SÁBADO: POR QUE A CLASSE SACERDOTAL NÃO TRATA O SÁBADO COMO SAGRADO?
“Ou não leram na Lei que, nos sábados, os sacerdotes no templo “ violam” o sábado e permanecem sem culpa”?Mat.12:5.
JESUS quer dizer que até nos sábados os sacerdotes abatem animais para sacrifícios e fazem outros serviços no templo, VEJA : “Mas no dia de sábado a oferta deve ser de dois cordeiros sadios de um ano e dois décimos de uma efa de farinha fina misturada com azeite, como oferta de cereais, junto com a correspondente oferta de bebida”. Num. 28:9.
“Você pegará farinha fina e com ela assará 12 pães em forma de anel. Cada pão deve ter dois décimos de uma efa. Você os arrumará em duas pilhas sobre a mesa de ouro puro perante Jeová, cada pilha com seis pães. Você deve pôr olíbano puro sobre cada pilha; esse servirá como representação da oferta inteira de pães; será uma oferta feita por fogo a Jeová. Ele deve colocar os pães em ordem perante Jeová regularmente, todo dia de sábado. É um pacto permanente com os israelitas. Serão de Arão e dos seus filhos, e eles os comerão num lugar santo, porque são uma porção santíssima que cabe a ele das ofertas feitas por fogo a Jeová. É um decreto permanente.” Lev. 24:5-9.
E ele conclui: “Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado.” Jesus como o Sumo Sacerdote celestial está se referindo ao futuro reinado pacífico do Reino de mil anos.
O arranjo sacerdotal promovia a adoração verdadeira ininterrupta por assegurar que o povo tivesse oportunidade para a adorar em qualquer dia inclusive no sábado.
Já imaginou como ficaria a adoração de Jeová se os sacerdotes do templo não trabalhassem na Leis Levíticas no sábado? Eles nem teriam comida e o povo não poderia adorar Jeová corretamente no sábado.
Inclusive a classe sacerdotal prosseguirá no trabalho sagrado no Templo espiritual sem interrupção no REINO MILENAR o SÁBADO MAIOR. Observe a Grande multidão servindo diariamente no Templo espiritual: “É por isso que estão diante do trono de Deus; e prestam-lhe serviço sagrado, dia e noite, no seu templo; e O que está sentado no trono estenderá sobre eles a sua tenda”. Apoc. 7:15.
CONCLUSÃO
Portanto a classe sacerdotal durante o REINO DE CRISTO não terá nenhum dia de descanso especial, pois no grande governo sabático de Cristo será um tempo de descanso de todo esse sofrimento e opressão para todos. Mateus 12:7, 8; Oseias 6:6; Apoc.20:6.
SÁBADO SEMANAL VEIO ANTES DO HOMEM?
“O sábado veio à existência por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; portanto, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado.” Mar. 2:27,28.
O SÁBADO EXISTE ANTES DA LEI E DEPOIS DA LEI? Gênesis 2:3 é o sétimo dia do descanso de Deus, e não o descanso semanal do homem. Ademais a bíblia jamais mencionou “sábado” até no início da Aliança da LEI (Horebe) e depois de Atos 18, nunca mais se mencionou a palavra sábado.(De pentecostes para frente).
ENTRADA NO DESCANSO DE DEUS OU REPOUSO SEMANAL?
Segundo Gênesis 2:2, 3, depois do sexto dia ou período criativo, Deus “passou a repousar no sétimo dia”, parando suas obras criativas com respeito à terra, conforme descritas no capítulo 1 de Gênesis.
O apóstolo Paulo mostra em Hebreus, capítulos 3 e 4, que os judeus, no ermo, deixaram de entrar no descanso, ou sábado de Deus por sua desobediência e falta de fé. (He 3:18, 19; Sal 95:7-11; Núm 14:28-35)
Aqueles que realmente entraram na Terra da Promessa, sob Josué, tiveram um descanso, mas não o pleno descanso a ser usufruído sob o Messias. Era apenas típico, uma sombra da realidade. (Jos 21:44; Heb. 4:8; 10:1)
No entanto, Paulo explica, “resta um descanso sabático para o povo de Deus”. (Heb. 4:9)
Aqueles que são obedientes e exercem fé em Cristo usufruem assim “um descanso sabático” das suas “próprias obras” , obras por meio das quais anteriormente procuravam mostrar-se justos. (Veja Rom. 10:3.)
Paulo mostra assim que o sábado, ou descanso, de Deus ainda continuava nos seus dias e que os cristãos entravam nele, indicando que o dia de descanso de Deus é de milhares de anos . — He 4:3, 6, 10.
O QUESIGNIFICA JESUS SER O “SENHOR DO SÁBADO”?
“Senhor do Sábado.” Enquanto na terra, Jesus Cristo chamou a si mesmo de “Senhor do sábado”. (Mat. 12:8) O sábado literal, que se destinava a aliviar os israelitas da sua labuta, era “sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo”. (Col. 2:16, 17)
Relacionado com essas “coisas vindouras”, há um sábado do qual Jesus há de ser o Senhor. Como Senhor dos senhores, Cristo governará toda a terra por mil anos. (Apoc. 19:16; 20:6)
Durante seu ministério terrestre, Jesus realizou algumas das suas mais notáveis obras milagrosas no sábado. (Lu 13:10-13; Jo 5:5-9; 9:1-14)
Evidentemente, isto mostra que tipo de alívio ele trará ao soerguer a humanidade para a perfeição espiritual e física durante o seu vindouro Governo Milenar, o qual será assim como um período de descanso sabático para a terra e a humanidade. — Apoc. 21:1-4.
Restrições Sabáticas, Rabínicas. Intencionava-se originalmente que o sábado fosse uma ocasião alegre, espiritualmente edificante. Mas os líderes religiosos judaicos, no seu zelo de se diferenciarem tanto quanto possível dos gentios, especialmente depois do retorno do exílio babilônico, aos poucos o tornaram penoso por aumentarem grandemente as restrições sabáticas para 39, com inúmeras restrições menores.
Estas, quando compiladas, enchiam dois grandes volumes. Por exemplo, pegar uma pulga era proibido como caça. O sofredor não podia obter alívio a menos que estivesse ameaçado de morte. Não se podia encanar um osso fraturado, nem enfaixar uma entorse.
Estes líderes religiosos judaicos invalidaram o verdadeiro objetivo do sábado, porque tornaram o povo escravo de tradições, em vez de o sábado servir aos homens para a honra de Deus. (Mat. 15:3, 6; 23:2-4; Mar. 2:27)
Quando os discípulos de Jesus apanharam grãos e os esfregaram nas mãos para comer, eles evidentemente foram acusados por dois motivos, a saber, fazerem colheita e fazerem debulha no sábado. (Luc. 6:1, 2)
Os rabinos tinham um ditado: “Os pecados de todo aquele que observa estritamente todas as leis do sábado, embora ele seja adorador de ídolos, são perdoados.”