No decorrer de toda história humana não é incomum ver homens individualmente armados, bem como inteiros exércitos armados para guerras.
Alguns até com permissão de Deus. OBSERVE: "Os filisteus estavam lutando contra Israel.
Os homens de Israel fugiram dos filisteus, e muitos foram mortos no monte Gilboa.
Os filisteus perseguiram de perto Saul e seus filhos, e os filisteus mataram Jonatã, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. A luta ficou intensa contra Saul; os arqueiros o encontraram, e ele foi ferido gravemente pelos arqueiros.
Saul disse então ao seu escudeiro: “Puxe a espada e mate-me, para que esses incircuncisos não me tratem com crueldade e me matem.”
Mas seu escudeiro não quis fazer isso, porque estava com muito medo. Então Saul pegou a espada e se jogou sobre ela. Vendo que Saul estava morto, seu escudeiro também se jogou sobre a sua espada e morreu junto com ele". 1 Sam. 31:1-6.
" Davi disse imediatamente aos seus homens: “Ponham todos a espada na cintura!” Então todos puseram a espada na cintura, e Davi também pôs a espada na cintura. Cerca de 400 homens foram com Davi, ao passo que 200 ficaram com a bagagem". 1 Sam. 25:13.
Mesmo nos tempos cristãos o uso de armas para defesa eram utilizadas. LEIA: "Mas agora, quem tiver bolsa de dinheiro, leve-a consigo, e também uma bolsa de provisões; e quem não tiver espada, venda a sua capa e compre uma. Pois eu lhes digo que tem de se cumprir em mim aquilo que foi escrito: ‘Ele foi contado entre os transgressores.’ Sim, isso está se cumprindo em mim.” Disseram então: “Senhor, temos aqui duas espadas.” Ele lhes disse: “É o suficiente.” Luc. 22:36-38.
Até homens com profissões seculares que usavam armas eram admitidos como cristãos no primeiro século: "
" Também os em serviço militar perguntavam-lhe: “Também nós, que devemos fazer?”
E ele lhes disse: “Não hostilizeis a ninguém e não acuseis a ninguém falsamente, mas contentai-vos com o vosso soldo.”" Luc. 3:14.
"Havia então em Cesaréia certo homem de nome Cornélio, oficial do exército" Atos 10:1.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE HOJE NÃO USAM ARMAS?
Nos tempos modernos todas Testemunhas de Jeová não fazem mais o uso de armas e nem exercem profissões ou atividades que utilizam ARMAS.
" Jesus lhe disse então: “Devolva a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada morrerão pela espada".
" E na parte final dos dias terá de acontecer [que] o monte da casa de Jeová ficará firmemente estabelecido acima do cume dos montes e certamente se elevará acima dos morros; e a ele terão de afluir todas as nações. E muitos povos certamente irão e dirão: “Vinde, e subamos ao monte de Jeová, à casa do Deus de Jacó; e ele nos instruirá sobre os seus caminhos e nós andaremos nas suas veredas.” Pois de Sião sairá [a] lei e de Jerusalém a palavra de Jeová. E ele certamente fará julgamento entre as nações e resolverá as questões com respeito a muitos povos. E terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra. Isa. 2:2-4
ARMAMENTO ESPIRITUAL DO CRISTÃO
Embora os verdadeiros cristãos não participem na guerra carnal, eles travam uma batalha e são comparados a soldados. (Fil 2:25; 2Ti 2:3; Flm 2)
O cristão tem uma pugna “contra os governos [não constituídos de humanos de carne e sangue], contra as autoridades, contra os governantes mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais”. (Ef 6:12)
Visto que armas e armadura físicas não seriam de valor algum numa batalha contra espíritos sobre-humanos, os cristãos têm de tomar “a armadura completa de Deus”. — Ef 6:13.
Paulo aconselha os cristãos a ter ‘os lombos cingidos com a verdade’. (Ef 6:14) Assim como um cinto pode dar apoio e proteção aos lombos, assim um apego inquebrantável à verdade divina pode fortalecer o cristão na sua determinação de permanecer firme, apesar de provações.
A seguir, o cristão tem de revestir-se da “couraça da justiça”. (Ef 6:14)
Uma couraça literal servia para proteger órgãos vitais, especialmente o coração. A necessidade da justiça como couraça protetora para o coração figurativo é especialmente evidente em vista da inclinação pecaminosa do coração. — Gên 8:21; Je 17:9.
Parte da armadura espiritual é ter os pés “calçados do equipamento das boas novas de paz”. (Ef 6:15)
A palavra grega he·toi·ma·sí·a, traduzida “equipamento”, tem o sentido básico de “prontidão”. (Veja CBC; NTI; TEB)
Estar o cristão sempre equipado e pronto para divulgar as “boas novas” a outros, e fazer ele isso apesar de dificuldades, pode ajudá-lo a perseverar fielmente.
Uma parte destacada da armadura espiritual é “o grande escudo da fé”.
Igual ao escudo grande que cobria a maior parte do corpo, a fé em Jeová Deus e na capacidade dele de cumprir suas promessas, habilitará o cristão a “apagar todos os projéteis ardentes do iníquo”. (Ef 6:16; compare isso com Sal 91:4.)
A fé ajudará o cristão a suportar ataques de espíritos iníquos, a resistir a tentações de cometer imoralidade, a evitar desejos materialistas, e a não ceder ao medo, à dúvida ou ao pesar excessivo. — Gên 39:7-12; He 11:15; 13:6; Tg 1:6; 1Te 4:13.
Assim como o capacete protege a cabeça do soldado, assim “o capacete de salvação” resguarda as faculdades mentais do cristão contra influências ímpias. (Ef 6:17)
Usar “por capacete a esperança da salvação” significa olhar “atentamente para o pagamento da recompensa”, assim como Moisés fez. — 1Te 5:8; He 11:26.
“A espada do espírito, isto é, a palavra de Deus”, é indispensável para o cristão rechaçar falsos ensinos e tradições de homens, ensinar a verdade e “demolir as coisas fortemente entrincheiradas”. — Ef 6:17; 2Co 10:4, 5.