Os trinitaristas até hoje, não conseguiram chegar a um consenso geral e não chegam num acordo sobre o conceito bíblico o que é a TRINDADE. A medida que estudam as escrituras vão "remendando" e às vêzes promovem uma verdadeira MUTAÇÃO DA TRINDADE, para que ELA sobreviva ao ataque de seus opositores. Acompanhe agora AS MUTAÇÕES:
A TRINDADE ORIGINAL.
São três Pessoas, individuais, distintas e separadas, embora perfeitamente unidas, e para todos os intentos e propósitos, podem e são consideradas como Uma Cúpula-Criadora Eterna.
A crença de que, em um único Deus, há três Pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria.
Os três são considerados como um todo, coiguais, coeternos, onipresentes e oniscientes , e "cada um é Deus, completo e inteiro"
A crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo foi definida pela primeira vez no primeiro dos concí1ios gerais da Igreja, o Primeiro Concílio de Nicéia, em 325. Esse concílio declarou que o Filho é da mesma substância que o Pai.
A TRINDADE REVISADA- UNICISTAS.
O Rei Messias é, na verdade, o próprio Pai, e, eventualmente, o Espírito Santo também; em outras palavras, uma Pessoa atuando em três diferentes papéis.
Mas o que prega a doutrina Unicista? Eles pregam que há somente um Deus e que Jesus é Deus, sendo assim, para os unicistas Jesus Cristo é Deus totalmente, isto é, Jesus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
O Pai é o Criador Senior, enquanto Rei Messias é o Criador Júnior, ou menos em Natureza do que o Pai; o Pai é o Todo-Poderoso, enquanto o rei Messias é somente Poderoso.
O unitarismo é uma corrente de pensamento teológico que afirma a unidade absoluta de Deus, prega a liberdade de cada ser humano para buscar a sua própria Verdade e a necessidade de cada um buscar o crescimento espiritual sem a necessidade de religiões, dogmas e doutrinas.
A TRINDADE ATUAL MODERNA.
"Deus é "um" em essência, coexistindo emtrês pessoas distintas, eternas e iguais em poder e natureza. A trindade divina é uma doutrina revelada, por este motivo, torna-se de fundamental importância apresentar em cada caso as provas bíblicas das afirmações. Deus subsiste eternamente em uma única essência, constando de três pessoas espirituais (ou substâncias) distintas, com personalidades e funções diferentes, assumidas consensualmente na realização do Plano Eterno de Deus: O Pai e o Filho e o Espírito".
01-Se a trindade é realmente ensino bíblico claro, por que os teólogos nunca chegaram a um consenso sobre ela? Atos 17: 17,24-27.
02-Qual é o seu conceito particular sobre a trindade?
03-Para se adotar a trindade como ensino oficial, quantos textos da Bíblia contra, temos que passar por alto? Talvez 100 ou mais?
04- Existe pelo menos um texto na Palavra de Deus que diz diretamente a Trindade é o Deus da Bíblia, como existem centenas para Jeová? Ou só existe trindade com montagens?
05-Por que abandonaram a ideia UNICISTA? 1 João 5:7
06-Quem segundo Jesus é o único é verdadeiro Deus da Bíblia? João 17:3; 1 Cor. 8:6;
07-É possível ter mais de um único Deus verdadeiro? João 17:3; 1 João 5:20.
08- Qual é o maior mandamento de Jesus para herdar a vida eterna? Luc. 10:25-28; Deut. 6:5.
09-É possível considerar algo realmente uma pessoa, quando este algo é personificado somente com relação aos assuntos terrestres? Por que na leitura do Novo Testamento é impossível aceitar que o Espírito Santo não seja uma pessoa?
O espírito santo de Jeová foi enviado e derramado maciçamente à Terra, no Novo Testamento. Jeová Deus personificou-o para entendermos a presença e atuação da Maior ferramenta Dele. Entretanto o espírito santo no CÉU, não sendo mais personificado nunca foi visto como pessoa por lá. Veja se o encontra nas visões celestiais de Daniel, Ezequiel, Isaías, Estevão, João, inclusive no Milênio etc.