro apresentado em Oséias 2:21-23. Depois de predizer os resultados devastadores da infidelidade de Israel, Jeová fala então do tempo do seu restabelecimento e das resultantes bênçãos.
Naquele dia, ele diz, “responderei aos céus, e eles, da sua parte, responderão à terra; e a terra, da sua parte, responderá ao cereal, e ao vinho doce, e ao azeite; e eles, da sua parte, responderão a Jezreel”.
Evidentemente, isto representa pedir Israel a bênção de Jeová por meio da série de coisas da criação Dele mencionadas aqui. Por este motivo, essas coisas são encaradas como personificadas, e, por isso, como que capazes de fazer uma solicitação ou um pedido. Israel pede cereais, vinho e azeite; estes produtos, por sua vez, procuram sua nutrição e água da terra; a terra, a fim de suprir estas necessidades, requer (ou figuradamente solicita) sol, chuva e orvalho dos céus; e os céus (até então ‘cerrados’, por causa da retirada da bênção de Deus) podem responder somente se Deus aceitar o pedido e restabelecer seu favor à nação, pondo assim em movimento o ciclo de produção. A profecia oferece garantia de que ele fará isso.

Em 2 Samuel 22:8-15, Davi aparentemente usa a figura dum tremendo temporal para representar o efeito da intervenção de Deus em favor de Davi, libertando-o dos seus inimigos. A ferocidade deste temporal simbólico agita os alicerces dos céus, e estes ‘se curvam para baixo’ em nuvens escuras, baixas. Compare isso com as condições literais dum temporal descrito em Êxodo 19:16-18; também com as expressões poéticas em Isaías 64:1, 2.

Jeová, o “Pai das luzes celestiais” (Tg 1:17), é freqüentemente mencionado como tendo ‘estendido os céus’, assim como se faria com um pano de tenda. (Sal 104:1, 2; Is 45:12) Os céus, tanto a expansão atmosférica de dia como os céus estrelados à noite, do ponto de vista dos humanos na terra, têm a aparência duma imensa abóbada. Em Isaías 40:22, o símile é de se estender “uma gaze fina”, em vez de o pano de tenda mais grosso. Isto expressa a delicada ornamentação desta abóbada celeste. Numa noite clara, os milhares de estrelas, de fato, constituem um tecido rendado estendido sobre o fundo de veludo negro do espaço. Pode-se também notar que até mesmo a enorme galáxia conhecida como Via-láctea, na qual se encontra o nosso sistema solar, tem uma aparência de fina gaze, do ponto de vista da terra.

Do precedente se pode notar que sempre se precisa considerar o contexto para determinar o sentido das expressões figuradas. Assim, quando Moisés chamou “os céus e a terra” por testemunhas das coisas que declarava a Israel, é óbvio que ele não se referia à criação inanimada, mas, antes, aos habitantes inteligentes dos céus e da terra. (De 4:25, 26; 30:19; compare isso com Ef 1:9, 10; Fil 2:9, 10; Apoc. 13:6.)
Isto também se aplica à alegria dos céus e da terra com a queda de Babilônia, em Jeremias 51:48. (Veja Re 18:5; 19:1-3.) Igualmente, devem ser os céus espirituais que ‘escoam justiça’, conforme descrito em Isaías 45:8. Em outros casos, fala-se dos céus literais, mas eles são descritos figuradamente como alegrando-se ou bradando. Por ocasião da vinda de Jeová como juiz à terra, conforme descrito no

Salmo 96:11-13, os céus, junto com a terra, o mar e a campina assumem aspecto alegre. (Veja Is 44:23.) Os céus físicos também louvam seu Criador, do mesmo modo que um produto de belo aspecto dá louvor ao artífice que o produz. Na realidade, falam do poder, da sabedoria e da majestade de Jeová. — Sal 19:1-4; 69:34.

Ascensão ao Céu. Em 2 Reis 2:11, 12, o profeta Elias é descrito como “subindo aos céus no vendaval”. Os céus, aqui, referem-se aos céus atmosféricos, nos quais ocorrem vendavais, não aos céus espirituais da presença de Deus.
Elias não morreu por ocasião desta ascensão, mas continuou vivo por alguns anos após o seu transporte celestial para longe do seu sucessor Eliseu. Tampouco ascendeu Elias aos céus espirituais quando faleceu, visto que Jesus, enquanto na terra, disse claramente que “nenhum homem ascendeu ao céu”. (Jo 3:13; veja ELIAS N.° 1 (Eliseu o Sucede).)

Em Pentecostes, Pedro disse igualmente a respeito de Davi, que ele “não ascendeu aos céus”. (At 2:34)
Na realidade, nada nas Escrituras indica que se oferecesse aos servos de Deus uma esperança celestial antes da vinda de Cristo Jesus. Esta esperança surge pela primeira vez nas expressões de Jesus aos seus discípulos (Mt 19:21, 23-28; Lu 12:32; Jo 14:2, 3) e foi por eles plenamente compreendida apenas após Pentecostes de 33 EC. — At 1:6-8; 2:1-4, 29-36; Ro 8:16, 17.

As Escrituras mostram que Cristo Jesus foi o primeiro a ascender da terra aos céus da presença de Deus. (1Co 15:20; He 9:24)
Por meio desta ascensão, e de ele apresentar ali o seu sacrifício de resgate, ele ‘abriu o caminho’ para os que seguiriam — os membros da sua congregação, gerados pelo espírito. (Jo 14:2, 3; He 6:19, 20; 10:19, 20)
Estes, ao serem ressuscitados, têm de levar “a imagem do celestial”, Cristo Jesus, a fim de ascender aos céus do plano espiritual, porque “carne e sangue” não podem herdar o Reino celestial. — 1Co 15:42-50.

Como podem pessoas “nos lugares celestiais” ainda estar na terra?
O apóstolo Paulo, na sua carta aos efésios, fala de cristãos então vivos na terra como se já estivessem usufruindo uma posição celestial, levantados e ‘assentados junto nos lugares celestiais, em união com Cristo Jesus’. (Ef 1:3; 2:6)
O contexto mostra que os cristãos ungidos são encarados assim por Deus, por ele os ter ‘designado herdeiros’ junto com seu Filho na herança celestial.
Enquanto ainda na terra, eles foram enaltecidos, ou ‘levantados’, por meio desta designação. (Ef 1:11, 18-20; 2:4-7, 22) Estes pontos também lançam luz sobre a visão simbólica de Apocalipse 11:12.

Fornecem também a chave para o entendimento do quadro profético de Daniel 8:9-12, onde aquilo que anteriormente foi mostrado representar um poder político é mencionado como ‘tornando-se cada vez maior até atingir o exército dos céus’, e até mesmo causando que alguns deste exército e das estrelas caíssem para a terra.

Em Daniel 12:3, esses servos de Deus, na terra, no predito tempo do fim, são mencionados como raiando “como as estrelas por tempo indefinido”. Note também o uso simbólico de estrelas no livro de Apocalipse, capítulos 1 a 3, onde o contexto mostra que essas “estrelas” se referem a pessoas que obviamente vivem na terra e passam por experiências e tentações terrenas, estrelas que são responsáveis pelas congregações aos seus cuidados. — Apoc. 1:20; 2:1, 8, 12, 18; 3:1, 7, 14.

O caminho para a vida celestial.
O caminho para a vida celestial envolve mais do que apenas ter fé no sacrifício resgatador de Cristo e obras de fé em obediência às instruções de Deus.
Os escritos inspirados dos apóstolos e discípulos mostram que precisa haver também uma chamada e escolha da pessoa por Deus, mediante seu Filho. (2Ti 1:9, 10; Mt 22:14; 1Pe 2:9)

Este convite envolve uma série de passos, ou ações, a fim de qualificar a pessoa para a herança celestial; muitos desses passos são dados por Deus, outros pela pessoa chamada.

Entre esses passos, ou ações, encontram-se declarar justo o cristão chamado (Ro 3:23, 24, 28; 8:33, 34); produzi-lo (‘gerá-lo’) como filho espiritual (Jo 1:12, 13; 3:3-6; Tg 1:18); ser ele batizado na morte de Cristo (Ro 6:3, 4; Fil 3:8-11); ungi-lo (2Co 1:21; 1Jo 2:20, 27); santificá-lo (Jo 17:17).
O chamado tem de manter a integridade até a morte (2Ti 2:11-13; Re 2:10), e depois de se ter mostrado fiel na sua chamada e escolha (Re 17:14), ele finalmente é ressuscitado para a vida espiritual. — Jo 6:39, 40; Ro 6:5; 1Co 15:42-49.

Terceiro Céu. Em 2 Coríntios 12:2-4, o apóstolo Paulo descreve alguém que foi “foi arrebatado . . . até o terceiro céu” e “para o paraíso”. Visto que nas Escrituras não há nenhuma menção de alguém mais ter tido tal experiência, parece provável que era a experiência do próprio apóstolo.

Ao passo que alguns se têm esforçado a relacionar a referência de Paulo ao terceiro céu com o primitivo conceito rabínico de que havia estágios de céus, até mesmo o total de “sete céus”, este conceito não encontra nenhum apoio nas Escrituras.

Conforme vimos, os céus não são mencionados especificamente como divididos em plataformas ou estágios, mas, antes, é necessário tomar em conta o contexto para se determinar se a referência é aos céus dentro da expansão atmosférica da terra, aos céus do espaço sideral, aos céus espirituais ou a algo mais.

Portanto, parece que a referência ao “terceiro céu” indica um grau superlativo de arrebatamento no qual se teve esta visão. Note a maneira em que palavras e expressões são repetidas três vezes em Isaías 6:3; Ezequiel 21:27; João 21:15-17; Revelação 4:8, evidentemente com o fim de expressar uma intensificação da qualidade ou idéia.

MATÉRIA COMPLEMENTAR

PÁGINA INICIAL | 144.000 - QUEM SÃO OS 144.000 DO APOCALIPSE? | 144.000 - FESTIVIDADES JUDAICAS INDICAM O PRESENTE? | 144.000 - TABERNÁCULO O MODÊLO PROFÉTICO DOS 144000, E DA GRANDE MULTIDÃO | 144.000 - NO VELHO TESTAMENTO | 144.000 - NOVO TESTAMENTO FOI ENDEREÇADO ESPECIALMENTE A ELES? | 144.000 - SÃO SÓ JUDEUS NATURAIS? | 144.000 - SÓ ELES VÃO PARA O CÉU? | 144.000 - SÓ ELES SÃO FILHOS DE DEUS? | 144.000 - O NOVO PACTO É SÓ COM ELES? | 144.000 - JESUS É MEDIADOR SÓ COM ELES? | 144.000 - SÓ ELES SÃO BATIZADOS COM E. SANTO? | 144.000 - SÓ ÊLES NASCEM DE NOVO? | 144.000 - SÓ ELES SÃO "UNGIDOS"? | 144.000: NA CEIA DO SENHOR, POR QUE A MAIORIA NÃO PARTICIPA? | 144.000 - SÃO TAMBÉM AS PRIMÍCIAS JUNTO COM CRISTO? | 144.000 - 12.000 - SÃO NÚMEROS SIMBÓLICOS OU REAIS? | 144.000 - SÃO REPRESENTADOS PELOS 24 ANCIÃOS? | 144.000 - SÃO ADORADORES DA TRINDADE? SÃO VIRGENS? | 144.000 - SÃO PREDESTINADOS PELA PRESCIÊNCIA DE DEUS? | 144.000 - A RESSURREIÇÃO DELES JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO? | 144.000 - JÁ TEM MAIS DE 144.000 UNGIDOS SALVOS PARA O CÉU? | 144.000 - A PARTICIPAÇÃO NA CEIA GARANTE SUA SELAGEM? | 144.000 - SUAS SELAGENS: COMO ESTÃO SENDO FEITAS? | 144.000 - SÓ ELES ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DO CORDEIRO? | 144.000 - SÓ ELES MORARÃO NA NOVA JERUSALÉM? | 144.000 - SÓ ELES GOVERNARÃO A TERRA COM CRISTO? | 144.000 - ELES JULGARÃO OS ANJOS E A HUMANIDADE? | 144.000 - ELES SÃO A MESMA GRANDE MULTIDÃO? | 144.000 - A GRANDE MULTIDÃO DE SALVOS ESTÃO TAMBÉM NO CÉU COM ELES? | 144.000 - VEJA A HIERARQUIA DELES NO CÉU. | 144.000 - OS ARREBATADOS PRO CÉU VOLTAM PARA A TERRA? | 144.000 - SÓ ELES SERÃO REIS E SACERDOTES COM CRISTO? | 144.000 - SÃO OS PRÍNCIPES QUE VIVERÃO NA TERRA NO REINO MILENAR? | 144.000 - VOCÊ É UM DELES? | 144.000 - KIT COMPLETO SOBRE OS 144.000 E OS 24 ANCIÃOS | ABORTO: O QUE DEUS PENSA DELE? | ADÃO FOI PERDOADO DO PECADO E SERÁ SALVO? | ADIVINHAÇÃO: O QUE DEUS PENSA? | ADORAÇÃO: É SOMENTE PARA QUEM? | ALELUIA- O QUE SIGNIFICA? | ALMA É IMORTAL? | A ALMA MORRE OU É IMORTAL? PERGUNTAS E RESPOSTAS | ANIMAIS: SERÃO EXTINTOS NA NOVA TERRA? | ANJO: CADA UM TEM O SEU ANJO DA GUARDA? | ANJOS DE SATANÁS SERÃO DESTRUÍDOS NO ARMAGEDOM? | ANIVERSÁRIO- VOCÊ O COMEMORA? | ANTICRISTO E FIM DA APOSTASIA | APOCALIPSE FÁCIL | APOSTASIA: O QUE É? | APÓSTATAS: O QUE ELES MAIS QUEREM | APOSTATAS E HEREGES, QUEM SÃO HOJE? | APOSTATAS: AS INCONSISTÊNCIAS RELIGIOSAS DOS “PASTORES” >EX’s TJ’s. | APOSTATAS: UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA. | APOSTASIA: COMO FUNCIONA SUA ORGANIZAÇÃO | APOSTASIA: A GRANDE APOSTASIA DO CRISTIANISMO NA PAROUSIA | APOSTASIA: A ÚLTIMA APOSTASIA NO FINAL DO MILÊNIO. | APÓSTATAS: SEU OBEJTIVO MOR NOS BASTIDORES. | APÓSTATAS: COMIDAS ESPIRITUAIS ENVENENADAS SERVIDAS POR PASTORES EX's TJ's | APOSTATAS: POR QUE ODIAR SÓ A EX, AS DEMAIS SÃO CORRETAS? | APÓSTATAS E O PEDOFILISMO. | APOSTATAS: EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS QUE FORAM DESVIADAS POR ELES | APOSTATAS: POR QUE CAMUFLAR O FIM TÃO PRÓXIMO? | APOSTASIA: QUAIS OS FRUTOS QUE ELA PRODUZ? | APOSTASIA: RAZÕES PARA NÃO SE TORNAR UM APÓSTATA | APÓSTATAS: POR QUEM ENFRENTAM DEUS? | APOSTASIA: A VERDADEIRA RAZÃO DA MAIORIA DOS QUE SE TORNAM APÓSTATAS | APÓSTATAS: SUAS CRÍTICAS EXCLUI O CAMINHO DA VERDADE? | APOSTATAS: AJUDAM O CUMPRIMENTO DE PROFECIAS DE JESUS? | APOSTASIA: JESUS TE LIBERTOU PARA SER APÓSTATA? | APÓSTATAS: O QUE ACONTECE QUANDO UM EX-TJ RETORNA? | APOSTASIA: POSTAGENS E SITES APÓSTATAS AJUDAM OS QUE ABANDONAM JEOVÁ? | APOSTASIA: QUEM TRABALHA MAIS? O APÓSTATA OU O CRISTÃO? | APOSTASIA: DESMASCARADO O LIVRO “CRISES DE CONSCIÊNCIA” | APÓSTATA: VOCÊ TEM O CHEIRO TRIUNFAL DE CRISTO OU CHEIRO DE MORTE? | APOSTASIA: A PROVA QUE OS APÓSTATAS PERDERAM | APOSTASIA: KIT COMPLETO CONTRA ELA | APÓSTOLOS X DISCÍPULOS QUAL A DIFERENÇA? | ATEÍSMO, É CORRETO? ATEUS SABEM DEFENDER-SE? | ATEÍSMO: PERGUNTAS RESPONDIDAS | ATEÍSMO: O BIG BANG, A MULETA DOS ATEUS | ATEÍSMO: GERAÇÃO EXPONTANEA? | ATEÍSMO: A EVOLUÇÃO OU A CRIAÇÃO? | ATEÍSMO: A ENGENHARIA GENÉTICA E QUÂNTICA PROVARÃO QUE DEUS NÃO EXISTE? | ATEÍSMO: A CIÊNCIA DARÁ VIDA ETERNA A TODOS? | ATEÍSMO: A CIÊNCIA AJUDA OU ATRAPALHA? | ATEÍSMO: A CRIAÇÃO REVELA A EXISTÊNCIA DE DEUS. | ATEÍSMO: CONSCIÊNCIA UM PRESENTE DE DEUS. | ATEÍSMO OU TEÍSMO? | ATEÍSMO: KIT BÍBLICO PARA ATEUS | ATEÍSMO: RAZÕES ÓBVIAS QUE ATEU NÃO CRÊ EM DEUS. | ARMAGEDOM: FIM DE TUDO? | ARREBATAMENTO, É PARA TODOS? | ARREPENDIMENTO: O QUE É REALMENTE ARREPENDER-SE? | ÁRVORE DA VIDA: QUAL O SEU SIGNIFICADO? | BABILÔNIA A GRANDE, QUEM É? | BATISMO BÍBLICO- DEFINIÇÃO | BATISMOS E NASCER DE NOVO NA BÍBLIA | BEBIDAS ALCOÓLICAS: DEUS PERMITE O SEU USO MODERADAMENTE? | BESTA- FERA, QUEM É? (666) | BESTA- É A POLITICA, PATRIOTISMO, E AMOR À BANDEIRA? | BÍBLIA: POR QUE É O LIVRO DE DEUS? | BÍBLIA, POR QUE É O LIVRO SAGRADO? | BÍBLIA: QUAIS SÃO OS LIVROS CANÔNICOS? | BÍBLIA: PROFECIAS CUMPRIDAS | BÍBLIA: É UM LIVRO SANGUINÁRIO? | BÍBLIA: LIVROS APÓCRIFOS | BÍBLIA: POR QUE ELA NÃO ACEITA ACRÉSCIMOS? | BÍBLIA CONTÉM ERROS E CONTRADIÇÕES? | BÍBLIA: APOIA O EXCLUSIVISMO RELIGIOSO? | BÍBLIA: ERROS E ADULTERAÇÕES EM TRADUÇÕES | BÍBLIA: POR QUE TRADUÇÕES MODERNAS FALTAM ALGUNS VERSÍCULOS? | BÍBLIA: CONSEGUE-SE ENTENDE-LA SEM AJUDA DE OUTRAS PUBLICAÇÕES? | BÍBLIA: KIT DE DEFESA DA BÍBLIA | CASAMENTO SOMENTE NO "SENHOR" O QUE DENOTA ISTO? | CARIDADE: BASTAM BOAS OBRAS? CONCEITO DA BÍBLIA | CARNE DE PORCO É IMPRÓPRIA PARA O CRISTÃO? | CEIA DO SENHOR E O MANÁ- NOVO PACTO | CEIA DO SENHOR: JUDAS PARTICIPOU DA CEIA OU SÓ DA PÁSCOA? | CEIA DO SENHOR: LAVA-SE OS PÉS UNS DOS OUTROS NAS CEIAS DE HOJE? | CEIA DO SENHOR: KIT COMPLETO | CELIBATO: É UM REQUISITO DOS DA DIANTEIRA? | CÉU: TAMBÉM É UM PARAÍSO? | COMISSÃO JUDICATIVA: TRIBUNAIS RELIGIOSOS HUMANOS É BÍBLICO? | CONFISSÃO DOS PECADOS: A QUEM DEVEMOS CONFESSÁ-LOS? | CONSCIÊNCIA: COMO TREINA-LA? | CORPO-ALMA-ESPÍRITO, DE QUE SE TRATAM? | CORPO-ALMA- ESPÍRITO- FACÍL DE ENTENDER | CORPO GOVERNANTE E ORGANIZAÇÃO, EXISTEM? | CRENÇAS MORTAIS: QUAIS SÃO ELAS E QUEM AS PRATICA? | CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO? | CRISTÃO: O QUE É SER UM CRISTÃO? | CRISTÃOS VERDADEIROS PRECISAM REUNIR, ONDE? | CRISTÃOS FALSOS ODEIAM ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS. | CRISTIANISMO OU CRISTANDADE? | CRONOLOGIA BÍBLICA | CRUZ OU MADEIRO JESUS FOI EXECUTADO? | CURAS, EXISTEM ATÉ HOJE? | DATAS PREVISTAS NA BÍBLIA, QUE FORAM DESCOBERTAS | DESASSOCIAÇÃO: É BÍBLICO NA CONGREGAÇÃO? | DESASSOCIAÇÃO: PERGUNTAS DE LEITORES | DESASSOCIAÇÃO: COMO SAIR DAS TJ'S SEM SER DESASSOCIADO? | DESASSOCIAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO | DESASSOCIAÇÃO NO REINO DE CRISTO E NA ETERNIDADE | DESASSOCIAÇÃO: SE APLICA TAMBÉM À TODAS CRIATURAS ESPIRITUAIS? | DESASSSOCIAÇÃO: COMO É A READMISSÃO? | DESASSOCIAÇÃO: QUAL A ESPERANÇA PARA QUEM MORRE DESASSOCIADO? | DESASSOCIAÇÃO: UM ATO DE AMOR DO CRIADOR | DESASSOCIAÇÃO KIT COMPLETO | DESTINO: SE EXISTE, QUEM O PROGRAMA? | DEUS: O QUE SIGNIFICA ESTA PALAVRA? | DEUS ACEITA IMAGENS NA SUA ADORAÇÃO? | DEUS E PAI DE JESUS, QUEM É? | DEUS JEOVÁ É O SENHOR JESUS? | DEUS VERDADEIRO, NÃO PRECISA DE: | DEUS FALSO E O VERDADEIRO, COMO IDENTIFICA-LOS? | DEUS DEVE SER IDENTIFICADO PELO SEU NOME? | DIABO: ELE EXISTE? QUEM O CRIOU? | DIABO: QUAL É SEU SONHO DE CONSUMO? | DIAS CRIATIVOS E O REPOUSO DE DEUS. | DIVINDADE DE JEOVÁ, CRISTO, OUTROS DEUSES, E PESSOAS | DIVÓRCIO: EXISTEM RAZÕES BÍBLICAS PARA DIVORCIAR-SE? | DÍZIMO, DEVO PAGA-LO? | DÍZIMO OU CONTRIBUIÇÃO PARA O CRISTÃO? | DONS MILAGROSOS | DROGAS: CONCEITO DA BÍBLIA | ENOQUE, ELIAS E MOISÉS ESTÃO NO CÉU? | ESCRAVO FIEL E PRUDENTE | ESPIRITÍSMO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO. | ESPIRITISMO: MÉDIUM ESPÍRITA, O CONCEITO DA BÍBLIA | ESPIRITISMO: DEVE SE COMUNICAR COM O MUNDO ESPIRITUAL? | ESPIRITISMO: QUEM INCORPORA NO MÉDIUM? | ESPIRITISMO: QUEM FAZ AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS SEGUNDO A BÍBLIA? | ESPIRITISMO: QUEM ERAM OS ESPÍRITOS QUE JESUS EXPULSAVA DAS PESSOAS? | ESPIRITISMO: O QUE É O ESPÍRITO DOS HOMENS E DOS ANIMAIS? | ESPIRITISMO: NA CREMAÇÃO O "ESPÍRITO" SENTE DOR? | ESPIRITISMO: NO COMA COMO REAGE O ESPÍRITO? | ESPIRITISMO: EXISTEM COLÔNIAS ESPIRITUAIS E HOSPITAIS PARA DESENCARNADOS? | ESPIRITISMO: SUAS CONTRADIÇÕES | ESPIRITISMO: A ALMA É IMORTAL? | ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO EXISTE? | ESPIRITISMO: RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO? | ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO OU MATERIALIZAÇÃO? | ESPIRITISMO: ANIMAIS "REENCARNAM"? | ESPIRITISMO: ANJOS REENCARNAM OU MATERIALIZAM? | ESPIRITISMO: O RESGATE DE CRISTO SALVA OS ANIMAIS TAMBÉM? | ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO SALVARÁ A HUMANIDADE? | ESPIRITISMO: A BÍBLIA CONTÉM ERROS E CONTRADIÇÕES? | ESPIRITISMO: DIFERENÇAS DA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA X LIVROS ESPÍRITAS | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE JESUS: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O ESPÍRITO SANTO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O DIABO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE A MORTE: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O BATISMO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O RESGATE: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE A NOVA ERA: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O REINO DE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE JUDAS ISCARIOTES: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE DEFIECIÊNCIA FÍSICA: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE O SUICÍDIO: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE A FÉ: ESPÍRITA X BÍBLIA | ESPIRITISMO "CIÊNCIA" OU CIÊNCIA SECULAR? | ESPIRITISMO: EXISTE CIVILIZAÇÃO NO PLANETA CAPELA? | ESPIRITISMO: PERGUNTAS SEM RESPOSTAS | ESPIRITISMO: SOBERANIA DE DEUS OU DO DIABO? | ESPIRITISMO: LEMBRANÇAS E VISÕES DA "OUTRA" VIDA SÃO REAIS? | ESPIRITISMO: TRAZEMOS HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE "VIDAS ANTERIORES"? | ESPIRITISMO: DEUS CRIOU TODOS SERES IMPERFEITOS PARA EVOLUIREM? | ESPIRITISMO: VIDA ETERNA ESPIRITUAL OU CARNAL? | ESPIRITISMO: AS MALIGNIDADES DO "DEUS" ESPÍRITA. | ESPIRITISMO: DOENÇA E MORTE SÃO PRESENTES DE DEUS? | ESPIRITISMO: ESPIRITISMO: SUJEITAI A DEUS E O DIABO FUGIRÁ DE VÓS. | ESPIRITISMO: ESPÍRITAS SÃO CRISTÃOS? | ESPIRITISMO: EXISTE NA BÍBLIA “EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO” | ESPIRITISMO: QUANDO CHEGARÁ O SEU FIM? | ESPIRITISMO: KIT DO ESPIRITISMO SEGUNDO A BÍBLIA | ESPÍRITO SANTO: A FORÇA DE DEUS PERSONALIZADA | ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE. | ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA? | ESPÍRITO SANTO: FAZ PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS? | ESPÍRITO SANTO: SUBSISTE EM FORMA DE DEUS? | ESPÍRITO SANTO TEM DIVINDADE E PERSONALIDADE? | ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS | ESPÍRITO SANTO: O QUE É MENTIR, PECAR, BLASFEMAR E ENTRISTECE-LO? | ESPÍRITO SANTO: QUEM SÃO OS PECADORES QUE BLASFEMAM CONTRA ELE? | ESPÍRITO SANTO: O SEU "EGO", EU. | ESPÍRITO SANTO: O VERDADEIRO E O FALSO | ESPIRITO SANTO É O PRÓPRIO DEUS JEOVÁ? | ESPÍRITO DE DEUS É DEUS? | ESPÍRITO SANTO: COM LETRA MAÍUSCULA OU MINÚSCULA? | ESPÍRITO SANTO: VOCÊ FOI BATIZADO COM FOGO? | ESPÍRITO SANTO: É PREFIGURADO POR COISAS ABSTRATAS? | ESPÍRITO SANTO SUBSTITUI O CORPO GOVERNANTE E O ESCRAVO FIEL? | ESPÍRITO SANTO: COMO SE BATIZA "EM NOME DO ESPÍRITO SANTO"? | ESPÍRITO SANTO: ATUA COM OS DONS MIRACULOSOS ATÉ HOJE? | ESPÍRITO SANTO: COMO ELE “PESQUISA” AS COISAS DE DEUS? | ESPÍRITO SANTO: NÃO SERÁ HERDEIRO DO REINO DE JEOVÁ. | ESPÍRITO SANTO: KIT BÍBLICO DO ESPÍRITO SANTO | ETERNIDADE: O ÚLTIMO SIM OU NÃO, SAIRÁ DE JESUS OU DE JEOVÁ? | FALSOS PROFETAS HOJE, QUEM SÃO? | FALSO CRISTÃO AINDA NÃO PERCEBEU. | FAMÍLIA FELIZ | FÉ: QUAL A VERDADEIRA? | FESTIVIDADES NÃO CRISTÃS QUE NÃO DEVEMOS PARTICIPAR | FILOSOFIA: COMO DEUS CONSIDERA A SABEDORIA HUMANA? | FUTURO: O QUE NOS AGUARDA? | GUERRAS MUNDIAIS: HAVERÁ A III GUERRA MUNDIAL PELA BÍBLIA ? | GUERRAS TEOCRÁTICAS: EXISTEM ATÉ HOJE? | HIPNOTISMO É CONDENADO PELA BÍBLIA? | HOMOSSEXUALISMO: O QUE A BÍBLIA DIZ? | HOMOSSEXUALLISMO: AS IGREJAS DEVEM REJEITAR HOMOSSEXUAIS? | HORÓSCOPO: ASTROLOGIA É DE DEUS? | INFERNO: SUA DEFINIÇÃO. | INFERNO: O QUE É A GEENA? | INFERNO: O QUE É O LAGO DE FOGO? | INFERNO: GEENA E LAGO DE FOGO, QUAL A DIFERENÇA? | INFERNO: O QUE É O TÁRTARO? | INFERNO: A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO | INFERNO DE FOGO E TORMENTO ETERNO, SÃO ETERNOS? | INFERNO, LAGO DE FOGO E CASTIGO ETERNOS SÃO REAIS OU FANTASIAS? | INFERNO E TORMENTO SE FOSSEM ETERNOS | INFERNO É O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS? | INFERNO DE FOGO FAZ PARTE DA JUSTIÇA DIVINA? | INFERNO E TORMENTO ETERNO, SÃO LITERAIS MESMO? | INFERNO: QUAL SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA? | INFERNO: SUAS CONTRADIÇÕES | INFERNO E O APOCALIPSE | INFERNO FÁCIL | INFERNO: JESUS ENSINOU ESTA CRENÇA? | INFERNO: AS FALCATRUAS DOS INFERNISTAS | INFERNO: KIT PARA OS INFERNISTAS PESQUISAREM | IMAGENS, SÃO APROVADAS NA ADORAÇÃO? | IMPOSIÇÃO DE MÃOS EXISTE ATÉ HOJE? | JEJUM É PRATICADO NO NOVO TESTAMENTO? | JEOVÁ DOS EXÉRCITOS: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ-JIRÉ: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ-NISSI: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ-SAMÁ: O QUE SIGNIFICA? | JEOVÁ: O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE ÊLE? | JEOVÁ: COMO ELE ATRAI AS PESSOAS? | JEOVÁ: ALÉM DE MIM NÃO HÁ SALVADOR | JEOVÁ É O NOME DE DEUS NO VT E NT? | JEOVÁ O DEUS VITORIOSO, TÍTULOS INÉDITOS. | JEOVÁ É O ÚNICO DEUS. | JEOVÁ: ANTES E DEPOIS DE MIM NÃO FORMOU DEUS ALGUM. | JEOVÁ DIVIDE SUA GLÓRIA? | JEOVÁ: FIZ OS CÉUS E A TERRA SOZINHO. | JEOVÁ O GRANDIOSO CRIADOR. | JEOVÁ E A SUA OLIVEIRA | JEOVÁ É UM DEUS QUE EXIGE DEVOÇÃO EXCLUSIVA? | JEOVÁ APRENDA UM POUCO SOBRE ÊLE. | JEOVÁ: O QUE É O DIA DE JEOVÁ? | JEOVÁ PODE SER TENTADO PELO MAL? | JEOVÁ: BUSQUE-O ENQUANTO PODE SER ACHADO. | JEOVÁ: E AS NAÇÕES TERÃO DE SABER QUE EU SOU JEOVÁ | JEOVÁ É O ÚNICO DEUS NO APOCALIPSE E NO MILÊNIO. | JEOVÁ JÁ É O DEUS VITORIOSO. | JEOVÁ É "O" ESPÍRITO. | JEOVÁ: SEUS ADORADORES SÃO OS VERDADEIROS CRISTÃOS? | JEOVÁ: KIT COMPLETO: QUEM É JEOVÁ? | JESUS E JEOVÁ: QUEM ESTÁ A DIREITA DE QUEM? | JESUS OU JEOVÁ: QUEM TE AMA MAIS? | JESUS FUNDOU UMA NOVA RELIGIÃO? | JESUS: DEUS BENDITO ETERNAMENTE, AMEM? | JESUS MOSTRA NOS O PAI | JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE? | JESUS: ORAÇÃO DO "PAI NOSSO" | JESUS: É TESTEMUNHA DE JEOVÁ? | JESUS: O ÚNICO APÓSTOLO DESIGNADO POR JEOVÁ | JESUS: EU E O PAI SOMOS UM | JESUS O ÚNICO SER IMORTAL QUE HABITA NA LUZ INACESSÍVEL? | JESUS A “GRAÇA” DE JEOVÁ DEUS. | JESUS O MESSIAS, O CRISTO | JESUS SE AUTO RESSUSCITOU? | JESUS É A PORTA E O CAMINHO | JESUS: ESTEVE NO "INFERNO"? | JESUS: “ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”. | JESUS OU SABEDORIA DE JEOVÁ? | JESUS CRISTO É UM SER CRIADO E UM OUTRO DEUS? | JESUS: COMO É SUA DEIDADE, UM DEUS MENOR? | JESUS CRISTO E SUA DIVINDADE | JESUS É O NOME DO CRISTO? | JESUS NÃO FAZ COISAS QUE JEOVÁ FAZ | JESUS NÃO É O DEUS DA BÍBLIA | JESUS NÃO É O DEUS NO APOCALIPSE | JESUS É O ÚNICO SALVADOR? | JESUS: O QUE É EM NOME DE JESUS? | JESUS AFIRMA: JEOVÁ É O DEUS | JESUS, 60 TEXTOS QUE PARECE QUE ELE É DEUS, MAS É ENGANO | JESUS CRISTO TEVE RESSURREIÇÃO FÍSICA E CORPORAL? | JESUS CRISTO VOLTA FÍSICA CORPORAL E VISÍVEL? | JESUS RECEBE O CRENTE APÓS A MORTE? | JESUS DÁ ESPERANÇA DE TODO CRENTE IR PARA O CÉU? | JESUS É MIGUEL? | JESUS: O PRIMEIRO E ÚLTIMO | JESUS: É O DEUS TODO PODEROSO? | JESUS: É O ALFA E O ÔMEGA? | JESUS: É O ÚNICO QUE TEM A IMORTALIDADE? | JESUS É A ÚNICA “VERDADE? | JESUS PODE SER O DEUS SENDO HOMEM? | JESUS: DEVE SER "ADORADO" POR HOMENS? | JESUS: TODOS ANJOS DE DEUS O ADOREM | JESUS: E O VERBO ERA DEUS | JESUS: SEU NOME SERÁ: DEUS FORTE, PAI ETERNO | JESUS TEM DOIS REBANHOS UNIDOS EM UM SÓ? | JESUS EMANUEL DEUS CONOSCO | JESUS: MEU SENHOR E MEU DEUS! | JESUS: "EU SOU" | JESUS: DOBRE TODO JOELHO | JESUS: O SENHOR DA GLÓRIA | JESUS: NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR | JESUS: O TEU TRONO Ó DEUS | JESUS: A FONTE (AUTOR) DA VIDA? | JESUS: ESTE É O VERDADEIRO DEUS? | JESUS: EU SOU O BOM PASTOR | JESUS: EU SOU A LUZ DO MUNDO | JESUS: SUBSISTIA EM FORMA DE DEUS? | JESUS: IGREJA DE DEUS QUE ELE COMPROU COM O SEU PRÓPRIO SANGUE. | JESUS: COMER SUA CARNE E BEBER O SEU SANGUE | JESUS NOS APRESENTOU OUTRO DEUS QUE NÃO É JEOVÁ? | JESUS É O AUTOR DA BÍBLIA? | JESUS: O SENHOR DO SÁBADO | JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA | JESUS ERROU A ORDEM DA ABERTURA DOS SELOS APOCALÍPTICOS? | JESUS: “VEIO” EM 1914? | JESUS: SUA PAROUSIA- O QUE É E QUANDO COMEÇA E TERMINA? | JESUS: COMO E QUANDO SE DARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO. | JESUS E O FIM DO MUNDO | JESUS: SEUS APÓSTOLOS ESPERARAM “SUA VOLTA” EM VÁRIAS DATAS? | JESUS: COMO E QUANDO SERÁ SUA VOLTA? | JESUS: COMO SERÁ SEU REINO MILENAR? | JESUS: SERÁ ADORADO NO MILÊNIO E DEPOIS? | JESUS: NOVA VIDA EM CRISTO, O QUE SIGNIFICA? | JESUS: O QUE É CONVERTER-SE PARA CRISTO? | JESUS: O QUE É A LIBERDADE EM CRISTO? | JESUS: COMO SABER SE O SEU JESUS É O JESUS DA BÍBLIA? | JESUS: SÓ SALVO NO ARMAGEDOM QUEM SERVE JEOVÁ | JESUS ENSINOU A CRENÇA DO INFERNO? | JESUS É SEMPITERNO? SUA DEIDADE É SEMPITERNA? | JESUS: A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL | JESUS USURPA O CARGO E O LUGAR DO SOBERANO DEUS JEOVÁ? | JESUS: COMETEU O MESMO ERRO DE MOISÉS? | JESUS ACEITA VOCÊ "DESIGREJADO"? | JESUS DOS APÓSTATAS NÃO É O JESUS DA BÍBLIA | JESUS DEDICOU E BATIZOU-SE A QUEM? | JESUS SE DIZ MENOR QUE JEOVÁ SÓ EM NATUREZA HUMANA? | JESUS: KIT COMPLETO: QUEM É JESUS? | JERUSALÉM DESTRUÍDA 597 OU 607 AC? | JUDEUS COMO NAÇÃO, AINDA É O POVO ESPECIAL DE JEOVÁ? | LEI MOSAICA: POR QUE FOI ABOLIDA? | LÍNGUAS: PERDURAM ATÉ HOJE? | LIVRE ARBÍTRIO: TODOS POSSUIMOS? | LIVRO DA VIDA DE JEOVÁ | LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO: O QUE É? | LUZ “PROGRESSIVA” FALSA E A VERDADEIRA. | MANDAMENTOS: QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA "LEI"? | MANDAMENTOS: SERÁ QUE DEPOIS DOS "DEZ" VIERAM OUTROS MELHORES? | MÃES: FELIZ O SEU DIA? | MARIA: É A MÃE DE DEUS? | MARIA: É A MÃE DO FILHO DE DEUS? | MARIA: VERDADES OU MITOS? | MATERIALISMO: BUSCA A DEUS COM AS PROMESSAS DE ENRIQUECIMENTO? | MATERIALIZAÇÃO: O QUE É? | MÉDIUM ESPÍRITA: O CONCEITO DA BÍBLIA | MEDITAÇÃO: A CERTA E A ERRADA | MENTIRAS RELIGIOSAS: AS 100 MAIS | MINISTRO CRISTÃO: PRECISA DE DIPLOMAS, CARTEIRINHAS E TÍTULOS? | MISSA: QUAL É A VERDADEIRA "MISSA" QUE CRISTÃOS PARTICIPAM? | MORDOMO PRUDENTE, QUEM É? | MORTE | MORTE E SOFRIMENTO: POR QUE EXISTEM? | MORTO, QUAL É A SUA CONDIÇÃO? | MORTE: OS MORTOS ESTÃO CONSCIENTES? | MORTE E A ALMA IMORTAL A GRANDE QUESTÃO | MULHERES: EXERCEM FUNÇÕES CONGREGACIONAIS? | MUNDO: O QUE SIGNIFICA NÃO FAZER PARTE DELE? | MÚSICA DÁDIVA DE DEUS | NASCER DE NOVO | NATAL: CURIOSIDADES SOBRE ELE. | NEFILINS: EXISTIRAM NA TERRA? | NEUTRALIDADE CRISTÃ: COMO DEVE SER? | NOVA JERUSALEM, VIVERÁ NELA? | NOVOS CÉUS E NOVA TERRA: DO QUE SE TRATAM? | NÚMEROS NA BÍBLIA: QUAIS OS SEUS SIGNIFICADOS? | OCULTISMO: É PERIGOSO? PODE SE FALAR COM MORTOS? | ONIPRESENTE: DEUS É ONIPRESENTE? | OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE I | OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE II | OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO A PARTE DA ALIANÇA VELHA? | OS DEZ MANDAMENTOS FORAM GUARDADOS ANTES DA SUA INAUGURAÇÃO? | OS DEZ MANDAMENTOS SÃO ETERNOS? | OS MANDAMENTOS DE DEUS DO APOCALIPSE SÃOS OS MESMOS DAS TÁBUAS? | ORAÇÃO QUAL DEUS OUVE? | ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ | ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ - ORGANOGRAMA. | OSTRACISMO: JESUS PRATICA O OSTRACISMO? | OSTRACISMO: ASSOCIAÇÃO SOCIAL-RELIGIOSA, SÓ COM QUEM? | PAPADO: EXISTE HOJE UM SUMO PONTÍFICE NA TERRA? | PARAÍSO: PORQUE SERÁ AQUI NA TERRA? | PÁSCOA? DEVE-SE COMEMORA-LA ATÉ HOJE? | PECADO ORIGINAL EXISTIU? | PECADOS: A QUEM DEVEMOS CONFESSA-LOS? | PEDOFILIA, PERVERSÃO SEXUAL, HOMOFOBIA | PEDOFILIA É CRIME, BANDIDO NA CADEIA. | PEDOFILIA: DENÚNCIA GRAVE URGENTE! | PEDOFILIA: SERÁ O MOTIVO DO FIM DA RELIGIÃO? | PEDOFILIA: KIT COMPLETO DA PEDOFILIA | PERDÃO: VOCÊ É PERDOADOR? | PERSEGUIÇÃO FAZ PARTE DA VIDA DO CRISTÃO VERDADEIRO? | POTÊNCIAS MUNDIAIS DE DANIEL | PREGAÇÃO MUNDIAL, QUEM REALMENTE A FAZ? COMO? | PREGAR AS BOAS NOVAS LEGALMENTE. FIL. 1:7 | PROFECIA: O QUE É? | PROFETISA: TERÍAMOS HOJE PROFETISAS? | PURGATÓRIO: É BÍBLICO? | RAÇAS DA HUMANIDADE: COMO SURGIRAM? | RACISMO É ACEITO POR DEUS? | REENCARNAÇÃO EXISTE? | REENCARNAÇÃO SALVARÁ A HUMANIDADE? | REINO DE DEUS, O QUE É? | REINO DE DEUS: O QUE ÊLE FARÁ? | REINO: O VERDADEIRO E O FALSO | RELACIONAMENTO FAMILIAR PAI E FILHO | RELIGIÃO | RELIGIÃO: QUAL A PRIMEIRA RELIGIÃO DO MUNDO? | RELIGIÃO: COMO VOCÊ ESCOLHEU A SUA? | RELIGIÕES: TODOS CAMINHOS LEVAM A DEUS? | RELIGIÕES: JESUS CRIOU UMA NOVA RELIGIÃO? | RELIGIÃO: POR QUE EXISTE O ÓDIO RELIGIOSO GENERALIZADO? | RELIGIÃO: COMBATER CRENÇAS FALSAS É PERSEGUIÇÃO? | RELIGIÕES ESTÃO ENGANADAS, COMO? | RELIGIÕES: DEUS APROVA O ECUMENISMO A UNIÃO DE TODAS? | RELIGIÕES: ONDE O CRISTÃO DE REUNIR-SE? | RELIGIÃO: A VERDADEIRA É AQUELA QUE CRÊ EM JESUS? | RELIGIÃO: POR QUE CORPO GOVERNANTE E NÃO DONO FUNDADOR NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ? | RELIGIÕES: QUEM AS JULGARÁ? | RELIGIÕES: O FIM DE TODAS ELAS ESTÁ PRÓXIMO. | RELIGIÃO: QUAL SERÁ A ÚNICA ADORAÇÃO ETERNA? | RESGATE: COMO ÊLE NOS BENEFICIA? | RESSURREIÇÃO | RESSURREIÇÃO: PESSOAS FORAM RESSUSCITADAS NA MORTE DE JESUS? | RESSURREIÇÕES: QUANTAS JÁ OCORRERAM E QUEM AS FIZERAM? | RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO? | RESSURREIÇÃO FÁCIL DE ENTENDER | RESSURREIÇÃO: KIT BÍBLICO COMPLETO | SÁBADO: KIT BÍBLICO PARA SABADISTAS | SÁBADO: SINAL DO VERDADEIRO CRISTÃO? | SÁBADO: QUEM NÃO GUARDA RECEBE O SINAL DA “BESTA”? | SÁBADO: O ENGODO PARA OS CRISTÃOS. | SÁBADO: POR QUE A CLASSE SACERDOTAL NÃO TRATA O SÁBADO COMO SAGRADO? | SABADISTAS: O "ESPÍRITO DE PROFECIAS" | SABADISTAS: EXISTE O GRANDE CONFLITO CÓSMICO: CRISTO E SATANÁS? | SABADISTAS: O JUÍZO INVESTIGATIVO, É BÍBLICO? | SALVAÇÃO ETERNA, APÓS O PECADO ADÂMICO, COMO SERÁ? | SALVAÇÃO DE VIVOS E MORTOS | SALVAÇÃO NA TERRA E NO CÉU, O QUE É 3 CÉU? | SANGUE E A SANTIDADE DA VIDA. | SATANÁS: MALES QUE ELE CAUSOU AO UNIVERSO. | SATANÁS O DIABO: QUEM É ELE? | SATANÁS: SEUS ANJOS SERÃO DESTRUÍDOS JUNTOS COM ELE OU ANTES DELE? | SATANÁS O DIABO: KIT COMPLETO PARA PESQUISA | SEITA: DO QUE SE TRATA? | SEXO: EXISTEM ORIENTAÇÕES SEXUAIS NA BÍBLIA? | SEXO: PEDOFILIA É CRIME, BANDIDO NA CADEIA. | SEXO: OS RESSUSCITADOS SE CASARÃO? | SEXO ORAL E ANAL SÃO SAUDÁVEIS? | SOBERANIA DE JEOVÁ OU CRISTO? | SOBERANIA DE DEUS OU SALVAÇÃO NOSSA? | SOFRIMENTOS: POR QUE EXISTEM? | SONHOS: QUAIS SÃOS OS TRÊS TIPOS? | SUICÍDIO: QUEM TERÁ SALVAÇÃO? | TÁRTARO É O MESMO QUE INFERNO? | TATUAGENS: O CONCEITO DA BÍBLIA. | TEOLOGIA FÁCIL | TERRA: EXISTEM VIDAS “MATERIAIS” INTELIGENTES FORA DELA? | TERRA, SERÁ MESMO UM PARAISO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: QUEM SÃO ELAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ O POVO FELIZ | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE É O POVO MAIS PERSEGUIDO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É AMERICANA? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É INTERPRETADA POR RUSSEL? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É UMA SEITA? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: QUEM É O DONO DE SUAS PROPRIEDADES? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ OU TESTEMUNHAS DE JESUS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: HÁ DUAS ESPERANÇAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: TODOS DEVEM PREGAR DE CASA EM CASA? | TESTEMUNHA DE JEOVÁ RELATA SEU MINISTÉRIO CRISTÃO NOMINALMENTE? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SERVIÇO MILITAR ALTERNATIVO | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE NÃO USAM ARMAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ERRAM? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: O PROGRESSO DE SUA OBRA MUNDIAL | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SE TODOS FOSSEM, O QUE ACONTECERIA NO MUNDO INTEIRO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SUAS CRENÇAS MAIS CRITICADAS | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: CONDENAM OS CURSOS SUPERIORES? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SOMENTE ELAS SERÃO SALVAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: EXISTEM PEDÓFILOS ENTRE ELES? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CONTROLAM SEUS REBANHOS PELO MEDO DO FIM? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE VENDEM, ALGUNS SALÕES DO REINO? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CAUSAM DEPRESSÃO AOS SEUS ADEPTOS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE É TRAUMÁTICO SAIR DELAS? | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: CONHEÇA MELHOR ESTE POVO | TRADUÇÃO NOVO MUNDO: O QUE A DIFERENCIA DAS DEMAIS? | TRADUÇÃO NOVO MUNDO, A MAIS FIEL, PROVAS. | TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO, O QUE SIGNIFICA? | TRANSFUSÃO DE SANGUE, TRANSPLANTES, VACINAS | TRANSFUSÃO DE SANGUE: DEUS CONDENA ALIMENTAR SE DE SANGUE INVOLUNTARIAMENTE? | TRANSFUSÃO DE SANGUE SALVA A VIDA? | TRANSFUSÃO DE SANGUE: AUTONOMIA, PLURALISMO E A RECUSA | TRANSFUSÃO DE SANGUE: SUA HISTÓRIA | TRANSFUSÃO DE SANGUE: 30 ANOS COM TERAPIAS SEM SANGUE. | TRANSFUSÃO DE SANGUE: CONTATO SANGUÍNEO, O GENOCÍDIO DA HUMANIDADE. | TRANSFUSÃO: PROTOCOLOS MÉDICOS SEM SANGUE | TRANSFUSÃO DE SANGUE: AJUDAS AOS QUE SÃO PRESSIONADOS À TRANSFUNDIR | TRANSFUSÃO DE SANGUE: SE CURVARÁ A NOVA MEDICINA SEM SANGUE OU PERMANECERÁ NA MEDICINA RUDIMENTAR? | TRANSFUSÃO DE SANGUE DEBATE: TEMAS – TRANSFUSÃO -TRANSPLANTE- VACINA | TRANSFUSÃO DE SANGUE: DESASSOCIA-SE TRANSGRESSORES TRANSFUNDIDOS? | TRANSFUSÃO DE SANGUE: LEIA TUDO SOBRE ELA | TRANSUBSTANCIAÇÃO: EXISTE NO PÃO E NO VINHO DA CEIA? | TRINDADE É DOUTRINA BÍBLICA? | TRINDADE MISTERIOSA, POR QUE? | TRINDADE DEVEMOS ADORA-LA? | TRINDADE INCOERENTE, SUA BIOGRAFIA. | TRINDADE, A FANTASIA DO DIABO | TRINDADE: SÃO TRÊS PESSOAS EM UMA ESSÊNCIA ÚNICA? | TRINDADE: A ORIGINAL E SUAS "MUTAÇÕES" | TRINDADE E OS SEUS MISTÉRIOS | TRINDADE: NEM OS DEMÔNIOS ACREDITAM NELA. | TRINDADE: O DISFARÇE PARA JESUS SE TRANSFORMAR NO DEUS DA BÍBLIA. | TRINDADE E O NOVO TESTAMENTO. | TRINDADE: NO APOCALIPSE E NO MILÊNIO | TRINDADE: QUE TÉCNICAS SÃO USADAS PARA SE MONTAR A TRINDADE? | TRINDADE: AS 10 ABERRAÇÕES DA TRINDADE. | TRINDADE: AULAS DAS SUAS INCONSISTÊNCIAS. | TRINDADE: RELATOS BÍBLICOS IMPOSSÍVEIS DE SIMULAÇÃO. | TRINDADE: QUEM DESIGNA AS FUNÇÕES DE CADA MEMBRO? | TRINDADE: KIT BÍBLICO PARA OS TRINITARISTAS | UNÇÃO: O QUE É, QUEM UNGE A QUEM, E COMO? | VERBO, SUAS FASES, SEMPRE EXISTIU? É CRIADOR? POR MEIO? | VERBO, É UM SER CRIADO, O “ANJO REI” DE JEOVÁ? | VERDADE: O QUE É A VERDADE? | VIDA: QUAL SEU OBJETIVO? | VÍDEOS CASSETADAS RELIGIOSOS | VINHO BÍBLICO É SUCO DE UVA? | 539 AC - A DATA FUNDAMENTAL | 607 AC - JERUSALÉM FOI DESTRUÍDA? | 1844 - OCORREU O ADVENTO DE CRISTO? | 1914 - ESTAMOS NOS ÚLTIMOS DIAS? | 1914 - NASCEU O REINO DE DEUS? | 1914 - AS ABERTURAS DOS SETE SELOS | 1914 - FOI A DATA QUE JERUSALÉM PAROU DE SER PISADA? | 1914 -PAROUSIA- DIA DE CRISTO: O QUE É E QUANDO COMEÇA E TERMINA? | 1914 - O ANO QUE SATANÁS E SEUS ANJOS FORAM EXPULSOS DO CÉU | 1914 - SELAGENS DOS MORTOS EM UNIÃO CRISTO- SELAGEM INICIAL | 1914 - CHEGA SE A ELE PELAS EVIDÊNCIAS E DOS FATOS APOCALÍPTICOS? | 1914 - CHEGA SE A ELE PELA RÉGUA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA? | 1914 - CHEGA SE A ELE PELA CRONOLOGIA SECULAR? | 1914 - CHEGA SE A ELE PELOS 7 TEMPOS PROFÉTICOS? | 1914 - PAROUSIA E A ÚLTIMA POTÊNCIA MUNDIAL INICIAM-SE JUNTAS | 1914 - PROFECIAS DO V. T. INDICAM A PAROUSIA CELESTIAL EM 1914? | 1914 - A GERAÇÃO DOS UNGIDOS. | 1914 - FIM DA APOSTASIA INDICA ESTE ANO? | 1914 - O GRANDE SEGREDO SAGRADO DE DEUS. | 1914 - IMPOSSÍVEL ENTENDER APOCALIPSE SEM 1914. | 1914 - APÓS ESTE ANO PODE SE CRIAR UMA "NOVA RELIGIÃO"? | 1914 - É A GERAÇÃO QUE VERÁ O FIM? | 1914 - O QUE O REI FEZ E FARÁ NA PAROUSIA E DEPOIS. | 1914 - LEIA TUDO SOBRE 1914 | 1918 - FIM DA I GUERRA MUNDIAL - PRISÃO DOS CRISTÃOS. | 1919 - SURGE A IMAGEM DA BESTA FERA - MATA OS CRISTÃOS - RESSURREIÇÃO | 1919 - INSPEÇÃO DO TEMPLO ESPIRITUAL - SURGIU O MORDOMO PRUDENTE | 1935 - AJUNTAMENTO DA GRANDE MULTIDÃO | 1938 - INÍCIO DOS 2300 DIAS- 1939 - II GUERRA MUNDIAL. | 1975 - 6000 ANOS DA CRIAÇÃO DE ADÃO. | 2034- SERÁ O FIM DO MUNDO? | FINAL FELIZ: E VOCÊ O QUE FARÁ? | ÍNDICE - TEXTOS MAL ENTENDIDOS, APLICADOS OU TRADUZIDOS | Mapa geral do site
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal