OS MANDAMENTOS DE DEUS DO APOCALIPSE SÃOS OS MESMOS DAS TÁBUAS?
Milhões de pessoas acreditam piamente que OS DEZ MANDAMENTOS, sempre foi, é, e sempre será a Lei Moral de Jeová Deus. Provam por "deduções" a contínua obediência ao DECÁLOGO, bem como a necessidade de obediência ETERNA à ELES.
Mas sinceramente isto não é verdade! Para leitores experientes da palavra de Deus é fácil de discernir que os DEZ Mandamentos e as 600 Leis complementares do Velho Pacto ou Aliança vigoraram de HOREBE até o DIA de PENTECOSTES.
Com que base pode se afirmar isto categoricamente? Vejamos.
Da criação de Adão até Horebe.
01- Relacionar indevidamente o sétimo dia do "Repouso de Deus", o sétimo dia criativo ainda em aberto (não semanal) e o "Repouso humano" o sábado (semanal), mencionado na BÍBLIA só de HOREBE até PENTECOSTES.
Nota: No livro de Gênesis não tem a palavra sábado. (2 milênios)
02- Tentar provar que Adão guardou os Dez mandamentos.
03- Tentar provar que Abraão guardou os Dez mandamentos. Gên. 26:5.
04- Tentar "eternizar" o sábado erradamente. Isaías. 65:22,23.
Nota: No sistema patriarcal cada Pai de família instruía seus familiares com os preceitos que até então tinham e a Lei de suas consciências ou mandamentos que recebiam individualmente de Jeová.
De Horebe até Pentecostes
01- OS 10 MANDAMENTOS e os demais era um pacto e um sinal entre Jeová e Israel (Carnal). Êx. 31:12, Deu. 5:1-3,15.
De Pentecostes até Apocalipse.
01- De pentecostes até o Apocalipse nunca se mencionou o sábado, (como obrigatório). 2 Cor. 3:7-11.
02- De pentecostes à frente quando se menciona "mandamentos em vigor", não se referem mais aos os DEZ. (Use discernimento Tiago 2:1-13).
03- De pentecostes á frente vigoram as Leis do Cristo e seus mandamentos. Gal. 6:2.
04- Todos querem entrar no "repouso de Deus" e não mais do "repouso semanal". (Tornar-se Cristão). Heb. 4:3.
De Apocalipse até o final do Reino de Deus
01- Durante o Reino de mil anos de Cristo serão fornecidos "novos mandamentos" apropriados para o Reino.
02- Nas informações de Apocalipse para o Reino não se menciona "sábado" e muito menos "mandamentos". As pessoas lá serão julgadas à base dos novos rolos. Apoc. 20:12.
CONCLUSÃO
Embora a Lei foi santa e boa apenas cumpriu seu objetivo: FOI NOSSO TUTOR ATÉ CRISTO! Gal. 3:23. Pois Cristo é o fim da Lei! Rom. 10:4. Então estamos sem Lei? Claro que não! 1 Cor. 9:21.
Será difícil entender a questão? Acompanhe a seguinte Ilustração:
Um governante de um país termina seu mandato. Outro governante assume o posto anterior. O novo empossado percebe que a constituição está defasada e precisa ser adequada para que seu novo governo funcione à contento. Que ele providencia? redigir uma NOVA constituição mais apropriada para as novas regras do seu governo. Será que seria lógico mudar os princípios básicos da constituição anterior? Claro que Não! Manterá os Princípios da LEALDADE, HONESTIDADE, JUSTIÇA, PROGRESSO, etc.
Com os tratos de Deus com a Nação do Israel Jeová liderou com Moisés. Forneceu-lhes uma "verdadeira constituição" para a época. Mas, para a Nação do Israel de Deus (espiritual), Deus liderou através do próprio Filho. Redigiu os princípios de Sua Lei anterior para a Nova Lei do AMOR que está em Cristo Jesus. João 13:34,35. Ainda mais, no Reino do Seu Filho de Mil anos haverão novos reajustes dos Seus Princípios para O REINO ter o SEU PROPÓSITO CUMPRIDO.